segunda-feira, janeiro 21, 2008
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Empreendedor de São Sebastião transforma motor de veículo terrestre para ser utilizado em barcos
Motor MWM 6.07 Sprint, que foi marinizado pela Embrammar
Foto: Divulgação
Desde o início do ano passado, a Empresa Brasileira de Motores Marítimos (Embrammar), com sede em São Sebastião, começou a desenvolver um trabalho, chamado de marinização, que consiste na transformação de motor de veículo terrestre em marítimo, ou seja, para ser utilizado em embarcações. A iniciativa oferece baixo consumo, durabilidade, manutenção simples e econômica, ou seja, é um produto inovador, com tecnologia e alto valor agregado e inédito no mercado.
Segundo o proprietário da firma, Bruno César Parodi, que atua no mercado náutico há 14 anos com reparação e repotencialização de motores marítimos multimarcas, como Mercedez Benz, Ford Cargo e MWM, o processo teve como objetivo a criação de um novo produto que resultou na marinização de máquinas MWM Sprint 6.07 e 4.07, considerados um novo conceito de motores a diesel no Brasil. “Fazemos esse sistema com motor, que é a transformação da parte de refrigeração e de potência para que ele tenha um desempenho satisfatório no barco”, explica.
De acordo com ele, a Embrammar ainda está investindo em maquinário e até o momento já realizou a marinização em duas embarcações de clientes. Outros dois barcos estão em processo de transformação. O preço do serviço depende dos fornecedores e das peças a serem utilizadas. Um motor de seis cilindros, por exemplo, pode ficar em torno de R$ 45 mil, mas depende dos acessórios. Já o de quatro cilindros sai por, aproximadamente, R$ 35 mil. Todos os serviços de usinagem são executados com maquinário próprio, assegurando total controle de qualidade.
A marinização é composta por mufla; aftercooler; bomba de água salgada com rotor de neoprene; turbina com carcaça quente refrigerada, de fabricação própria; tanque de expansão; suportes com coxins; trocadores em latão naval e tubos de inox polidos. Esta versão, especificamente, tem 260 CV a 3300 RPM e 60,29 KGFM de torque a 2200 RPM, cujo consumo máximo é de 12 litros por hora. O sistema de refrigeração é de circuito fechado, onde a água salgada troca calor com a água doce. A bomba de água salgada, de acordo com a empresa, gera pouco mais de 280 litros por minuto.
A Embrammar, frisa Parodi, priorizou ao máximo o emprego de peças originais dos motores MWM Sprint, como esticador de correia, suporte do alternador, polia da bomba de água salgada, com o objetivo de tornar fácil a sua reposição quando necessário. A garantia do serviço é de um ano, desde que utilizado nos padrões normais de funcionamento com revisões preventivas.
Informações pelo telefone (12) 9102.5427 ou na Internet pelo site: www.embrammar.com.br
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