Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

São Sebastião oferece acervo de 30 mil livros nas bibliotecas municipais


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

As três bibliotecas municipais de São Sebastião somam juntas cerca de 30 mil títulos à disposição da população. Dados das unidades apontam que, depois das pesquisas escolares, os romances espíritas lideram a lista dos assuntos mais procurados pelos quase dois mil leitores cadastrados, seguidos dos livros de ficção e romance policial.

Na biblioteca do Centro, localizada à Rua Altino Arantes, s/n° (Rua da Praia), está concentrado o maior volume de livros da municipalidade: cerca de 20 mil. Segundo a bibliotecária Rosângela Ferreira, apesar de atender muitos estudantes, seu maior público são as pessoas que utilizam o sistema de “empréstimo domiciliar”. “Temos aproximadamente 900 pessoas cadastradas que utilizam ativamente a biblioteca”, revela.

A unidade do Centro, que funciona de segunda à sexta-feira das 9 às 17h, conta ainda com o sistema de pesquisa na internet, mas de acordo com Rosângela, o serviço está temporariamente indisponível porque os computadores passam por manutenção. Ela ressalta também que a partir de abril a biblioteca pretende adquirir novos títulos.

Na biblioteca da Costa Norte, os usuários podem usufruir de aproximadamente 3.700 publicações, além da assinatura de dois periódicos (jornais). De acordo com Clélia Cantos, bibliotecária responsável, o destaque da unidade é seu acervo de hemeroteca (recortes de jornais e revistas). Ela conta que seu maior público são os estudantes, porém, há três anos vem desenvolvendo um trabalho de conscientização de que a biblioteca é para todos, fazendo com que os moradores do lugar também passem a freqüentar o espaço. “Hoje o meu público é bem maior, tem pessoas que vêm até aqui e passam a tarde lendo, donas-de-casa que procuram livros sobre pintura e artesanato, público adulto-jovem que vem em busca de informações sobre concursos e emprego. A comunidade passou a freqüentar mais a biblioteca”, comemora.

Outro diferencial citado por Clélia são as atividades extras promovidas com as crianças que freqüentam a unidade. Oficinas de máscara no Carnaval e desenho livre nas férias são alguns exemplos. Há ainda a possibilidade de pesquisa via internet. A biblioteca da Costa Norte funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, e fica localizada à Rua José Eduardo de Moraes, na Enseada, próximo à quadra do bairro.

Já Na Costa Sul, a biblioteca municipal funciona no Núcleo de Serviços da Subprefeitura, que está situado na avenida Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h. Segundo Joana Dark, responsável pela unidade, o local conta com cerca de seis mil títulos e seu maior público são os estudantes. O destaque desta biblioteca é o acervo de gibis.

Para se cadastrar basta comparecer a um dos locais munido de documento de identificação pessoal (RG, CPF) e comprovante de residência. A biblioteca do Centro cobra uma taxa de R$ 5, renda que é revertida na compra de livros, sendo que as demais não cobram nada. Todas as unidades também aceitam doações de livros.

Moradores do Itatinga elogiam administração e pedem mais obras de infra-estrutura no bairro



Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Legenda: A reunião foi realizada na quadra da EM Yraídes Viana



Reunião Comunitária contou com aproximadamente 500 pessoas


Os moradores do bairro Itatinga, localizado na região central de São Sebastião, agradeceram e elogiaram as obras realizadas pela Prefeitura durante reunião comunitária realizada na última quarta-feira (27/2) na EM Yraídes Lobo Viana. O encontro, segundo do ano e o 54º desde 2005, contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas.

As reivindicações ficaram centradas na infra-estrutura da localidade como pavimentação de algumas ruas, ampliação da lixeira usada na coleta seletiva, solicitação de reubarnização de praças e orelhão público, além de novos cursos do CIP e a criação de uma fanfarra mirim para os alunos da escola Yraídes.

O bairro tem recebido diversas melhorias da Prefeitura como a pavimentação de ruas, implantação de iluminação pública, construção do Centro de Lazer do Itatinga, que tem previsão para ser inaugurado em junho de 2008, dentre outras.

Em resposta a um questionamento do morador Dermival Florípedes dos Santos, o prefeito Dr. Juan Garcia explicou que a rua onde ele reside, assim como a Francisco Tenório, Geralda Garcia Santana e outras vias do bairro, começa a ser pavimentada nos próximos 15 dias. Ele ressaltou, no entanto, que o serviço depende do tempo, pois com chuva não há possibilidade de trabalho. Outra novidade anunciada pelo prefeito foi a ampliação do itinerário do ônibus, que a partir da pavimentação do final da avenida Itatinga, obra que se encontra em andamento, poderá seguir até a parte alta do bairro, beneficiando mais moradores.

Respondendo ao pedido do munícipe Mário Marmo, o prefeito comprometeu-se em avaliar a possibilidade da instalação de luminárias e bancos na praça Karen Riella Marmo e viabilizar o pedido de providenciar um orelhão para o local. Dr. Juan afirmou também que outras duas praças do Itatinga serão revitalizadas ainda este ano: a da rua Amélia e a da Bíblia.

Também a pedido do prefeito as reivindicações pertinentes à coleta seletiva e ampliação do tamanho das lixeiras disponíveis no bairro serão avaliadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

A moradora Claudia Claudino Silva Souza, que falou em nome dos pais dos alunos da EM Yraídes, agradeceu a administração pela construção da quadra da escola. “Ficou maravilhosa”, afirmou. Já o aluno Guilherme Leite Santos e Silva, 10 anos, foi o autor da reivindicação que pedia a compra de instrumentos a fim de formar uma fanfarra mirim na escola. O prefeito afirmou que a solicitação será atendida e orientou a diretora da unidade a entrar em contato com a Secretaria de Educação para formalizar o processo.

Por último, em resposta à sugestão da moradora Maria de Fátima dos Santos, Dr. Juan anunciou que o curso de cozinha industrial oferecido pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP) deverá ter uma nova edição em abril.

A próxima reunião comunitária será realizada em 10 de março, às 18h30, na EM Henrique Tavares, em Barra do Sahy, na Costa Sul do município.

Hipocondria sinaliza sério desconforto emocional



fonte: revista minha saude
Mesmo remédios simples escondem graves ameaças, permaneça imune

Hipocondríaco é quem tem mania de remédios, certo? Errado. "O aspecto central da hipocondria não é a preocupação com sintomas ou remédios, mas o medo de estar sofrendo de uma doença grave" , explica o clínico-geral e especialista do Minha Vida, Alessandro Loiola. Esse medo é tão intenso, que persiste mesmo depois de uma rigorosa avaliação médica e chega a atrapalhar atividades cotidianas e o próprio relacionamento com outras pessoas. (essências ajudam você a encontrar o equilíbrio)

"Meu pai mora no interior e, quando vem me visitar, a primeira coisa que faz é abrir o armário e conferir se todos os remédios estão ali. Caso note a falta de algum, ele sai imediatamente para comprar" , afirma o estudante Ricardo Góes, de São Paulo.


Por sorte, o pai dele é médico e conhece os perigos da ingestão indiscriminada de medicamentos. Mas nem todos os pacientes (hoje em dia, estima-se que 4% da população mundial sofra com os sintomas da hipocondria) têm noção dos riscos a que se submetem com a automedicação. Mesmo as fórmulas mais simples podem ser letais se consumidas sem critérios , alerta o doutor Alessandro.

Esmiuçando o problema
Mania de doença, e não de remédio, é a maneira mais simples de descrever esse distúrbio psíquico. É isso mesmo que você entendeu: a percepção alterada da realidade leva esses pacientes a acharem que precisam, urgentemente, de algum medicamento para sobreviver. A solução, portanto, passa por um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico nas situações mais graves. (acalme-se com a meditação)

"O primeiro passo é criar um forte vínculo de confiança com o paciente, provando que ele pode acreditar quando você diz que está tudo bem" , explica o clínico. Mas nem todos os quadros acabam revertidos de forma tão simples. Muitos pacientes demandam tratamentos como a psicoterapia e a terapia cognitivo-comportamental, reconhecidas por serem eficazes em mais de 70% dos casos, além de antidepressivos (usados sob rigorosa orientação médica). (veja se você está pronto para terapia)

Isso porque não só o consumo isolado de algumas drogas é perigoso: algumas associações também chegam a ser letais. "Uma simples pílula, por exemplo, pode comprometer os efeitos do antidepressivo", cita Alessandro Loiola. E, pouca gente sabe, mas o próprio cigarro às vezes bloqueia a ação do anticoncepcional à base de hormônios .

Os campeões de alergias, no entanto, são bem mais comuns do que você imagina. Os analgésicos paracetamol e ácido acetilsalicílico; o antiinflamatório diclofenaco e o antibiótico amoxicilina lideram o ranking de queixas nos consultórios. Mas isso não acontece porque eles sejam de má qualidade. Uma coisa e outra não têm nada a ver, aliás.

"Pela lógica, os remédios usados com maior freqüência e com os quais os pacientes estão mais familiarizados acabam sendo os principais causadores de reações indesejáveis" , diagnostica o especialista do Minha Vida. Isso porque, na hora de se automedicar é exatamente a essas fórmulas que o paciente recorre.

Por mais inocente que pareça, o paracetamol (vendido livremente em qualquer farmácia) é hoje a principal causa de insuficiência hepática aguda e transplante de fígado nos Estados Unidos. Enquanto isso, o ácido acetilsalicílico pode causar síndromes graves na pele em pessoas alérgicas e precipitar crises de asma em quem já for suscetível à falta de ar, de acordo com o médico. Então, não custa reforçar: pare de tomar remédios por conta própria e evite ter de ingeri-los mais tarde, sob pressão.(uma dieta saudável evita muitos problemas)

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

- CHARGES -Televisão - Big Bundas Brasil 8

VIDEO DE PORTUGAL

“Feras do skate” dão show de radicalidade e adrenalina na Rua da Praia


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Com a presença de 10 skatistas profissionais e amadores, a pista que tem 1,7 mil metros quadrados, foi o cenário do DVD “da Tour”.



A pista de skate da Rua da Praia foi palco na manhã desta quarta-feira (27/2) do “Summer Crail”. No evento, apoiado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), 10 skatistas deram show de radicalidade e adrenalina com diversas manobras e agitaram mais de 100 pessoas em uma grande estrutura na região central da cidade.

Com a presença de “feras” do esporte, como Bruno Bianchin, Fábio Castilho, Emanuel “Enxaqueca”, Cristiano Mateus e Fábio Cristiano, além dos amadores Alexandre Cotins, João Emanuel, Willians “Dente” e o francês Bastian Marlin, a visita fez parte das filmagens do DVD “Da Tour”, desenvolvido pela revista 100% Skate e pela emissora ESPN Brasil, com o objetivo de fazer uma maior divulgação da modalidade no país.

“É a segunda temporada que realizamos. A primeira foi feita no ano passado na região Sul, e desde então, os resultados têm sido muito interessantes, pois conseguimos movimentar todas as cidades que passamos”, explicou o gerente de marketing da Crail, Aléxis Damásio.

No entanto, apesar das câmeras e flashes, o grande destaque ficou com os atletas que demonstraram vocação e personalidade. “Assim como a minha família e o estudo, o skate é tudo para mim. Comecei a praticar o esporte por causa desses skatistas, que sempre tiveram ótimas participações em campeonatos pelo país e pelo mundo”, disse o garoto Henrique Crobelatti, 13 anos, de Embu-Guaçu (SP), que ficou com o terceiro lugar na categoria mirim do Campeonato Paulista Amador, em 2007.

Já para o atleta paulista Fábio Castilho, campeão do Best Trick (melhor manobra) do Mistic Cup, competição disputada em 2006 na República Tcheca, o retorno obtido nas paradas pelos municípios é muito positivo, pois os esportistas passam a se tornar uma referência para os mais novos. “A repercussão que temos durante as apresentações que fazemos nas cidades é sempre muito boa, pois mesmo os que não vão para as pistas se divertem com as manobras e a energia que o skate tem”, contou Castilho.

A secretária de Esportes, Raquel Buzi, prestigiou o evento e destacou a importância dos atletas no município. “A nossa intenção é transformar a cidade na capital dos esportes radicais e de aventura. A vinda dos skatistas faz com que mais pessoas possam se integrar no esporte e que esse objetivo possa se concretizar”.



Da França para São Sebastião

Com mais de 10 anos pelas principais pistas da França e pela primeira vez no Brasil, Bastian Marlin, 22 anos, é um dos integrantes do DVD. Natural de Montpellier, sul do país, o atleta se destacou com várias voltas de alto grau de dificuldade. “No skate nós não temos obrigações, ninguém fala o que pode ou não pode ser feito, pois temos liberdade para mostrar o que sabemos e queremos realizar”.

Para Marlin, que o impressionou foi a estrutura da pista da Rua da Praia. “Em relação à França, esse espaço é muito superior. É grande e possibilita com que os skatistas dêem o máximo de cada um”, destacou.



Experiência

Da mesma forma com que havia muitas promessas no evento, o Summer Crail também teve muito peso e responsabilidade, com a presença do gaúcho Bruno Bianchin. O esportista que tem 32 anos e 17 de competições, ressaltou a importância da tour no município. “Queremos que essa visita possa servir para que mais garotos e garotas se interessem pelo skate. Aqui em São Sebastião, percebemos que o esporte se desenvolveu e que a estrutura cresceu bastante. Tomara que a pista fique movimentada, assim como está hoje”, destacou.

Bianchin, que coleciona títulos como 1º lugar no X-Games, modalidade street e 4º lugar no mundial de Praga em 2006, também foi o tema do filme “Minha alma sobre rodas”, dirigido por Anderson Tuca e que retrata a vida do atleta, desde seu primeiro contato com o skate até seu reconhecimento internacional.

Maresia Brasileiro de Surf 2008, em Salvador, tem participação de surfista sebastianense

Entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março de 2008, na praia de Stella Maris, em Salvador, na Bahia, o surfista Miguel Pupo, da praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, atual vice-campeão brasileiro mirim, estará representando a cidade na primeira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2008.

A prova conta com as categorias Open (sem limite de idade), Junior (até 18 anos), Mirim (até 16), Iniciante (até 14), Feminino Open e Feminino Junior, além da competição entre equipes.

Atletas de vários Estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Ceará, além dos baianos, vão disputar a competição, que também deve ter surfistas do Pará, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Além do título nacional, o evento define os integrantes da equipe brasileira nos mundiais da International Surfing Association (ISA). Em maio, os melhores do ranking nas categorias abaixo dos 18 anos disputam o Mundial Junior, em Hossegor, França. Já em outubro, é a vez do ISA Games, em Portugal, apenas para atletas das categorias Open e Feminino Open, além do Bodyboard e Longboard, que não fazem parte do Maresia Brasileiro de Surf.

Depois do litoral baiano, o circuito será realizado em Florianópolis (SC), no mês de abril, em Natal (RN), entre os dias 1º e 3 de agosto, e em Saquarema (RJ), de 5 a 7 de setembro, onde serão definidos os campeões do Maresia Brasileiro de Surf. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

CIEE recebe 50 inscrições para o processo seletivo de estagiários


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) iniciou nesta quarta-feira (27/2) as inscrições para o processo seletivo de estagiários da Prefeitura de São Sebastião. Já no primeiro dia foram registradas cerca de 50 candidatos.

O edital está disponível no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov,br). Serão contratados em torno de 140 estagiários para os cursos de nível superior (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Computação Aplicada, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Farmácia, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Recursos Humanos, História, Jornalismo, Licenciatura da Computação, Letras, Matemática, Pedagogia, Processamento de Dados, Produção Multimídia, Propaganda e Marketing, Secretariado, Serviço Social, Sistema de Informação, Turismo, Webdesign) e técnico (Contabilidade, Enfermagem, Farmácia, Informática, Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho). Para o curso superior em Enfermagem o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Semiologia e Semiotécnica.

O aluno do 3º semestre do curso de “Produção Multimídia”, Sérgio Silvério Franco, 19 anos, disse que é a primeira vez que se inscreve para o processo seletivo. “Se eu passar, tenho certeza de que poderei explorar o campo em que vou trabalhar futuramente, que envolve imagem e arte”, disse o universitário.

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 4 de março, das 9 às 16h, na sede do CIEE, localizada na rua Duque de Caxias, 188, 2º piso, loja 17, no Fama Shopping. O candidato deve levar original e cópia da Cédula de Identidade; original e cópia do CPF; original e cópia do comprovante de residência de 2005; original e cópia do comprovante de residência atual e uma foto 3X4 atual. Mais informações pelo telefone (12) 3893-2453.

Surfista de São Sebastião participa do SuperSurf 2008 em Florianópolis


Foto: Divulgação

O primeiro desafio do SuperSurf 2008 terá a participação do surfista Wagner Pupo, da praia de Cambury, localizada na Costa Sul de São Sebastião. O evento, que está em sua 9ª edição, acontece entre os dias 5 e 9 de março na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), com o formato do WCT e repescagem nas duas categorias.

O único sebastianense classificado para participar do SuperSurf 2008, que está em quatro colocado no ranking, espera conseguir uma boa classificação na primeira etapa. “Minha expectativa é de sair na frente para ficar melhor na competição. Espero que tenha boas ondas porque com o mar baixo não é muito bom. Quero começar o ano com o pé direito”, declara Pupo, que é patrocinado pela surfwear Calfin e fábrica de pranchas Surface, situada em Cambury.

A novidade para este ano, de acordo com a assessoria da competição, é que uma triagem será realizada antes de cada etapa para definir os dois últimos surfistas que completam o quadro de 48 competidores no masculino e 16 atletas no feminino. O circuito também aumentou a premiação para R$ 160 mil, que serão divididos entre todos os participantes. Além disso, um Volkswagen (zero km) será oferecido aos campeões brasileiros. Em 2007, o paulista Renato Galvão, de Ubatuba, e a cearense Tita Tavares ganharam um Cross Fox pelos títulos conquistados.

O SuperSurf é organizado pela Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com patrocínio da Volkswagen e Nova Schin e co-patrocínio da Nescau e da marca Nicoboco e apoio da Revista Fluir. Todas as cinco etapas de 2008 serão transmitidas via internet pelos sites www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também sendo exibidas ao vivo pelo canal SPORTV.

Melhor Idade de São Sebastião participa do 12o Jori em Ubatuba

A melhor idade de São Sebastião participa de 26 a 30 de março do 12o Jogos Regionais do Idoso (Jori), que acontece na cidade de Ubatuba. A expectativa é que cerca de 60 cidades do Estado de São Paulo participem desta edição.

São Sebastião levará para os jogos cerca de 80 atletas, todos do Projeto Atividade, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade.

De acordo com o coordenador do Projeto, Ricardo Rosa, a expectativa é repetir o bom desempenho dos Jogos Regionais do Idoso, realizado no ano passado em Pindamonhangaba, quando o município conquistou a 32ª colocação, com destaque para a equipe de coreografias, que faturou a 4ª posição na modalidade. “Todos os atletas estão muito entusiasmados com a competição, tenho certeza que o município conquistará bons resultados”.

Os atletas participarão dos jogos nas 11 modalidades esportivas (bocha, atletismo, buraco, coreografias, damas, dominó, natação, danças de salão, malha, truco e vôlei masculino e feminino).

Ainda segundo Rosa, nessa segunda-feira (3/3), a partir das 14h, no Tebar Praia Clube, acontece a seletiva para as modalidades de buraco, dominó e truco.

Educação de São Sebastião promove seletiva do Projeto “Tabuada Vanguarda”

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na próxima quinta-feira (6/3), no Teatro Municipal, às 15h, a seletiva que vai definir o aluno sebastianense que representará o município no Projeto “Tabuada Vanguarda”, promovido pela TV Vanguarda, que tem por objetivo estimular a participação de escolas e estudantes em um evento cultural, educacional, competitivo e social.

Até a manhã desta quarta-feira (27/2), oito escolas confirmaram suas inscrições para a seletiva. São as EM’s Iraydes Lobo Vianna (Itatinga), Machado Rosa (Vila Amélia), Maria Francisca (Pontal da Cruz), Canto do Mar, Enseada, Sebastiana Bittencourt (Barra do Una), Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga) e Frúgoli (Enseada).

A escola que vencer a competição deve pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100. O recibo será emitido pelo organizador do evento e terá direito ao CD “Tabuada Musical”.

No mesmo dia da seletiva, as outras cidades, simultaneamente, vão escolher seus representantes que serão divididos em quatro grupos. Os alunos de cada equipe competem entre si, classificando um aluno de cada conjunto para a fase semifinal, no dia 16 de abril.

As disputas do 3º e 4º lugares e da grande final ficam para o dia 23 de abril e serão transmitidas pelo programa Vanguarda Mix.

O concurso de tabuada é destinado aos alunos de 8 a 12 anos de idade, que estejam cursando o ensino fundamental da rede pública, nas cidades de abrangência da Rede Vanguarda: Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina.

São Sebastião inicia programação de aniversário neste final de semana


Foto: Divulgação


A Prefeitura de São Sebastião preparou uma extensa programação de eventos para o município dentro das comemorações de emancipação político-administrativa.

Quem ganha o presente é o morador que pode desfrutar de muito esporte e cultura de qualidade com campeonatos, shows, teatro, dança e muita festa. A agenda tem o comando das Secretarias de Esporte (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur).
No próximo sábado (1º/3), as atrações iniciam no Teatro Municipal, às 17h, com a Companhia Trapiche, que apresenta a peça infantil "Os três porquinhos". Os ingressos custam R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia). Já a partir das 20h30, o clássico do Humanismo português "O Auto da barca do Inferno", de autoria de Gil Vicente, promete encantar o púbico. As entradas têm o preço de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Ainda no sábado, às 20h, se apresenta na Praça de Eventos da Rua da Praia, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), que promete uma apresentação de gala e gratuita. A Osusp vai homenagear o compositor brasileiro Villa Lobos sob a regência do seu diretor artístico, Carlos Moreno, com a execução de Bachianas Brasileiras 2, 5 e 8, e participação da solista e soprano Rosana Lamosa. O evento tem parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), da Universidade de São Paulo (USP).

A Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, regida pelo maestro Almir Clemente, também se apresenta às 20h do sábado na praça "Antônia Demertide de Jesus", localizada em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. O grupo ainda vai passar pelos bairros de Boiçucanga, no dia 15, e Topolândia, no dia 29 de março.

Mais informações sobre a programação dos 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião pelo telefone (12) 3892-2620.

Escolas municipais terão material didático e produtos da Lego no Ensino Fundamental



São três Kit’s para os alunos, fornecendo conceitos de mecânica, engrenagem e robótica
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lança nesta sexta-feira (29/2), às 19h, no Teatro Municipal, o Projeto de Educação Tecnológica – Lego Education, que vai proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano ensinamentos teóricos e práticos de mecânica, engrenagem e robótica divididos de acordo com os ciclos de ensino.

A expectativa da Seduc é que 400 educadores envolvidos com o Projeto participem do evento. De acordo com informações da Lego Education, divisão educacional da empresa dinamarquesa, os alunos do 1º ao 3º ano vão trabalhar com o “Kit de Ciência e Tecnologia na Infância”, que possui peças inquebráveis e podem ser usadas de várias maneiras, visando desenvolver nas crianças aptidões criativas e habilidades de solução de problemas.

Os estudantes do 4º e 5º ano terão o Kit de “Mecanismos Simples e Motorizados” e vão aprender conceitos de estruturas, forças, níveis, engrenagens, roldanas, rodas, eixos e mecanismos simples e motorizados. Já os do 6º ao 9º ano vão operar com Robótica no Kit “Lego Mindstorms – Robótica” que tem o intuito de fazer com que os alunos, por meio dos desafios propostos, sejam capazes de buscar soluções de problemas.

Além dos kits, a Lego vai fornecer material didático pedagógico com conceitos e situações-problema para facilitar o aprendizado em outras disciplinas relacionadas do horário de aulas. Os materiais promovem o trabalho em equipe.

Está prevista para a segunda semana de março a vinda de representantes da Lego para ambientação do Projeto e oferecer assistência às unidades.

O evento no Teatro Municipal vai contar com as presenças do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia e da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite. Representando a Lego, estarão no evento as pedagogas Vera Lúcia Spina Velloso Giuliano e Carmem Maciel.

O Projeto de Educação Tecnológica – Lego Education é fundamentado nos quatro Pilares da Educação, pautado na metodologia de contextualizar, construir, analisar e continuar, favorece o trabalho em equipe, valoriza a aprendizagem e a divisão de responsabilidades, competências fundamentais a serem aprendidas pelos alunos.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

A PRAIA QUE ESTA UM LIXO





Fotos: ROBERTO OLIVEIRA

Mas em belezas e delicias
um palpite eu arrisco
vá pra São Sebastião
ver o lixo nas praias de São Francisco!!!

Pergunto eu:
Cade o pessoal da Prefeitura de São Sebastião que não limpa mais as praias,
quem vai vir pra cá, passar final de semana, se as praias estão um verdadeiro lixo.
Por que sera que o turismo de São Sebastião é todo organizado para a costa sul e o resto se encontra um caos, cade a secretaria que cuida da limpeza urbana?? será que o voto dos imigrantes da costa sul é melhor que o voto dos poucos caiçaras que ainda residem em São Sebastião?
Cade os Vereadores eleitos pelo povo? que não veem isso, principalmente no Bairro de São Francisco, que por falta de 1 vereador tem 3, vamos la minha gente vamos trabalhar pelo povo, afinal de contas voces vivem as custas do sangue deles, e estamos em um ano de eleição...

Vereador reivindica serviços de limpeza em ruas próximas de córregos




Foto - Lixo acumulado ao lado do Córrego do Outeiro - Divulgação-CMSS

Preocupado com a proliferação de doenças em virtude do acúmulo de lixo nas ruas e com as fortes chuvas, o vereador Félix João dos Santos “Félix Geléia” (DEM) enviou requerimentos ao prefeito, reivindicando serviços de limpeza nas ruas localizadas nas proximidades do córrego do Outeiro, na Vila Amélia.

Ele argumenta que foi procurado por pessoas que moram próximas do córrego, e relataram a preocupação com a falta de coleta dos resíduos. “No local existe uma creche e uma escola e a concentração de crianças brincando é grande, o mau cheiro que exala é outro problema, além de todo o lixo ir parar no córrego quando chove”, justifica Geléia.

O autor do requerimento disse que antigamente a empresa ENOB disponibilizava lixeiras móveis que ficavam próximas ao córrego e isso segundo ele, minimizava o problema, evitando o mau cheiro.

No documento, Geléia indaga ao prefeito o motivo da retirada da lixeira e se existe a possibilidade da mesma ser recolocada.

Segundo ele, caso a solicitação não possa ser atendida, “que providência será tomada para resolver o problema”, questiona.

Limpeza na rua Onofre Santos – Em outro requerimento, o parlamentar solicita que seja efetuada limpeza na rua Onofre santos, bairro Topolândia.

Geléia argumenta que não sabe o motivo dos serviços serem realizados até determinada residência. “Do número 587 ao 685 a limpeza não é feita e os moradores querem explicações sobre essa atitude”, explica.

No requerimento, o vereador pergunta há possibilidade da equipe de limpeza limpar a rua em toda extensão.

Iluminação pública – Geléia quer informações sobre a possibilidade de se implantar iluminação pública na rua Mário de Souza Prado, no bairro da Olaria.

Entidades discutem “auto-estima e cotidiano” no Dia Internacional da Mulher

A partir da próxima segunda-feira (3/3), começam as atividades elaboradas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), que contará com entrevistas na rádio, palestras nos bairros, ações de motivação e espetáculo teatral entre outras ações promovidas pela parceria entre o Conselho Municipal da Condição Feminina, Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das entidades ONG- Pérola Negra e Associação dos Caseiros e Empregadas Domésticas de São Sebastião. O tema de reflexão proposto para a data será a “Auto-estima e o cotidiano da Mulher”.

Na segunda-feira, as conselheiras da Condição Feminina e as representantes da AAMS serão as entrevistadas do programa “Jornal da Morada - A voz do Povo” (95.5 MHz). Em seguida, está programado um café da manhã de confraternização entre as entidades sebastianenses que prestam serviços à mulher na sede da AAMS, localizada à rua Nossa Senhora da Paz, no Centro. Ainda na mesma data, as conselheiras da Condição Feminina concedem entrevista na Rádio Comunitária de Boiçucanga, na Costa Sul (104.9 MHz) e a partir das 18h30, na sede da Associação, será realizado um curso de maquiagem e uma apresentação com Neide Palumbo, que promete divertir a todos com seus “causos caiçaras”.

No dia 4/3 (terça-feira), a programação reserva palestras de motivação com as conselheiras da Condição Feminina, às 10 e 15h, em Boiçucanga, e no fim da tarde, às 18h30, na sede da AAMS, está prevista uma sessão da Terapia do Riso.

Na quarta-feira (5/3), às 18h, estão programadas atividades de motivação na Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), na Costa Sul, com palestra da psicóloga Elisabeth Chagas.

Já na quinta-feira (6/3), as palestras de motivação serão realizadas no Centro, a partir das 14h, para as mulheres assistidas pelos programas da Setradh. Ainda na quinta, a partir das 18h30, na sede da AAMS, será realizada uma palestra sobre os benefícios da feng shui, antiga arte oriunda da China que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente através dos cinco elementos da astrologia chinesa, com a arquiteta Kátia Gomes Severi.

Na sexta-feira (7/3), a partir das 17h30, no Berçário Amigo da Criança, no bairro de São Francisco, a programação reserva uma palestra sobre auto-estima e cotidiano da mulher e em seguida, às 20h, no pátio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está prevista uma apresentação musical com o cantor Antônio Carlos, em homenagem às conselheiras e membros de entidades sebastianenses que realizam atendimento à mulher.

Fechando as atividades no sábado (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Teatro Municipal recebe às 20h30 o espetáculo “1,2,3...7” da Cia. de Dança Cisne Negro. Os ingressos serão vendidos a preço popular (R$ 5), com renda revertida para a AAMS.

História
Em 8 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque (EUA), ocuparam o pátio e fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução da jornada e equiparação de salários com os homens. A manifestação foi reprimida com violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia da tragédia passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às vitimas da fábrica de tecidos, porém, só em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data por meio de um decreto.

Prefeitura autoriza construção de praça em Toque Toque Pequeno




Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião autorizou a construção de uma praça em área pública localizada no bairro de Toque Toque Pequeno, na Costa Sul do município. O local, que estava cheio de mato e tem aproximadamente 300 metros quadrados, fica na rua Yogiro Takaoka e vinha sendo utilizado para o depósito de entulho, podas e outros tipos de resíduos.

A implantação da praça foi uma solicitação da Sociedade Amigos do bairro, a Sapeque, que recebeu os equipamentos das Faculdades São Sebastião (Fass). No local, além de bancos e bloquetes, foram colocados alguns brinquedos de madeira como escorregador, balanço, gangorra, dentre outros. A área também receberá iluminação pública, cuja energia elétrica já foi solicitada pela Prefeitura à empresa Bandeirante.

A inauguração da praça será no dia 22 de março de 2008, dentro das comemorações de aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião.

Em Toque Toque Pequeno o município também investe na quadra de esportes da Escola Municipal João Gabriel, que está recebendo cobertura metálica em atendimento a uma antiga reivindicação da comunidade.

Ciama oferece aulas de Baby Yoga para mães e filhos em São Sebastião




Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Com o objetivo de estimular e estreitar ainda mais os laços mãe-filho, combater a depressão pós-parto e promover a integração por meio de troca de experiências entre outras mães, o Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), órgão ligado a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, está oferecendo aulas de Baby Yoga. A iniciativa teve início nesta semana e será realizada semanalmente às terças-feiras, a partir das 14h, no Ciama, localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, no bairro da Topolândia.

“Muitas mães querem ficar com seus bebês e ao mesmo tempo voltar à forma, mas não podem freqüentar uma academia. O Baby Yoga é uma alternativa eficaz e traz benefícios a ambos”, explica Carla Maria Bruço, enfermeira coordenadora do Ciama, que foi a São Paulo participar de um curso de formação para ministrar as aulas.

Com exercícios simples de relaxamento, alongamento e respiração, as mães praticam a atividade junto aos filhos e em conjunto com outras mulheres. São 40 minutos para desligar-se do mundo e curtir intensamente o contato com o bebê praticando simultaneamente uma atividade física.

Na primeira aula, cerca de dez mães compareceram e o destaque ficou para o pai Eduardo Antônio, 30 anos, morador do Centro, que realizou os exercícios com o pequeno Carlos Eduardo, de apenas 17 dias. “Vim acompanhando minha esposa Cleonice, mas devido à operação recente ela não pôde fazer os exercícios. Gostei muito da experiência e mesmo quando ela puder praticar eu vou continuar acompanhado e farei junto. Só preciso de um alongamento antes”, fala.

De acordo com Carla Bruço, o Baby Yoga pode ser praticado com bebês de um mês a um ano e meio e as mães que passaram por cirurgias cesarianas podem praticar com restrição a alguns exercícios. No meio da aula, a enfermeira passa noções da shantala, massagem própria para bebês originária da Índia, que além de contribuir para a diminuição de cólicas e aumentar a flexibilidade, entre outros benefícios, fortalece ainda mais o vínculo entre mãe e filho.

As mamães gostaram da novidade e aprovam a iniciativa. “Adorei a experiência da Yoga, me senti mais perto ainda da minha filha. A shantala eu já conhecia e é maravilhosa. Sinto que ela gosta também”, afirma Elisabete Jesus Santos Pedroso, 26 anos, moradora do Itatinga, e mãe da pequena Cassiane, de 10 meses. Patrícia Pinheiro Braga de Souza, 29 anos, também partilha a mesma opinião e acredita que sua filha Beatriz, de quatro meses, tem se desenvolvido de forma mais rápida se comparada à primeira filha, hoje com quatro anos. “Na minha primeira gestação eu não pratiquei esses exercícios, mas agora com a Beatriz dá para perceber que ela tem muito mais coordenação motora, por exemplo”, conclui.

Cisne Negro altera programação de dança em São Sebastião



Foto: Divulgação

A produção da Companhia de Dança “Cisne Negro” vai apresentar o programa “1,2,3...7”, que também celebra os 30 anos do grupo reconhecido em todo o país e no mundo. O espetáculo será no Teatro Municipal no dia 8 de março, às 20h, dentro das comemorações dos 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião. Inicialmente, a apresentação seria de “Revoada”, mas a alteração ocorre em função de problemas técnicos da Cia.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. As entradas estão à venda no Teatro Municipal e na sede do Fundo Social, localizado na rua Sebastião Silvestre Neves, com ingresso solidário no valor de R$ 5, que será revertido para a Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).

Os trabalhos da Cia Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul e Chile. O grupo exibiu um modelo de trabalho dentro da dança brasileira construído com profissionalismo. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-4991.

São Sebastião recebe Copa da Juventude de Vela pela primeira vez




Foto: Celso Moraes/PMSS

Pela primeira vez, o canal de São Sebastião recebe entre os dias 5 e 9 de março de 2008 a Copa da Juventude de Vela, um dos eventos mais tradicionais do iatismo brasileiro. A competição será realizada na Praça da Vela, na região central, e faz parte das comemorações de aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa do município.

O evento, que é responsável pelo lançamento de grandes nomes como Robert Scheidt, deve reunir cerca de 50 atletas com idades entre 16 e 18 anos. Além do título, estarão em jogo as vagas para compor a equipe brasileira que disputará o Mundial da International Sailing Federation (ISAF), marcado para acontecer entre os dias 10 e 19 de julho em Arhus, na Dinamarca.

Outros destaques também estarão presentes na copa como a velejadora Patrícia Freitas, classificada para representar o país na categoria de Prancha à Vela nas Olimpíadas de Pequim, e os árbitros Nelson Ilha e Ricardo Navarro. “Este ano teremos uma competição muita bem conduzida, pois, embora não tenhamos muitos atletas, a qualidade e o nível de competição serão altos”, comenta o técnico e organizador, Eduardo Melchert.

Dentre as classes participantes estão: Hobie Cat 16, 420, Prancha à Vela e Laser Radial (para mulheres) e Laser Standard (para homens).

“Esse é o maior campeonato que a cidade recebe e isso se deve ao trabalho que é feito com a formatação de estrutura e atletas dentro do município. Dessa forma, São Sebastião caminha para se tornar o pólo de desenvolvimento da vela no Brasil”, avalia a secretária de Esportes, Raquel Buzi. Para ela, a expectativa do evento também é boa, já que a cidade tem mostrado que a modalidade é uma de suas vocações.

A Copa da Juventude é uma realização da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), da Associação de Vela de São Sebastião (AVSS) e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

Informações pelos telefones (12) 3892.6257 e 3892.2106.

Comemorações do aniversário de São Sebastião começam no próximo fim de semana


Foto: Celso Moraes/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião preparou uma extensa programação de eventos para o município dentro das comemorações de emancipação político-administrativa. Quem ganha o presente é o morador que pode desfrutar de muito esporte e cultura de qualidade com campeonatos, shows, teatro, dança e muita festa. A agenda tem o comando das Secretarias de Esporte (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur).

No próximo sábado (1º/3), as atrações iniciam no Teatro Municipal, às 17h, com a Companhia Trapiche, que apresenta a peça infantil “Os três porquinhos”. Os ingressos custam R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia). Já a partir das 20h30, o clássico do Humanismo português “O Auto da barca do Inferno”, de autoria de Gil Vicente, promete encantar o púbico. As entradas têm o preço de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Ainda no sábado, às 20h, se apresenta na Praça de Eventos da Rua da Praia, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), que promete uma apresentação de gala e gratuita. A Osusp vai homenagear o compositor brasileiro Villa Lobos sob a regência do seu diretor artístico, Carlos Moreno, com a execução de Bachianas Brasileiras 2, 5 e 8, e participação da solista e soprano Rosana Lamosa. O evento tem parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), da Universidade de São Paulo (USP).

A Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, regida pelo maestro Almir Clemente, também se apresenta às 20h do sábado na praça "Antônia Demertide de Jesus", localizada em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. O grupo ainda vai passar pelos bairros de Boiçucanga, no dia 15, e Topolândia, no dia 29 de março.

Já no domingo (2/3), a atração será o grupo de pagode “Revelação”, que apresenta o show da turnê “Velocidade da Luz”. A apresentação ocorre no bairro da Topolândia, ao lado do Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, a partir das 22h.

Mais informações sobre a programação dos 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião pelo telefone (12) 3892-2620 e no site www.saosebastiao.sp.gov.br.

Ilhasat e Colinas se enfrentam nas semifinais da Copa São Sebastião


Fotos: Celso Moraes/PMSS

A bola vai rolar nesta quarta-feira (27/2), a partir das 19h, no campo de futebol de areia da Rua da Praia, na região central, pelo segundo jogo das semifinais da 2ª Copa São Sebastião de Beach Soccer Feminino. O duelo será entre Ilhasat e Colinas e define um dos finalistas da competição.

A partida deve ser bem disputada, pois as duas equipes tiveram boas atuações na primeira fase. O Ilhasat terminou na segunda colocação, com 12 pontos e o Colinas conseguiu a terceira posição, com nove pontos conquistados em cinco jogos. Quem vencer o confronto disputa a final, marcada para a sexta-feira (29/2), às 19h, com o Ájax/Canto do Mar ou Seleção sebastianense.

A 2ª Copa São Sebastião de Beach Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

Summer Crail agita Rua da Praia nesta quarta-feira


Fotos: Felipe Queiroz/PMSS


A pista de skate da Rua da Praia, região central, recebe nesta quarta-feira (27/2), a partir das 9h, o “Summer Crail”. O evento, que contará com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Esportes (Seesp), promete agitar adeptos e reunir 11 skatistas profissionais.

A parada fará parte da filmagem do DVD “Da Tour”, um projeto que terá a presença de grandes nomes da modalidade, como Biano Bianchin, Lincoln Ueda, Fabio Castilho, Rafael Gomes e Fabio Cristiano. Além das principais manobras, os esportistas também realizarão sessões de autógrafos e distribuição de brindes.

O “Summer Crail” também passará pelas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, São José, Caraguatatuba e Ubatuba até o dia 2 de março.

Cisne Negro apresenta “Revoada” no Teatro Municipal de São Sebastião



Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS

A Companhia de Dança “Cisne Negro”, reconhecida no Brasil e no mundo, promete uma grande apresentação em São Sebastião dentro da programação dos 372 anos de emancipação político-administrativa. O espetáculo “Revoada” será realizado no dia 8 de março (sábado), às 20h, no Teatro Municipal, com ingresso solidário no valor de R$ 5, que será revertido para a Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).

O evento é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A apresentação da Cisne Negro celebra os mais de 30 anos de uma das melhores Companhias de dança contemporânea do país. As entradas estão à venda no Teatro Municipal e na sede do Fundo Social, localizado na Rua Sebastião Silvestre Neves.

A apresentação tem o comando da coreógrafa Gigi Caciuleanu e música de Igor Stravinsky. O espetáculo em solo sebastianense será o último no Brasil antes da turnê pela Argentina e Uruguai. Neste ano, a “Cisne Negro” promete apresentações nos Estados Unidos e Chile.

O diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, disse que a apresentação também integra as comemorações ao Dia da Mulher. “A parceria entre a Prefeitura e a Companhia foi perfeita para que a população possa assistir ao espetáculo a preços populares. A dança é a melhor da temporada e foi vista por milhares de pessoas. Tenho certeza que todos vão se emocionar”, ressaltou Gaspar.

Os trabalhos da Cia Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul e Chile. O grupo exibiu um modelo de trabalho dentro da dança brasileira construído com profissionalismo. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-4991.

Prefeitura e Unibanco renovam convênio para projeto Ventos & Velas

Contrato aumentou para cinco anos e recurso subiu cerca de 150% por mês



A Prefeitura de São Sebastião e o Unibanco assinaram nesta segunda-feira (25/2) o convênio para o repasse de verbas para o projeto Ventos & Velas desenvolvido pela Secretaria de Esportes (Seesp). A previsão de investimentos para os próximos anos fez a instituição elevar em cerca de 150% o valor a ser repassado mensalmente. Serão R$ 10.578,00 por mês pelo período de cinco anos.

Na avaliação do prefeito Dr. Juan Garcia, o município tem o compromisso de investir neste setor porque São Sebastião tem vocação para os esportes náuticos.

O gerente geral do Unibanco em São Sebastião, Gustavo Ferreira, ressaltou o resultado positivo do convênio anterior, por isso o banco fez a parceria novamente.

Com o recurso a ser investido, a Seesp vai pagar o aluguel da casa onde funciona o projeto, além de fazer a manutenção do imóvel e dos equipamentos, realizar eventos, aplicar na escolinha e treinamento, adquirir novos equipamentos e abrir novos curso profissionalizantes.

A secretária de Esportes, Raquel Buzi, ressaltou que a Vela em São Sebastião deu um grande passo e é considerada a cidade que mais investe em iatismo, além de estar localizada em um ótimo ponto para a prática do esporte.

Prefeitura visita centros esportivos de Barueri

Representantes da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião (Seesp) visitaram na tarde desta segunda-feira (25/2) os principais complexos esportivos de Barueri (SP). O objetivo foi conferir a estrutura utilizada nos locais para implantar no projeto de reforma do Estádio Municipal Otoniel Santos, localizado na região central.

Entre as paradas do grupo, formado pela secretária de Esportes, Raquel Buzi; do chefe de manutenção, Waldemar Albuquerque; do diretor de esportes, Alexandre Chagas; da diretora de planejamento, Kátia Severi; do chefe da divisão de projetos, Rodrigo Cesário, e do fiscal de obras, Sérgio Nascimento, estiveram a “Arena Barueri” e o Ginásio de Esportes José Correia.

A Arena Barueri, sede das partidas da equipe do Grêmio Recreativo Barueri na primeira divisão do Campeonato Paulista, foi inaugurada no dia 26 de maio de 2007 e, atualmente, tem capacidade para 20 mil pessoas. Construído com o objetivo de ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o espaço contará ainda com uma arquitetura moderna e lotação máxima de 40 mil lugares até 2009. Já o Ginásio José Correia também conta com uma estrutura nova e tem capacidade para cerca de 5 mil pessoas. “Acreditamos que com essa visita poderemos aperfeiçoar o projeto de reforma do nosso estádio para trazer mais tecnologia e oferecer mais infra-estrutura e conforto para atletas e comunidade”, destaca Raquel Buzi. Após o término do projeto, a obra do Estádio Otoniel Santos entrará em fase de licitação. O início da reforma está previsto para o segundo semestre deste ano.

Prefeitura prossegue com atividades da Ginástica Laboral


Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS

Com o objetivo de promover a saúde e evitar doenças ocupacionais, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e a divisão de Segurança do Trabalho, ligada à Secretaria de Administração (Secad), prossegue com as atividades de Ginástica Laboral para os servidores públicos municipais.

As aulas utilizam apenas 30 minutos do dia e possuem uma série de alongamentos e relaxamentos, além da flexibilidade das articulações em grandes grupos musculares, como ombros, troncos e pernas, de acordo com a função de cada pessoa. “Os funcionários falam sobre a melhoria na qualidade de vida que obtiveram com a Ginástica Laboral antes de começar o dia de trabalho”, conta o professor especialista em fisiologia e terceira idade, José Iran Peppe de Paula.

O exercício também tem como finalidade a diminuição das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), ocasionadas no dia-a-dia pela rotina constante de repetição de movimentos de membros do corpo. Outro benefício é a redução dos “desvios de postura”, como lordoses cervicais, lombares e escolioses. “As atividades da Ginástica Laboral são frequentemente utilizadas em empresas e corporações com grande número de trabalhadores. Aqui na Prefeitura queremos fazer com que os servidores tenham consciência da importância e dos benefícios que podem ter”, comenta o chefe de Segurança do Trabalho, Sebastião Passarelli.

A Ginástica Laboral na Prefeitura começou em abril de 2007 e atingiu a participação média de 100 pessoas por semana. Mais informações pelo telefone (12) 3891-2084.



Confira os locais e horários:



Terça-feira

7h - Viveiro Municipal

8h - Secretaria de Saúde (Sesau)

9h - Secretaria de Educação (Seduc)



Quarta-feira

7h - Secretaria das Subprefeituras (Sesub)

8h - Secretaria de Meio Ambiente/Secretaria de Obras e Planejamento (Semam/Seop)

9h - Tributária



Quinta-feira

7h - Regional Costa Norte

8h - Secretaria de Saúde (Sesau)

9h - Secretaria de Educação (Seduc)

Prefeitura propõe parceria com Sabesp para implantar saneamento básico nas ZEIS


Foto: Divulgação/PMC

Continuidade das obras referentes às Estações de Tratamento de Esgoto na Costa Sul, além da Estação de Tratamento de Água, também foi questionada pelo secretário de Obras e Planejamento em reunião com representantes da estatal



Durante encontro realizado em Caraguatatuba, no último sábado (23/2), o secretário de Obras e Planejamento da Prefeitura de São Sebastião, Thales Carlini, que representou o prefeito Dr. Juan Garcia, propôs aos representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) parceria com a administração visando à implantação de saneamento básico nos Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS).

Segundo Carlini, a administração poderia implantar a rede de esgoto e a estatal construir as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), semelhante ao que aconteceu na Vila Sahy, um núcleo congelado que foi transformado em ZEIS, onde a melhoria foi executada por meio de convênio entre Prefeitura e a Sociedade Amigos da Barra do Sahy, localizada na Costa Sul do município.

A reunião contou com a presença do presidente da estatal, Gesner Oliveira, da secretária estadual de Minas e Energia, Dilma Pena, do diretor de sistemas regionais da empresa, Umberto Semeghini, do superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Felipe Costa, do deputado estadual Mozart Russomano, prefeitos de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, entre outros profissionais que atuam na região.

Na ocasião, o secretário também falou sobre o congelamento das áreas irregulares existentes em São Sebastião que foi aplicado pela Prefeitura para conter o crescimento desordenado no município. Tais locais poderão receber serviços de infraestrutura, como energia elétrica, iluminação pública, pavimentação, saneamento básico, dentre outros, após serem decretados como ZEIS.

A secretária de Minas e Energia considerou a proposta útil, mas declarou que a Sabesp terá de incluir as áreas decretadas como ZEIS em seu plano diretor, o que já foi solicitado ao superintendente do Litoral Norte, para realização de análise e estudos referentes aos serviços de saneamento básico.

Carlini questionou, ainda, a continuidade das construções das ETE’s localizadas nos bairros Paúba, Maresias, Barra do Una e Engenho e Baleia e Sahy, na Costa Sul da cidade. De acordo com a Sabesp, a obra em Paúba será reiniciada até outubro de 2008. A ETE da Baleia e Sahy será licitada até junho de 2008, com previsão para os serviços serem iniciados em dezembro de 2008. Já a ETE de Maresias deve começar a ser construída em agosto de 2009.



Água
O secretário Thales Carlini aproveitou a ocasião para indagar como está a situação da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro de Barra do Una, também na região sul do município, que é abastecida pelo rio Ribeirão Cristina. Ele explica que a ETA deve ter prioridade para entrar em funcionamento porque vários bairros serão beneficiados com água potável.

Segundo a Sabesp, o local onde está edificada a ETA é uma Área de Preservação Permanente (APP) e se encontra em litígio junto a Justiça Federal. A estatal informou que o laudo da perícia ambiental realizada na área foi favorável a Sabesp porque se constatou que não houve danos ambientais no local. Uma nova perícia foi solicitada pela Justiça para que sejam analisados os fatos inerentes a edificação da ETA.

Para Carlini, a reunião foi positiva. “A Sabesp está procurando descentralizar seu poder e se aproximar das cidades do Litoral Norte de São Paulo. A descentralização pode beneficiar as ações, que devem acontecer mais rapidamente porque a estatal está vendo os problemas de perto e assim tomar atitudes em relação ao saneamento básico da região, que é precário”, avalia o secretário.

Prefeitura discute planejamento escolar com gestores e professores


Foto: Gustavo Nascimento/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove entre os dias 27 e 29 de fevereiro (quarta-feira a sábado), o planejamento escolar para o ano letivo de 2008 com a equipe gestora e os professores da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A equipe gestora e professores do 2º ao 5º ano estarão reunidos em suas escolas para o planejamento, com horário estabelecido pelas unidades, nos dias 27 e 28. Na mesma data, a EM Henrique Botelho, que fica no Porto Grande, recebe o primeiro encontro do Projeto “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Seduc e a Fundação Volkswagen. Participam educadores que ministram aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir das 8h.

Os diretores e coordenadores da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental estarão presentes na primeira capacitação do ano do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some), na Emei Reino da Alegria, localizada na Topolândia, a partir das 8h.

O dia 29 será destinado para o grupo-escola que participou das capacitações do Some e Cenpec se reunir e fazer o planejamento nas escolas, juntamente com os educadores. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717.

São Sebastião entra para o guia turístico da operadora CVC

A partir deste ano, o município de São Sebastião passa a integrar o guia de turismo produzido pela operadora CVC, considerada a maior do Brasil, e que vai para todos os agentes que trabalham com a marca no país.

O lançamento foi feito esta semana durante a Feira da CVC, em São Paulo, quando também foi apresentado o projeto “Viaje com Seu Carro”. Dois hotéis sebastianenses entraram no pacote turístico como opção para os turistas que virão para a cidade. São eles: Salvetti Praia Hotel, localizado na praia de Boracéia, e Villa L’ Mare Hotel, na praia de Maresias, ambos na Costa Sul.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, esse é um passo importante na divulgação do turismo na cidade. “A CVC é uma operadora de credibilidade em todo o país e também no exterior. Essa publicação coloca São Sebastião na rota de um novo público.”

Pelo programa “Viajem com seu carro”, o turista pode comprar o pacote e um dos hotéis e parcelar em até cinco vezes. Caso venha de outro país do Mercosul ou Estado, tem a opção de comprar o pacote aéreo e fazer o transfer do aeroporto de Guarulhos para a cidade.

“Hoje são dois hotéis participantes, mas a meta é que outros estabelecimentos se cadastrem junto à operadora e tenha mais essa opção de turismo”, afirma Júlio Buzi.

Cobertura de comércio clandestino é removida na Vila Sahy, em Barra do Sahy



Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e Meio Ambiente (Semam), efetuou nesta sexta-feira (22/2), na Vila Sahy, em Barra do Sahy, na Costa Sul do município, a remoção de uma tenda de lona de aproximadamente 40 metros quadrados que servia como cobertura para um comércio clandestino. No local, eventos como forró eram realizados pelo proprietário, cuja emissão de som ultrapassava o limite de 45 decibéis e gerava inúmeras reclamações por parte dos moradores.

Esta é a terceira vez que os fiscais executam a ação no local porque o proprietário reconstruiu na área. Ele já recebeu várias notificações para interromper a atividade.

Toque-Toque Pequeno realiza 17º Torneio Aleluia de Canoagem


Fotos: Ricardo Faustino/PMSS

Com o objetivo de resgatar os eventos esportivos realizados pelos caiçaras, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), promove no dia 22 de março, a partir das 9h, o 17º Torneio Aleluia de Canoagem.

A expectativa é de que mais de 30 pessoas participem da competição. As categorias em disputa serão Típico, Regata, Feminino e Caiaque para um, dois, três e quatro remos, sendo que os três primeiros colocados ganham troféus e cestas básicas. “Esses eventos têm as características da cidade. O que nós pretendemos fazer é manter a tradição local e passar para novas gerações”, explica o diretor de eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva.

Outro destaque será a corrida da melhor idade, que também deve promover muita diversão para a população local, e a corrida de pedestre para as crianças com idades entre cinco e 10 anos. “Também temos o intuito de integrar e movimentar a melhor idade e as crianças do bairro”, afirma Amilton Pacheco, presidente da Sapeque.

No final do Torneio, os participantes e público ainda poderão saborear a tradicional peixada assada na brasa e curtir a queima de fogos. Mais informações pelos telefones (12) 3892-6257 e 3892-3338.

Velejadores disputam Copa da Juventude em São Sebastião


Foto: Celso Moraes/PMSS
Evento é realizado pela primeira vez na cidade e já lançou nomes de peso no cenário esportivo internacional, como o velejador Robert Scheidt.



Entre os dias 5 e 9 de março, o Canal de São Sebastião será o palco da Copa da Juventude de Vela, um dos eventos mais tradicionais do iatismo brasileiro. A competição, que será realizada na Praça da Vela, na região central, faz parte das comemorações de aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa do município.

Responsável por lançar grandes nomes, como Robert Scheidt, o campeonato deve reunir cerca de 50 atletas com idades entre 16 e 18 anos. Além do título, estarão em jogo as vagas para compor a equipe brasileira que disputará o Mundial da ISAF (International Salling Association), marcado para acontecer entre os dias 10 e 19 de julho em Arhus, na Dinamarca. Dentre as classes participantes estão: a Hobie Cat 16, 420, Prancha à Vela e Laser Radial (para mulheres) e Laser Standard (para homens).

A copa também terá destaque pelos nomes que receberá dentro e fora da água, como a velejadora Patrícia Freitas, classificada para representar o país na categoria de Prancha à Vela nas Olimpíadas de Pequim, e pelos árbitros Nelson Ilha e Ricardo Navarro, que assim como a atleta também estarão no mais importante evento esportivo do mundo. “Este ano teremos uma competição muito bem conduzida, pois embora não tenhamos muitos atletas, a qualidade e o nível de competição serão altos”, comenta o técnico e organizador, Eduardo Melchert.

Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a expectativa também é boa, já que a cidade tem mostrado que a modalidade é uma de suas vocações. “Esse é o maior campeonato que a cidade recebe, e isso se deve ao trabalho que é feito com a formação de estrutura e atletas dentro do município. Dessa forma, São Sebastião caminha para se tornar o pólo de desenvolvimento da vela no Brasil”, destaca a secretária.

A Copa da Juventude é uma realização da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), da Associação de Vela de São Sebastião (AVSS) e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com apoio do Porto Grande Hotel e da Rádio Morada do Sol FM. Mais informações podem ser obtidas através do Aviso de Regata, disponível na página do evento no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br/copajuventude), que oferece instruções sobre inscrições, infra-estrutura, percursos e sistema de punição, ou através dos telefones (12) 3892-6257 e 3892-2106.



Programação



5 de março

9h – Inscrições e medições

17h – Cerimônia de Abertura

18h – Reunião de Comandantes



6 de março

13h – Regatas



7 de março

13h – Regatas



8 de março

13h – Regatas



9 de março

13h – Regatas

16h – Término das Regatas

18h – Cerimônia de Premiação

Orquestra Sinfônica da USP faz apresentação de gala na Rua da Praia


Foto: Celso Moraes/PMSS
Evento faz parte das comemorações dos 372 anos de São Sebastião


A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) vai abrir em grande estilo as comemorações de emancipação político-administrativa de São Sebastião. A apresentação do grupo será no próximo sábado (1º/3), a partir das 20h, na Praça de Eventos da Rua da Praia. A entrada é franca.

A realização é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), da Universidade de São Paulo (USP). No ano passado, o Teatro Municipal recebeu a apresentação da Orquestra que teve lotação máxima.

Desta vez, a Osusp homenageia o compositor brasileiro Villa Lobos sob a regência do seu diretor artístico e regente titular, Carlos Moreno, que promete a execução de Bachianas Brasileiras 2, 5 e 8, recebendo a solista e soprano Rosana Lamosa.

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que a atração na Rua da Praia é mais um evento cultural diversificado para presentear o município no mês de aniversário. “O grande destaque é que teremos música erudita ao ar livre e muitas pessoas poderão conferir gratuitamente”, disse Buzi.

A Osusp é vencedora do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria “Melhor Orquestra”, também indicada na mesma categoria em 2005. Atualmente, o grupo trabalha para alcançar a excelência da execução musical, tendo como marca a execução de Ciclos Sinfônicos completos, incluindo as Sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, Schumann, Choros de Camargo Guarnieri, Poemas Sinfônicos de Korsakov e as Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos.



Orquestra sinfônica da USP – Bachianas Brasileiras

Data: 1º/3/2008 (sábado)

Horário: 20h

Local: Praça de Eventos da Rua da Praia

Duração: 1h30

Informações: (12) 3892.2620 e 3862.8400

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

NOTICIAS DA CAMARA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

Foto - Barcos Pesqueiros no bairro São Francisco - Silvia Amparo-CMSS


Vereador questiona investimento no setor pesqueiro de São Sebastião



A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade de votos, o requerimento do vereador Modesto Koji Ono (PPS), o Kotian, que solicita ao Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, informações sobre os investimentos previsto na área pesqueira da cidade, ainda esse ano.

Kotian salienta que o orçamento de 2007, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca está estimado em R$ 157 milhões, e requer informações sobre quanto desse valor deve ser investido para estruturar o setor pesqueiro no município, com o objetivo de dar condições de crescimento e geração de renda para os profissionais da área.

O vereador afirma que São Sebastião possui um dos mais profundos canais marítimos naturais, com registro de mais de 500 pescadores, de acordo com o último recadastramento da SEAP (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca). Além disso, o município possui 300 embarcações pesqueiras ativas.

“São mais de 2 mil pessoas sobrevivendo direta e indiretamente da atividade pesqueira no município”, explica.

Em novembro de 2007, a Prefeitura de São Sebastião informou que há um projeto para a construção do entreposto de pesca no bairro de São Francisco, mas a execução depende de autorização dos órgãos estaduais competentes.

O parlamentar disse que o Litoral Norte é um dos maiores produtores de camarão do Estado de São Paulo e o pescador não consegue desenvolver seu trabalho por falta de incentivo no setor pesqueiro. “Precisamos sair desse ostracismo”, sugere.

Para o vereador Dalton José da Silva (PR) há muito tempo o setor pesqueiro anda esquecido, além da falta de investimentos, na opinião dele, também falta uma política de valorização e incentivo, já que a pesca faz parte artesanal faz parte da cultura do município. “É a nossa história, nossa vida, nossa luta, quantas famílias que criaram seus filhos sobrevivendo apenas da pesca, mas infelizmente hoje, estamos muito distantes dessa realidade”, acredita.

Zoneamento Ecológico



Kotian também requer informações do chefe de Divisão de Pesca, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Álvaro Augusto Santos Moura, sobre quais medidas de educação ambiental foram promovidas junto aos pescadores artesanais, com o objetivo de orientar sobre as restrições impostas pelo zoneamento ecológico.

“O zoneamento ecológico proíbe a pesca em algumas áreas e também a captura de espécies. Eu quero saber se, após fiscalizar, o departamento de pesca da Prefeitura promove algum curso para informar os pescadores sobre as restrições, com o objetivo de impedir que as irregularidades voltem a ocorrer”, conclui.

NOTICIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTÃO

Mais de 1,4 mil pessoas se inscrevem para cursos profissionalizantes do CIP

Foto: Arnaldo Klajn/PMSS


Após três dias de inscrições, 1.467 pessoas se cadastraram para concorrer a uma das 240 vagas nos cursos do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de São Sebastião, que serão ministrados por meio de uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No próximo domingo (24/2), os candidatos devem passar por uma prova composta por 40 questões, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática, com base no Ensino Fundamental (4ª série).

De acordo com informações de Fábio Marcelo Pereira, chefe de divisão do CIP, por conta do alto número de inscritos será necessário realizar a prova em dois horários: 9h30 e 11h30 na EM Henrique Botelho, localizada à rua Ítalo Nascimento, 366, no Porto Grande, região central da cidade.

Ele ressalta que no ato da inscrição, cada candidato recebeu um protocolo com informações pertinentes à prova, inclusive o horário em que cada um deverá comparecer. “Os portões serão fechados impreterivelmente às 9h30 para a primeira turma e às 11h30 para a segunda. Por isso, recomendamos que os candidatos cheguem ao local com antecedência”, frisa. Para realizar a avaliação, será necessário apresentar um documento original com foto e portar caneta esferográfica preta ou azul.

De acordo com o edital, o resultado será divulgado em 3 de março. Além da prova, a Setradh deve realizar uma avaliação sócio-econômica com cada classificado. A somatória das duas dará direito à vaga. Os cursos oferecidos são preparação para o trabalho, carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial.

Projeto Marceneiro está com inscrições abertas

Foto: Celso Moraes/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), está com inscrições abertas para o Projeto Marceneiro, que oferece capacitação em marcenaria para jovens de 16 a 20 anos.

Os registros são destinados às pessoas oriundas de famílias acompanhadas nos núcleos de atendimento da assistência social, inseridas nos programas Bolsa Família, Renda Cidadã, Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead) ou em projetos como Ação Jovem ou Andorinha e jovens em atendimento na rede de serviços sócio-assistenciais.

O objetivo é formar quatro turmas com 60 pessoas. Os participantes são encaminhados pelas assistentes sociais e freqüentam o projeto em um ano de teoria, prática e atividades sócio-educativas.

O Projeto Marceneiro funciona em um galpão localizado na Rua Benedito Ramos dos Santos, 160, no Topovaradouro. Mais informações pelos telefones (12) 3862-6248 ou 3892-2844.

São Sebastião participa da posse da nova reitoria do Unimódulo em Caraguatatuba



Em uma cerimônia marcada por muita emoção, foi realizada na manhã desta quinta-feira (21/2), no auditório Ângelo Fonseca Nogueira do Centro Universitário Unimódulo, em Caraguatatuba, a transferência de cargo de reitor da Instituição. Assumiu oficialmente a função, o professor doutor Daniel Carreira Filho, que por muitos anos estava à frente da diretoria do Campus Anália Franco, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

A solenidade concretizou a série de mudanças pelas quais o Unimódulo passa desde outubro do ano passado, quando se tornou integrante do grupo educacional da Unicsul, de São Paulo.

A secretária de Educação de São Sebastião, Marilene Ramachotti Leite, representou o prefeito Dr. Juan Garcia. Estavam presentes também outras autoridades das cidades do Litoral Norte, entre secretários, deputados, mantenedores de instituições de ensino, além da imprensa regional.

O fundador do Únimódulo, professor Ângelo Nogueira Júnior, estava emocionado pela solenidade e destacou o momento em que passa o Litoral Norte. “A região está crescendo e a universidade deve expandir no mesmo ritmo. Sabemos que ela estará em boas mãos”, destacou.

Em seguida, o ex-reitor do Unimódulo, Alexandre Nogueira, fez a transmissão do cargo para o novo responsável, Daniel Carreira Filho, que agradeceu ao apoio dos prefeitos e seus representantes à universidade. “Temos muitos alunos de São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba em nossa instituição que estão matriculados nos cerca de 20 cursos oferecidos”, disse Filho.

Para 2008, a universidade pretende investir cerca de R$ 4 milhões em infra-estrutura, equipamentos pedagógicos e novos cursos. O Unimódulo está instalada nos campus “Centro” e “Martim de Sá”, totalizando mais de 200 funcionários técnico-administrativos, além de 100 professores e 2,4 mil alunos.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...