Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

sexta-feira, abril 26, 2013

Diretores de escolas municipais de São Sebastião recebem palestra sobre diabetes infantil


As secretarias de Saúde e da Educação de São Sebastião desenvolveram uma ação educativa destinada a diretores das escolas municipais, com o tema “Cuidados com Crianças e Adolescentes Diabéticos e Prevenção de Drogadição”.
O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (23), com a participação de cerca de 50 profissionais da área educativa
Na ocasião ainda ocorreu a explanação sobre produtos para diabéticos. A ação foi realizada pela orientadora educacional Daniela Meyer e pela representante Débora Lang, ambas do Laboratório Lilly, além da orientadora educacional e instrutora em diabetes, Natalia Carneiro, do Laboratório Sanofi. Para Natalia, que é portadora de diabetes, a medicina atualmente possibilita uma vida normal, diferente de algumas décadas atrás.
O objetivo desta ação foi levar informações aos diretores das escolas sobre diabetes na infância e adolescência para que consigam lidar, da melhor forma possível, com alunos diabéticos.
De acordo com a coordenadora do programa Hiperdia da Saúde, a endocrinologista Aniete Castro, a ação proporciona qualidade de vida aos estudantes diabéticos. “Saber como lidar com eles e as providências corretas a serem tomadas, nos auxiliar diante de alguma alteração”, explicou.
Aniete também ressalta que as informações passadas podem alertar os educadores para a observação de possíveis novos casos e, desta forma, orientar a família deste aluno na procura de um atendimento especializado.
Rita Marcia Moraes, diretora da Emei Peixinho Dourado de Maresias, contou que a escola realiza ações sempre com a preocupação focada na saúde das crianças, como alimentação e atividades físicas.
Para ela, uma capacitação como esta é de grande valia para que a escola possa atuar tanto no socorro imediato e eficaz em situação de emergência, quanto no no oferecimento de um ambiente saudável e uma melhor observação para notar possíveis novos casos”.
Palestra
Durante a palestra os educadores receberam informações sobre a doença e de como tratar situações emergenciais, além de como detectar algum sintoma preocupante no aluno e adotar as providências necessárias.
O diabetes conhecido como ‘Tipo 1’ se dá de forma abrupta em crianças, adolescentes e adultos jovens, sendo uma doença onde ocorre a destruição das células do pâncreas que produzem insulina. O início dos sintomas é súbito e sua evolução clinica é rápida, podendo inclusive levar ao coma hiperglicêmico em poucos dias.
Além destas informações, as representantes dos laboratórios puderam apresentar o que há de mais moderno em medicamentos, assim como o avanço nos aplicadores de insulina, que facilitam muito a vida do diabético, proporcionando até mesmo menos desconforto na aplicação.
Prêmio
O município de São Sebastião foi reconhecido pela Fenad (Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes) e pela Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), como parceiro e promotor de saúde dos portadores de diabetes através do Projeto “Capacitação ao Tratamento do Diabetes pelas Cidades Médias Brasileiras”.
O certificado intitulado “Reconhecimento da Boa Qualidade de Assistência ao Diabético”, concedido aos municípios que prestam atenção integral ao diabetes, foi entregue durante o 16º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...