Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quarta-feira, março 27, 2013

PAT de Ilhabela oferece diversas vagas de emprego


O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela oferece diversas vagas de emprego em diferentes segmentos. Os interessados devem comparecer a sede do PAT, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº128, Perequê.

Confira as vagas:
Açougueiro
Ajudante de cozinha
Ajudante de pizzaiolo
Almoxarife
Atendente de balcão
Atendente de balcão de café
Auxiliar de cozinha
Auxiliar de lavanderia
Auxiliar de manutenção predial
Auxiliar de mecânico de autos
Auxiliar de técnico de eletrônica
Auxiliares administrativos e de escritórios
Babá
Barman
Biólogo
Biomédico
Cabeleireiro
Camareira de hotel
Caseiro
Chapista de lanchonete
Confeiteiro
Consultor de vendas
Costureira de máquina overloque
Costureira em geral
Costureiro de roupas (confecção em série)
Cozinheiro de restaurante
Cozinheiro geral
Cumim
Desenhista industrial gráfico (designer gráfico)
Eletricista de instalações de veículos automotores
Empacotador, a mão
Empregado doméstico arrumador
Empregado doméstico diarista
Empregado doméstico nos serviços gerais
Entregador de bebidas (ajudante de caminhão)
Estoquista
Faxineiro
Garçom
Gerente de balconista
Gerente de hotel
Gerente de vendas
Jardineiro
Manicure
Marinheiro
Massagista
Mecânico de automóvel
Motoboy
Motorista de ônibus urbano
Oficial de serviços gerais
Operador de caixa
Operador de câmera
Operador de prensa de material reciclável
Operador de rádio
Pizzaiolo
Promotor de vendas
Recepcionista atendente
Recepcionista bilíngüe
Recepcionista de hotel
Repositor - em supermercados
Supervisor de vendas comercial
Técnico de laboratório em patologia clínica
Técnico eletricista
Triador de material reciclável
Vendedor de comércio varejista
Vendedor - no comércio de mercadorias
Vendedor de serviços
Vendedor interno
Vidraceiro

São Sebastião recebe mais um palestra do Sebrae


Comunicação eficaz no atendimento é o tema desta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (26) o Pae (Posto de Atendimento ao Empreendedor) de São Sebastião irá articular mais uma palestra do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro Empreendedor). Desta vez, o tema será a  “Comunicação eficaz no atendimento”, voltada para pessoas jurídicas.
Prevista para acontecer das 14h às 16h, na Videoteca Municipal, a palestra será ministrada pelo técnico do Sebrae, Gilson Santo Inácio Ribeiro, com o objetivo de ajudar os empreendedores a serem mais assertivos no processo de comunicação com o cliente, para melhoria da sua  empresa.
Serviço: A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente no Posto de Atendimento ao Empreendedor, pelo e-mail cursospaes@gmail.com, ou até mesmo pelo telefone (12) 3892-1549, com Genilze ou Indiara.

Encenação da Paixão de Cristo é atração em Caraguá nesta sexta

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira (29/3), às 21h, mais uma tradicional Encenação da Paixão de Cristo em uma apresentação itinerante ao ar livre disposta em seis cenários na Praça de Eventos, no Centro da cidade.
Com duas horas de duração, o espetáculo conta os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra, com destaque para sua entrada triunfal em Jerusalém na semana da Páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, os Conflitos com Fariseus, a Última Ceia, a Prisão, o Julgamento, a Flagelação e a Crucificação.
Este ano, o elenco deve reunir mais de 120 pessoas entre atores e amadores.
O evento é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Turismo.
Paixão Solidária
Em decorrência da chuva que acometeu Caraguatatuba nos últimos dias, a Secretaria de Assistência Social estará na Praça de Eventos durante a apresentação da Encenação da Paixão de Cristo recebendo doações de leite em pó em solidariedade às famílias atingidas. Mais informações: (12) 3897.5660 ou www.fundacc.com.br.


Fotos: JC Curtis/Fundacc

Inicia amanhã (27) a exposição “A Mata Atlântica é Aqui”


Nesta quarta (27/03/2013), das 12h às 17h, na Praça Cândido Motta, no Centro, será possível conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica. Tem início a exposição itinerante organizada pela Fundação Mata Atlântica, que permanece em Caraguá até o dia 7 de abril.

Na praça, haverá um caminhão adaptado com atividades de educação ambiental, como jogos, maquete, cursos, oficinas, cinema, palestras e debates. O veículo transforma-se em uma sala de aula itinerante, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização para a realização das atividades.

Caraguá recebe o projeto pela primeira vez, e as visitas de escolas e grupos interessados serão monitoradas. O caminhão conta também com estrutura acessível para pessoas com deficiência.

A exposição “A Mata Atlântica é Aqui” é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Meio Ambiente.    

Mais informações pelo telefone da fundação (11) 3262-4088 ou pelos endereços www.sosma.org.br eitinerante@sosma.org.br.

Exposição “A Mata Atlântica é Aqui”

De 27 de março a 7 de abril
Praça Cândido Motta, Centro – Caraguá
Horários: 27/03 – das 12h às 17h
              28/03 a 7/04 – das 10h às 17h

Fundacc abre inscrições para Curso de Técnicas Administrativas


A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o Curso Livre de Técnicas Administrativas.
O curso é gratuito e tem como objetivo atender as necessidades de capacitação dos alunos em aprender, aprimorar e aplicar as mais modernas técnicas de administração junto ao comércio local, regional e nacional e de motivação em busca do aperfeiçoamento no mercado de trabalho.
 Os interessados em participar devem ter acima de 14 anos e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril na sede da Fundacc (Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 entre os dias 15 e 26 de abril no prédio das Oficinas Culturais do Sumaré, na Praça São Sebastião s/n, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

Natasche Annunciato 
Assessoria de Imprensa

Prefeitura entrega reforma e ampliação do CAE do Pontal da Cruz


O CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz passa por obras e a Prefeitura de São Sebastião deve entregar sua reforma neste sábado (30) a partir das 11h.
A unidade conta com diversas atividades esportivas, escolinhas de esportes e recebe também diversas competições. As obras foram focadas na construção de um salão multiuso, um quiosque, reestruturação da cobertura da quadra grande, reforma da quadra de malha e bocha entre outros serviços.
O espaço multiuso será destinado às atividades como ginástica, artes marciais, yoga, treinamento físico, entre outros. Já o quiosque será destinado à prática do dominó e baralho, no local terá também churrasqueira e pia para pequenas confraternizações, porém a secretaria do CAE deverá ser informada com antecipação  sobre o seu uso e motivo, que deve ser ligado às atividades desenvolvidas no local, para posterior avaliação e autorização ao requisitante.
Na quadra principal, a cobertura foi revitalizada para diminuir a entrada de água em dias de chuvas, nas quadras de bocha e malha o piso e as iluminações foram refeitos, porém a Secretaria de Esportes já viabilizam o isolamento dos locais. Só terá acesso às quadras, quem realmente vai utilizar, evitando casos de vandalismo.
Já para o público infantil, além das atividades esportivas espalhadas pelo CAE, foram adicionados um parquinho com uma caixa de areia para a diversão da criançada. Para a melhor idade, a secretaria de Esportes revitalizou os aparelhos de ginástica.
Uma das maiores novidades são os acessos do Centro de Apoio Educacional, fechados com portões. O local deverá ter também um horário de funcionamento, até às 22h; em dias de competições o CAE ficará aberto até o fim da atividade. A medida foi tomada para que não aconteçam atos de vandalismo e caso alguém seja visto dentro do Centro de Apoio após o horário de fechamento, será enquadrada como invasão de bem público.
Serviço: O CAE está localizado na rua Maria Francisca, s/n,  Pontal da Cruz.




 Foto: Arnaldo Klajn | PMSS

terça-feira, março 26, 2013

Fim de semana tem Torneio Aleluia de Canoagem em Toque-Toque Pequeno


Fim de semana com datas religiosas do calendário católico e a Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Sapeque (Sociedade de Amigos de Toque-Toque Pequeno) realizam no bairro o XXII Torneio Aleluia de Canoagem. O evento faz parte do calendário oficial do município.
Além da competição de canoagem, haverá também corrida de caiaques e stand up. Alguns eventos esportivos acontecerão em terra como vôlei de praia e corrida pedestre infantil.
As inscrições serão feitas no dia do evento, das 9h às 11h. Os competidores serão separados por faixa de idade. Todas as modalidades serão premiadas por troféu e medalhas. A corrida Infantil, por exemplo, será separada entre 6 a 8 anos, 9 a 10, e 11 a 12. Nesta modalidade, o primeiro lugar de cada categoria será premiado com uma bicicleta.
A canoagem terá categorias específicas para a terceira idade e feminino. Haverá premiação em dinheiro, troféu, medalha e uma cesta básica para o primeiro colocado.
O Torneio Aleluia acontece no sábado (30) a partir das 9h, com término previsto para as 17h.


Foto: Cristiane Castro | PMSS



Atividades diversificadas marcam os dias dos alunos no projeto Garoçá







Oficina de chocolate, artesanato e circo são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos do Garoçá, instalado na Enseada, na Costa Norte de São Sebastião.
Segundo informou a professora Luciana Gallani, coordenadora do projeto que é subordinado à Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a oficina fez parte da programação especial em comemoração à Páscoa que será celebrada com festa nesta quarta-feira (27) na própria entidade.
Sempre em movimento, os estudantes confeccionaram pirulitos de chocolate e coelhinhos de prato de papel para acondiciona-los.
Ainda em ação, os alunos do Garoçá receberam, nesta terça-feira (26) a visita dos estudantes do projeto Cidadão Criança, instalada no São Francisco, na região central da cidade, em comemoração ao Dia do Circo. 

Inscrições da 5ª Copa Sebastianense de Futebol terminam na próxima segunda


Jogadores de futebol de todo o Litoral. Está chegando a hora da 5ª Copa Sebastianense de Futebol. As inscrições podem ser feitas somente até a próxima segunda-feira  (1).
Os times da região podem solicitar via e-mail ou telefone da secretaria de Esportes de São Sebastião as fichas para inscrição no evento. As categorias são:  Sub-18, Veteranos 35 e Veteranos 40 com as disputas abertas às equipes de outras cidades.
A abertura oficial da competição está programada para o dia 7 de abril, às 10h, no estádio municipal Otoniel Santos. no Topovaradouro, na região central.
A solicitação da ficha de inscrição e regulamento da Copa deve ser feita pelo e-mail: copasebastianense@gmail.com ou pelos telefones (12) 3891-4530 ou 3891-4536.
A taxa para inscrever o time no campeonato é solidária e será totalmente revertida para as entidades mantidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Ao todo são 30 quilos de alimentos por equipe inscrita, sendo 10kg de arroz, 10kg de feijão e 10kg de macarrão, além de 3 litros de óleo de cozinha.
Congresso técnico
O congresso técnico da competição esta marcado para a quarta-feira (3) na videoteca municipal com a presença de todas as equipes. A reunião está prevista para acontecer às 19h.

Projeto Viração ensina o verdadeiro sentido da Páscoa aos seus alunos


Os alunos do projeto Viração, na Topolândia, região central de São Sebastião, participaram de atividades especiais em comemoração à Pascoa nesta terça-feira (26).
Durante o evento, as duas turmas, manhã e tarde, ficaram a par do verdadeiro sentido da comemoração cristã a ser celebrada, neste ano pela Igreja Católica,  no próximo dia 31.
Para incrementar a festividade, a coordenação do projeto elaborou uma programação diversificada com gincanas e brincadeiras. “Cabo de guerra, pulando com saco, ovo na colher foram algumas das atividades que promovemos para os nossos alunos”, disse a coordenadora Ana Carla Santana Martins Silva. “Sorvete de sobremesa após a refeição e a entrega de uma caixa de bombom para cada um deles, completou a festa”, acrescentou.
De acordo com ela, o Viração atende aproximadamente 100 crianças entre 6 e 11 anos, matriculadas por período. São crianças encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social da Topolândia, residentes no maior complexo populacional do município que compreende os bairros do Itatinga, Topolândia e Olaria. 
                                                                                            Foto: Divulgação



Setor turístico define preparativos para terceira edição do VIP Convention - CVC


Integração entre todos os envolvidos no setor é uma das metas do organizador; desta vez o evento contará com uma Feira de Móveis voltada para hotéis e pousadas

Com o objetivo de ser um canal de discussão para a melhoria do setor turístico no Litoral Paulista e do Brasil, o apresentador Tarcísio Matheus organiza para o dia 4 de abril a 3ª edição do VIP Convention - CVC. Mais uma vez o encontro será realizado na cidade de Caraguatatuba. O local escolhido é o Teatro Mario Covas e o congresso conta com parceria da Prefeitura de Caraguatatuba e Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHPC).
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Oliveira de Souza, o adjunto Salim Burihan e o presidente da AHP, Rodrigo Tavano, estiveram reunidos com o organizador do evento, Tarcísio Matheus, e traçaram as diretrizes do evento que visa fomentar o turismo em todo o litoral paulista.
“Vamos convidar todos aqueles que trabalham com o turismo para se atualizarem, saberem das propostas novas e para que tenham a oportunidade também de expor e participar das discussões em torno desse tema”, disse o secretário.
Ele destacou ainda que esse será um ambiente propício para discutir o assunto em nível de Litoral Norte. “Por isso, de imediato, convido todos os representantes desse segmento, de secretários a trabalhadores, para que participam do evento, tragam suas sugestões e avaliações”.
Já o secretário adjunto, destacou que agora Caraguatatuba está preparada para receber turistas devido ao trabalho que o prefeito Antonio Carlos da Silva realizou desde o primeiro mandato, com melhorias e investimentos neste setor.
Na avaliação do presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, há situações que merecem um melhor olhar por parte dos gestores porque fazem uma grande diferença, principalmente quando de trata de turistas estrangeiros.
Tavano relatou que durante a alta temporada recebeu mais de 450 turistas argentinos e com eles foi possível observar alguns deficiências que são passíveis de correções. Entre eles, ele cita a sinalização turística falha, dificuldades no setor de aluguel de carros, falta de lojas de câmbio e até mão de obra qualificada que domine o inglês para atendimento desse público.
“Acredito que esses assuntos devem ser debatidos e colocados em práticas nos municípios que são e trabalham com o turismo”, frisou Rodrigo Tavano.
O setor de qualificação será o foco principal do 3º VP Convention - CVC, assim como transportes e situação dos aeroportos, até em virtude dos grandes eventos que o País recebe a partir deste ano com a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo em 2014.
“A Copa das Confederações será um grande teste para a Copa do Mundo, por isso realizamos esses eventos com o objetivo das cidades estarem preparadas e mostrar que embora possam não ser sedes dos jogos, são opções de passeios e fomentos para o turismo”, disse o organizador Tarcísio Matheus.

Expohotéis

Uma das novidades desta edição do VIP Convention – CVC  é a realização da Expohoteis – exposição de móveis e decorações da Casa e Conceito. Nascida em Caraguá a loja promete muitas novidades “Traremos esta feira justamente para mostrar como o setor turístico é importante para a região e que renovar é progredir”, diz o apresentador Tarcísio Matheus.
Ainda de acordo com ele, além de todos os municípios que compõem o Litoral Paulista, também devem estar presentes secretários de turismo de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e Paraty (RJ).
Acreditando no potencial do evento, mais uma vez a CVC Brasil é a principal patrocinadora de Tarcísio Matheus para a realização desse congresso.
Um dos destaques desta edição é a palestra do alemão e diretor geral do DPNY, Heiko Obermüller, que falará sobre qualificação de mão de obra. A Etec Caraguatatuba deve comparecer com cerca de 100 alunos que acompanha a palestra do bacharel em Gastronomia Roberto Metlicz, que mais uma vez fez questão de dar sua contribuição no evento.
Convidado de honra, o gerente executivo do Convention Bureau da Região Metropolitana falará dos seus 20 anos de experiência e promete unir o Litoral Paulista e ensinar como divulgar as quatro cidades do Litoral Norte em conjunto 
Já a Litoranea- Passaro Marron participam como principal receptivo do Litoral Norte. 

Pioneirismo

Em abril do ano passado foi realizado, também no Teatro Mario Covas, o 1º VIP Convention - CVC, e o ponto fundamental das discussões foi à ampliação do aeroporto de São José dos Campos que a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba pleiteou e parece ter dado frutos. “Para este ano foi prometida a reforma do aeroporto que beneficiará não só a cidade, mas toda região”, destaca o organizador do congresso.
Em agosto de 2012 2º VIP Convention - CVC chegou a São Vicente, na Baixada Santista, e um dos pontos fundamentados foi a confirmação da reforma e ampliação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Na ocasião, a então secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Ribeiro Leão Grotzinger, apresentou a maquete que havia acabado de ser aprovada para dar início às obras do Aeroporto Civil Metropolitano da cidade. Sua capacidade será para atender até 500 mil passageiros por ano, pátio para até 20 aeronaves, além de outras comodidades como áreas de embarque/desembarque, controle de raio-X, áreas comerciais e estacionamento.
Foi neste encontro que a secretária executiva do Comitê Paulista da Fifa, Raquel Verdenacci, aproveitou a oportunidade para explanar sobre o trabalho desenvolvido para consolidar o Estado de São Paulo como destino de eventos internacionais, além de explanar sobre as etapas e andamento das obras.
O diretor de Marketing da Companhia de Turismo de São Paulo, Orlando de Souza, presentou o secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, e aproveitou a oportunidade para explanar sobre o que tem sido feito neste setor como o objetivo de mostrar que o Estado tem seus atrativos turísticos que não são só sol e praia.
Direto do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro destacou as obras realizadas e que vão beneficiadas turistas nos próximos 10 anos. “Poucas pessoas poderiam entender o alcance que tem o turismo dentro da mola propulsora da economia. De cada 10 empregos, dois estão linkados com o turismo, 30% da frota estão ligadas a este setor. Nosso turismo é pouco explorado a nível nacional. Hoje parece que existe esse entendimento com as políticas públicas e a importância que tem”.

Confira a programação:
9h às 13h – Aberto ao público
Exposição de Móveis para Hotéis e Pousadas
13h às 14h – Cadastramento de autoridades e convidados CVC – Costa Vip Brasil – Hino Nacional e Hino Municipal
14h30 às 16h30 – Prefeitos, secretários de Turismo, Presidentes da ACE Litoral Norte, Associação de Hotéis e Pousadas

Intervalo – Coffe Break

17h30 às 21h – Palestra com Heiko Obermüller (DPNY)
Palestra com Alexandre Afonso (Convention Bureau – gerente executivo)
Palestra com Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) Litoral Norte e Sul
Palestra com Roberto Metlicz (Etec Caraguatatuba)
Qualificação de mão de obra (On Byte e Fisk)

Mais informações: Tarcísio Matheus tarcisiomatheus@hotmail.com (12) 7850.7341 id 85*6605

CÂMARA MUNICIPAL DE ILHABELA


Câmara revoga Lei que autoriza Garagens Subterrâneas em Ilhabela

A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade nesta terça-feira (26/3) o PL 14/2013, de autoria do vereador Dr. Thiago Santos (PSDC) revogando a Lei 982/2012, que autoriza a construção de garagens subterrâneas nos prédios públicos e particulares do município. “Conforme lido na justificativa, a Lei 982/12 foi aprovada em total desrespeito às normas legais, mas a mais importante não foi respeitar a vontade popular. Como legislador, eu não quero pecar por omissão, por isso peço aos colegas que acompanhem comigo, para que possamos corrigir um erro do passado, já que foi aprovada na legislatura anterior”, pediu Dr. Thiago (PSDC).
“Não só fico contente com a iniciativa do Dr. Thiago, como vou votar favorável. Não poderia ser o contrário, estou em total acordo com o que o vereador apresentou.” Disse o vereador Sampaio (PTdoB).
“Quero parabenizar o vereador Dr. Thiago pela iniciativa, porque aí começa realmente o resgate desse Legislativo. Essa lei foi uma aberração, foi uma pena o prefeito mandar o veto parcial e não o total, mas tenho certeza que este legislativo está aqui para fazer a diferença”, avaliou a vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB).
“Havia um sentimento interno de todos e a minha posição quanto a isso todos sabem que desde o início fui contrário à Lei”, argumentou o vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS), fazendo um alerta sobre a necessidade de se rediscutir o Plano Diretor. “Infelizmente quando elaboraram o Plano, foram omissos em muitas coisas, uma delas, são as passagens públicas, que o documento apenas menciona e agora, quando queremos garantir uma passagem, temos que desapropriar. Nem o mapa que o vereador Luizinho pediu sobre as passagens, não existe. E dizem que o Plano é a oitava maravilha do mundo. O Plano Diretor também é omisso na questão das garagens. Precisamos resgatar essa discussão e rever o Plano Diretor”.
“O sentimento da Câmara, a linha de trabalho começa a mostrar sua cara. O vereador Dr. Thiago foi muito certeiro nesse pedido porque direciona a Câmara à vontade da população e à vontade técnica. Mostra a que veio os vereadores desta Legislatura”, corroborou Luizinho da Ilha (PCdoB).
“A população acreditou na gente e nos cobra uma boa conduta. O mandato é passageiro, que a gente passe e deixe um compromisso com o povo e um nome a zelar”, disse Adilton Ribeiro (PSD).
Outra aprovação unânime da Casa foi o PL 12/2013, proposto pela Mesa Diretora, que concede reajuste de 5,91% aos servidores do Poder Legislativo. O percentual visa conceder aos vencimentos dos funcionários os ganhos perdidos com a inflação do período.
Comissões Permanentes
O Executivo enviou à Casa de Leis quatro proposituras, os PLs 21 e 22/2013, que pretendem alterações na estrutura administrativa da Prefeitura de Ilhabela, além do PL 23/2013 que altera a estrutura administrativa da Fundaci – Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela. Já o PL 24/2013 institui o programa Bolsa Orquestra e dá outras providências, todos remetidos às Comissões Permanentes para análise.
Os parlamentares apresentaram sete Projetos de Lei que também foram encaminhados pela presidente Maria das Graças, Gracinha (PSD) às Comissões Permanentes, entre eles, o PL 18/2013, assinado pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) que dispõe sobre a concessão de homenagem aos caiçaras que prestaram relevantes serviços à cultura regional e o PL 16/2013, proposto pelo parlamentar Dr. Thiago Santos (PSDC) que institui nas escolas do município atividades que tenham por objetivo transmitir aos alunos informações sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.
A próxima sessão Ordinária da Casa será no dia 2 de abril às 18h com transmissão ao vivo pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br.



Vereadores questionam real intenção do Estado sobre Hospital Regional no Litoral
Durante a sessão Ordinária da última terça-feira (26/3), o vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), pediu discussão do requerimento 169/2013, apresentado pela vereadora presidente Gracinha (PSD) e subscrito pelos pares Dra. Rita Gomes (PTdoB) e Adilton Ribeiro (PSD), em que questionam a secretaria de Estado da Saúde sobre a construção do Hospital Regional do Litoral Norte.
No documento, Gracinha, Rita e Adilton demonstram sua preocupação com a ausência de informações sobre o HR do Litoral Norte no recente encontro do Governo do Estado com os representantes dos municípios paulistas, quando foram anunciados mais de R$ 2 bilhões de investimentos para os 645 municípios, entre eles, a construção de quatro Hospitais Regionais, incluindo o de São José dos Campos e ampliações para o HR de Taubaté, no entanto, não houve nenhuma menção ao Hospital Regional do Litoral, razão pela qual os vereadores resolveram apresentar requerimento questionando o Estado sobre a real situação do prazo para a construção ou se realmente haverá a construção do HR no Litoral.
Carlinhos (PMDB) explicou o pedido de discussão por achar que a matéria exigia um maior diálogo, tamanha sua importância. Ele acredita que a ‘pendenga política’ entre os prefeitos de Caraguatatuba, Antônio Carlos e São Sebastião, Ernane Primazzi, pelo local onde será o Hospital está levando a região ao perigo de perder a tão sonhada reivindicação. “É lamentável o que o prefeito de Caraguatatuba está fazendo com a nossa região. Por uma questão de preciosismo, interesses escusos, não sei, a situação está tomando um caminho que estamos vendo a possibilidade de perdermos o Hospital Regional. São Sebastião já tem perto da divisa um terreno desapropriado e destinado à construção e o prefeito de Caraguatatuba diz não abrir mão de ser em Caraguá. Deixo meu repúdio a esse cidadão porque não está pensando na própria cidade e nem na região, está prejudicando quase 300 mil pessoas, lamentavelmente vamos sofrer as consequências”, disparou o parlamentar.
A vereadora presidente Gracinha (PSD) acredita que nesse momento, a principal questão é saber se realmente há a intenção da construção do Hospital Regional na região. “Nossa preocupação não é nem onde vai ser nesse primeiro instante, nossa preocupação maior é se realmente vai sair o Hospital, porque o secretário anunciou três ou quatro Hospitais Regionais e em nenhum momento falou do Hospital Regional do Litoral Norte. Não podemos perder isso, estamos preocupados, pois não mostrou intenção de fazer, por isso queremos uma resposta por escrito para saber a que pé realmente está essa questão do Hospital Regional na nossa região”, esclareceu a presidente.
“Realmente hoje existe uma guerra de vaidades e só quem vai perder é a região. Hoje a gente até sente a vontade política, é uma reivindicação muito antiga do Litoral Norte esse Hospital Regional e essa guerra de vaidade pode acabar prejudicando a comunidade. Temos problemas regionais sérios, se cada hora que tiver a vontade política a vaidade for maior, nós vamos perder muito e foi isso que sentimos lá na reunião”, alertou a vereadora Dra. Rita (PTdoB).
“A gente fica preocupado porque num evento que tinha mais de dois mil prefeitos se falou de tudo, menos do nosso Hospital Regional. Essa briga política não pode nos prejudicar. Temos que nos unir e fazer dele uma realidade antes que chegue o período eleitoral, porque aí a situação complica”, completou Adilton Ribeiro (PSD).
O requerimento foi aprovado por unanimidade e os demais parlamentares também assinaram o documento endereçado à Secretaria de Estado da Saúde e também ao Governador Geraldo Alckmin. A expectativa é que a resposta chegue em até 15 dias.



Câmara aprova Refim em Extraordinária, mas avisa que é a última vez

Após o término da sessão Ordinária da última terça-feira (26/3), a vereadora presidente Gracinha (PSD) convocou sessão Extraordinária para que os pares pudessem apreciar o projeto 4/2013 que cria o Programa de Recuperação Fiscal Municipal – Refim – anistia de juros e multa para contribuintes que se encontrem em débito com as finanças municipais. Os descontos vão de 100% para pagamentos à vista, tendo o percentual decrescente até o limite de 40% para saldos parcelados em 36 meses, mas a Lei permite que parcelamento em até 60 vezes. Apesar de aprovado por unanimidade, os pares deixaram claro que não têm intenção de aprovar um novo projeto do tipo, já que esta é a quarta vez que se concede anistia na atual gestão.
Uma emenda aditiva ao Projeto, proposta pelos parlamentares Prof. Valdir Veríssimo (PPS), Professora Dita (PTB) e Luizinho da Ilha (PCdoB) reduz a verba sucumbência (honorários advocatícios) para 1%. A legislação vigente estabelece 10% mas para o vereador Prof. Valdir Veríssimo não deveria nem ser cobrado, pois as pessoas mais humildes não têm condições de pagar suas dívidas e os 10% oneram ainda mais. No entanto, o parlamentar fez um alerta ao Executivo para que procure alternativas para evitar esses programas de refinanciamento, pois os maus pagadores também acabam sendo beneficiados. “Existem milionários se beneficiando disso, gente que deve quase R$ 2 milhões de impostos e fica esperando o Refim. Isso não pode continuar”.
Carlinhos (PMDB) pediu aos pares que mantenham o acordo para que esse seja o último ano que a Casa aprove o Refim. “Esperamos que o Executivo faça um trabalho para que não seja mais necessário que isso aconteça, pois estamos beneficiando os maus pagadores”.
“Isso mostra o posicionamento que esta Casa doravante tomará que é exatamente corrigir e não mais permitir o que achamos errado. Vamos indicar ao Executivo meios que s pode promover para não termos mais esse processo de Refim, criando um mecanismo injusto para quem é adimplente, ou seja bom pagador”, declarou o vereador Sampaio (PTdoB).
O vereador Dr. Thiago Santos (PSDC) falou das áreas que devem mais de R$ 1,5 milhão de impostos e não pagam, sugerindo a desapropriação. “O município precisa de áreas para construção de creches, escolas, postos de saúde. Por que não desapropriar essas área milionárias que não pagam seus impostos?”, indagou.
“Hoje faz-se o Refim, paga-se uma parcela e espera-se o próximo Refim. Isso não pode acontecer. Vira-se uma bola de neve e fica sem solução. A legislação deve ser cumprida, temos que pensar também nos cidadãos que pagam seus impostos em dia. As melhorias saem dos impostos e vão para todos. Acho que esta Casa não pode ser conivente com isso, vamos votar hoje e pensar soluções para ajudar o Executivo a não precisar mais fazer o Refim”, opinou a vereadora Dra. Rita (PTdoB).
Os grandes milionários querem terra, mas não querem pagar impostos, o Executivo tem que desapropriar e construir benfeitorias para a comunidade. Que esse seja realmente o último ano de aprovação do Refim nesta Casa”, declarou Adilton Ribeiro”.
Quase no fim da discussão, o vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS) chamou atenção para uma distorção no projeto, que permitia a regularização de multas, o que revoltou o vereador Carlinhos (PMDB). “Se está fazendo multa é porque fez coisa errada. Proponho uma emenda que corrija essa distorção”, sugeriu. A sessão foi suspensa pela presidente Gracinha (PSD) e os pares entraram num consenso, apresentando uma emenda que estenda o Refim apenas a tributos.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...