
Alunos da Emef Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, participaram de um concurso de lançamento de foguetes na quadra poliesportiva da escola, nessa quarta (24/04/2013). O evento faz parte da 1ª Olimpíada Astronáutica Arouca 2013.

Cerca de 45 alunos do 8º e 9º ano, entre 12 e 14 anos, divididos em nove equipes, tiveram uma semana para construir um foguete utilizando garrafas pet, balões de borracha e papelão. Montaram também uma plataforma de lançamento com madeira, tubos PVC e bomba de ar comprimido. Orientados pelo professor de ciências Alessandro da Silva, o inspetor Paulo Sérgio da Silva e pelo auxiliar de desenvolvimento infantil, Alexandre Fernandes Luques, os estudantes puderam aplicar noções de matemática, física e astronomia.
A diretora da escola, Rosângela Longrova, disse que pretende incluir a competição no calendário anual do colégio. “Trabalhamos conhecimento e parceria nessa atividade. Tivemos uma ótima participação dos pais também”, disse.
Cada equipe pôde fazer três lançamentos, sendo que o de menor alcance foi descartado. O resultado final foi a média das duas melhores projeções. Terminaram empatados os alunos dos 9º anos B e D. Na decisão de um arremesso, venceu o time do 9º D, formado pelos alunos Larissa Hidemi Karia Okada, Lisandra Paula de Oliveira, Luara Barreto, Gustavo Henrique de Oliveira e Clara Carolina Corrêa. Os integrantes dos três melhores grupos classificados ganharam medalhas de participação.
Grande Prêmio - As 100 equipes do ensino médio que fizerem os mais longos lançamentos participarão da 5ª Jornada de Foguetes, organizada pelo Instituto de Física da UERJ. O evento será realizado em outubro no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, RJ. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concederá Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BICJr) aos 70 melhores colocados, na 7ª Mostra Brasileira de Foguetes e 5ª Jornada de Foguetes.
Foto: Luís Gava