Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quinta-feira, janeiro 31, 2008

São Sebastião ganha dois ônibus de linha turística


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Os dois microônibus que compõem a Linha Turística de São Sebastião foram apresentados nesta quinta-feira pela Ecobus, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, para o prefeito Dr. Juan Garcia, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Eduardo Cimino e o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), Fábio Aranha.

A linha foi criada com o objetivo de atender uma clientela composta por turistas e mesmo moradores que querem conhecer as belezas naturais da cidade. Em caráter experimental, elas circularão durante o Carnaval, a partir deste sábado (2/2), saindo uma do bairro São Francisco, na região central, e outra de Barra do Una, na Costa Sul, se encontrando em Maresias.

“O trajeto foi pensando no sentido de atender toda uma gama de praias da cidade”, explicou o gerente geral da Ecobus, Jair Souza Inácio. Serão quatro horários de saída de cada uma das regiões. Haverá parada de pelo menos 10 minutos em cada praia para apreciação do turista.

A linha que sai do bairro São Francisco às 9h30 e 15h passará pela praia de onde o turista poderá conhecer o reduto dos pescadores, assim com o convento Nossa Senhora do Amparo, que tem quase 350 anos, seguindo para o Centro Histórico, com seus prédios tombados e preservados, e a nova Rua da Praia, palco dos grandes eventos da cidade; e passando pelas praias de Guaecá, Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno, Paúba e Maresias.

Na outra ponta, no mesmo horário, a linha sai de Barra do Una, no Canoas, pelas praias de Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Cambury, Camburizinho, Boiçucanga e parando em Maresias. As praias da Costa Sul são as mais apreciadas pelos turistas.

“Essa é uma iniciativa pioneira para a cidade. Hoje o fluxo de turista aumentou e a necessidade de conhecer o município é imperativa. Ajuda o turista e toda a cadeia produtiva do setor como comércio, restaurantes e meios de hospedagem”, disse o prefeito Dr. Juan Garcia.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, essa é uma ação concreta do Comtur. “Será possível mostrar todo o município de uma forma que muitos moradores ainda desconhecem. Proporciona uma oportunidade de alguém que está na Costa Sul vir conhecer o lado histórico da região central”, cita Buzi.

Para o presidente da Aciss, Fábio Aranha, a carência de transporte de apoio ao turista será suprida com a Linha Turística. É uma opção muito bem vinda para movimentar o setor turístico”, disse.

Já o presidente do Comtur, Eduardo Cimino, disse que essa linha é apenas o início de um projeto maior que será discutido este ano com os integrantes do órgão. “Esse foi o pontapé inicial para um projeto macro”, adiantou.


SERVIÇO

Valor da passagem: R$ 5
Horários:
Costa Norte - Centro

9h30 – São Francisco - Maresias

12h30 – Maresias – São Francisco

15h – São Francisco - Maresias

18h30 – Maresias – São Francisco
Costa Sul

9h30 – Barra do Una - Maresias

12h30 – Maresias – Barra do Una

15h – Barra do Una - Maresias

18h30 – Maresias – Barra do Una

Período: Carnaval

Pró-Saúde apresenta Projeto “Doutores da Alegria” em Encontro de Integração entre funcionários



Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
A Pró-Saúde, empresa que faz a gestão do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Pronto-Socorro Central (PS) e Pronto Atendimento de Boiçucanga (PA), por meio de convênio com a Prefeitura de São Sebastião, apresentou nesta quinta-feira (31/1), dentro do 4º Encontro de Integração entre as chefias imediatas das unidades, o Projeto “Doutores da Alegria”, formado por um grupo de seis integrantes voluntários de São Sebastião, entre eles, pedagogos formados e em formação, técnicos e músicos. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia.

O projeto teve início em todos os setores do Hospital de Clínicas, PS e PA. Com truques de mágica, canções e muitas piadas, o grupo pretende se dividir em duas equipes. “Como é um trabalho voluntário vamos nos adaptar aos horários que o hospital mais necessitar. O grupo quer alcançar futuramente asilos e berçários”, disse o coordenador dos Doutores da Alegria, David Silvestre.

De acordo com Garcia, a Prefeitura em parceria com a Pró-Saúde pôde fazer as intervenções necessárias para o melhor atendimento das pessoas que são atendidas pelo Hospital, PS e PA. “Nós temos muito carinho em apoiar uma iniciativa inovadora como essa. O volume de queixas do hospital diminuiu mais de 80% e queremos construir um ambiente tranqüilo para que os funcionários possam trabalhar melhor”, disse o prefeito.

O Hospital de Clínicas de São Sebastião está sob intervenção da Prefeitura desde outubro do ano passado e é administrado pela Organização Social Pró-Saúde, que também responde pelo Pronto-Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga. Desde então, várias melhorias já são notadas pela população.

O PS Central, por exemplo, passou a contar com o serviço de acolhimento. Ou seja, o paciente que chega à unidade logo passa por avaliação preliminar de enfermeiras, que verificam a temperatura, glicemia e pressão arterial, acelerando o atendimento médico. Outra conquista recente é o SAP (Serviço de Atendimento ao Paciente), que funciona dentro do Núcleo de Humanização, em uma sala do Pronto-Socorro Central, atendendo também o Hospital e PA. O objetivo é receber as sugestões e reclamações do próprio paciente.

A parceria já resultou em outras melhorias, como elevação do número de médicos no PS Central e no PA de Boiçucanga. No Hospital de Clínicas, o número de leitos de UTI também aumentou. Há dois meses eram apenas três em operação e hoje sete estão em funcionamento.

Marearte marca presença no Carnaval 2008 da Rua da Praia

O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião promove a partir desta sexta-feira (1º/2), na Praça de Eventos da Rua da Praia, a primeira edição do Marearte de 2008, que reúne os melhores produtos de artesanato em uma estrutura de 19 barracas de artesãos da região central e de entidades assistenciais.

O evento segue até o dia 10 de fevereiro e todo o dinheiro arrecadado será revertido para os participantes, além das creches Adriana Vasques e Diva Bernardino, Casa da Criança, Fundo Social, ONG Pérola Negra e Aldeia Indígena de Boracéia.

Os interessados poderão encontrar produtos como colares, mosaicos, bordados, bonequinhas Dibe e camisetas do “Peixe”, símbolo turístico da cidade. O Marearte inicia sempre a partir das 18h com previsão de término às 23h. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4991.

Serviços essenciais funcionam durante o Carnaval

Os foliões que precisarem utilizar os serviços das repartições públicas municipais devem estar atentos aos dias de funcionamento.

A Prefeitura de São Sebastião decretou ponto facultativo nos dias 4 e 6 de fevereiro em razão do feriado de Carnaval e quarta-feira de Cinzas. Mas os serviços essenciais como coleta de lixo, pronto-socorro e limpeza urbana funcionarão normalmente.

A abertura oficial do Carnaval no município acontece nesta sexta-feira (1/2), a partir das 21h, quando o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, fará a entrega da chave da cidade para o Rei Momo que estará acompanhado da rainha e princesas. A partir das 23h acontece o baile popular com a banda Barcelona.

A estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo é receber cerca de 400 mil que aproveitarão os cinco dias de folia.

As atrações e o Decreto 4007/2008 estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.

Praia do Arrastão ganha espaço para praticantes do vôlei de praia

A praia do Arrastão, região central de São Sebastião, passou a ter mais um atrativo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), colocou no local uma rede de vôlei para atrair moradores e praticantes da modalidade.

O espaço também se destaca por atrair uma grande quantidade de pessoas durante a noite, como o jogador Wagner de Carvalho, que faz parte da seleção sebastianense e que costuma ir ao local no período. “O espaço e a estrutura são muito bons, além de estar em uma ótima localização, o que possibilita uma maior divulgação do esporte para a comunidade. E durante as noites é ainda mais interessante porque é um período onde as pessoas já saíram do trabalho e querem descansar, conquistar mais qualidade de vida”, conta o atleta.

De acordo com o chefe de manutenção da Seesp, Waldemar Albuquerque, novas redes de vôlei estarão disponíveis nas praias do município. “Também colocaremos essa estrutura na Praia Preta e na Praça da Vela, ambas na região central”, diz Albuquerque.

Representantes da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp) e Obras Planejamento (Seop), realizaram na tarde de quarta-fe


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) vai elaborar o Código de Posturas do município. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31/1) pelo secretário da Fazenda, Amin Nossabein, durante encontro com ambulantes das praias do Guaecá e de Barequeçaba. O objetivo é rever, criar e mesmo agrupar leis existentes e que precisam de alterações.

No encontro que reuniu 22 dos 24 ambulantes cadastrados em Guaecá, a equipe da Sefaz esclareceu dúvidas sobre as ações para o Carnaval e mesmo sobre a lei aprovada na Câmara no final de 2007 e que foi suspensa por liminar obtida pela Prefeitura que entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça de São Paulo.

“Até os ambulantes perceberam que havia contradições e erros na lei aprovada pelo Poder Legislativo”, explicou Nossabein. Uma delas, conforme o secretário é a que determinava que os carrinhos de ambulantes nessas duas praias poderiam ser de 5 x 6 metros, o equivalente a 42 metros quadrados. “Eles estariam usando o solo e para tanto, teriam que pagar por isso”, alertou.

Essas dúvidas foram confirmadas pelos ambulantes que concordaram que a lei foi aprovada com muita rapidez, no prazo de uma semana. Normalmente, a alteração de uma legislação demanda cerca de seis meses.

Ainda durante o encontro ficou acertado que após o Carnaval os ambulantes deverão levar seus carrinhos embora ou guardar em uma área pública cedida pela Prefeitura, na praia. Neste último feriado prolongado também poderão usar apenas quatro mesas de apoio. Eles também foram orientados sobre denúncias de cobrança pelo uso de guarda-sóis na praia. “Esse tipo de situação não pode acontecer”. Uma ambulante questionou se o banhista usar o seu guarda-sol ele tem de consumir no seu carrinho. Neste caso, de acordo com a Sefaz, não há inconveniente. O que não pode é colocar o guarda-sol e cobrar R$ 30 apenas para usar a área, como já recebemos denúncia”, ressaltou Nossabein.

Segundo ele, com a elaboração do Código de Posturas será possível definir tudo a respeito do comércio ambulante, expedição de alvará, limite de vagas em cada praia, entre outras atribuições.

Para isso, será formada uma comissão entre representantes da Prefeitura, do comércio, dos ambulantes e setores afins.

Prefeitura vistoria obras de centros esportivos na Costa Sul



Fotos: Felipe Queiroz/PMSS
Representantes da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp) e Obras Planejamento (Seop), realizaram na tarde de quarta-feira (30/1) vistorias nas construções, reformas e ampliações de centros esportivos da Costa Sul da cidade.

O grupo formado pela secretária de Esportes, Raquel Buzi, pelo chefe de manutenção esportiva, Waldemar Albuquerque, e pelo assessor do Departamento de Obras Públicas, Pérsio Alves de Souza, conferiu a movimentação do novo Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barequeçaba, inaugurado em dezembro e que conta com quadra poliesportiva, uma pista de skate, parque infantil e uma praça. Já em Toque-Toque Pequeno foi feito o acompanhamento da reforma e ampliação da quadra do bairro, que passará a ter um espaço maior e arquibancadas.

A Prefeitura também vistoriou a ampliação do Ginásio Poliesportivo de Maresias e da quadra de Juquehy, além do CAE de Barra do Una, que contará com quadra, pista de skate, banheiros, parque infantil, além de um galpão para jogos de mesa e reuniões. Mais de R$ 2 milhões foram aplicados nas obras.

De acordo com Raquel Buzi, os investimentos no esporte comprovam a preocupação em desenvolver novos potenciais para que a cidade possa crescer ainda mais. “Com essas construções e reformas ofereceremos melhores condições para a população aproveitar todos os tipos de esporte, como forma de lazer e treinamento”, explica.

A Prefeitura de São Sebastião também realiza obras na Costa Norte, entre elas, a cobertura das quadras das EMEI’s Canto do Mar e Pônei Azul, no Canto Mar. Na região central será construída a pista de atletismo oficial, com oito raias, junto ao estádio Otoniel Santos. “Sem dúvida esse trabalho fará com que, a médio prazo, possamos ter condições de receber grandes competições como os Jogos Regionais”, completa a secretária.

Em 2007, a população sebastianense comemorou a conquista da 1ª piscina da cidade no CAE do Pontal da Cruz e neste ano terá novas entregas como a “Praia da Aventura” - um parque com pistas de skate e bicicross para competições, área de arvorismo; tirolesa, entre outras atrações.



Infra-estrutura

Outras obras foram anunciadas e darão mais infra-estrutura em todos os setores do município, como educação, saúde e turismo. Entre as principais obras estão: a Área de Lazer do Morro da Olaria, revitalização da Praça do Arrastão, Escola da Topolândia, Escola do Morro do Abrigo, Escola de Juquehy, Urbanização da Orla da Enseada, Urbanização da Orla de Boiçucanga, Ampliação do Hospital de Clínicas, nova Unidade de Saúde no Jaraguá, Praça da Topolândia, nova Biblioteca e Videoteca (prédio do antigo Fórum), Museu da Política (antigo Batalhão), Terminais de Integração de Ônibus, Escola da Enseada e pavimentação de ruas da Costa Sul e novo pacote da Costa Norte. Ao todo, os investimentos atingem R$ 80 milhões.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Robson Ceará vai à Espanha em busca de intercâmbio para beneficiar trabalhadores portuários



Fotos - divulgação
Na última semana, o presidente do Sindicato dos Estivadores de São Sebastião, Robson Wilson dos Santos “Robson Ceará” esteve em Valencia, na Espanha, acompanhado do presidente do Sindicato dos Estivadores de Vitória, Cícero Pompeu e de Saul Airoso, coordenador geral do IDC (Federação Internacional dos Estivadores). O objetivo da visita foi propor um intercâmbio cultural e profissional entre os trabalhadores portuários brasileiros e espanhóis.
Conforme explica Robson, tudo ficou acertado com os representantes do governo de lá, o que está faltando é oficializar a parte burocrática entre os governos municipais de ambos os países e o Presidente da Cia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.
Na foto – Robson Ceará, Saul Airoso, Cícero Pompeu, Juan, diretor do Sindicato dos Estivadores de Valencia, Ricardo Mallach, gerente do Porto de Valencia, Netor Martinez Roger, Diretor de Operação Pública e Ana Rumbeu Daviu, diretora do IPC-Fundação Valencia.
Em outra foto – A equipe se preparando para conhecer os trabalhos desenvolvidos no porto de Valencia, na Espanha.

Banco Santander inicia atendimento na Prefeitura de São Sebastião



Foto: Celso Moraes/PMSS
Nesta quarta-feira (30/1), a agência do Banco Santander de São Sebastião iniciou o atendimento bancário na Prefeitura. O objetivo, segundo o secretario da Fazenda, Amin Nossabein, é facilitar a vida dos servidores municipais principalmente na época de pagamento.

A inauguração do Posto de Atendimento Bancário (PAB) contou com a presença do gerente regional, Bruno Célio Monsores, e do gerente geral de São Sebastião, Mauro de Oliveira Pinto. “A nossa expectativa com relação ao posto é muito boa. É mais uma conquista da população de São Sebastião, que merece muito mais. Isso demonstra o compromisso que o banco tem com a comunidade. A gente espera atender os contribuintes e funcionários da melhor maneira possível”, disse Monsores.

Para a contribuinte Vacir Aparecida de Souza, 51 anos, que foi a primeira cliente a ser atendida pelo PAB, a iniciativa da Prefeitura em disponibilizar um espaço para que o Santander realize o atendimento é excelente e muito prático. “O posto vai auxiliar bastante os servidores públicos”.

De acordo com Nossabein, com a implantação de um PAB no Paço Municipal o movimento na agência bancária da cidade deve diminuir consideravelmente, já que todos os funcionários são correntistas.

O posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10 às 15h, exclusivamente para os servidores da administração municipal. Entretanto, contribuintes que precisam efetuar o pagamento de taxas e tributos da Prefeitura podem fazer a operação no local.

Guarda-Vidas orientam e protegem banhistas em São Sebastião




Fotos: Gustavo Nascimento/PMSS
Durante a temporada de verão, 30 guarda-vidas temporários do 17° Grupamento de Corpo de Bombeiros, o Salvamar Paulista, trabalham nas praias de São Sebastião com orientação e proteção de banhistas.

Equipados com flutuadores e nadadeiras, os guarda-vidas trabalham com a prevenção, através da educação, e entram em cena, principalmente, em épocas de feriado, onde efetuam resgates todos os dias.

De acordo com o soldado Eduardo Santos, apesar do trabalho de orientação, muitos veranistas ainda desrespeitam os conselhos passados e os avisos das placas de sinalização. “A praia pode parecer tranqüila, mas esconde perigos como as correntezas, que levam muitas pessoas para o mar adentro. Por isso, preferimos a prevenção, pois acreditamos que ela é a nossa melhor arma”, explica.

Segundo o guarda-vida, a parceria com os surfistas contribui para que o número de resgates diminua na cidade. “Muitas vezes eles nos avisam sobre afogamentos e problemas no mar. Sem dúvida, eles são um dos nossos principais aliados nesse trabalho”.

Anselmo Ferreira, 47 anos, que pratica a modalidade há 35 anos, concorda com a afirmação. “Por natureza, o surfista também é um guarda-vida, tanto que, após essa união, os instrutores têm de fazer cursos que o tornem aptos para realizar procedimentos de salvamento”, destaca.

Contratados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo (Segov), para atuar até o dia 24 de março, os guarda-vidas temporários trabalham 40 horas semanais e tem uma renda mensal de R$500, com direito a vales transporte e refeição.

Prefeitura firma parceria com TV Vanguarda para melhorar transmissão de imagem em Barequeçaba


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião oficializou nesta terça-feira (29/1) uma parceria com a TV Vanguarda de Taubaté (SP), afiliada da Rede Globo de Televisão, para implantar a partir de fevereiro um novo posto de retransmissão de sinal em Barequeçaba, região central da cidade. O termo de autorização de uso de bem público foi assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Governo, Thirso Silveira Junior, e representantes da emissora em São José dos Campos, no Paço Municipal.

“A iniciativa tem um valor importantíssimo porque é uma reivindicação muito antiga dos moradores, que serão beneficiados com este convênio”, disse o prefeito.

O local a ser utilizado tem 96 metros quadrados e fica na rua Itatiba, 600, próximo a Escola Municipal Luiza Helena. Na área, a emissora implantará benfeitorias necessárias, como torre com finalidade de repetição de sinais de televisão e outros permitidos pelo Código Nacional de Telecomunicações e demais instrumentos legais pertinentes. A TV se encarregará de fazer todos os investimentos necessários à implantação do posto, sendo responsável ainda pelas despesas de manutenção e operação, inclusive os gastos com energia elétrica que recaiam ou venham a recair sobre o bem público.

Atualmente, o sinal da emissora chega ao bairro através do canal 58. Com a instalação da nova torre, as imagens serão veiculadas pelo canal 2. De acordo com o gerente de engenharia da Vanguarda, Sandro Sereno, o novo posto vai oferecer melhor qualidade de som e imagem. “Por ter uma grande natureza ao seu redor e diferentes tipos de relevo, a qualidade não era tão forte. Com o novo retransmissor aumentaremos a confiabilidade do sinal, tanto para a emissora quanto para o próprio telespectador”, explica.

A TV Vanguarda abrange o município de São Sebastião com uma potência de 500 watts, através de três canais, pela freqüência UHF para os bairros de Maresias (canal 41), Boiçucanga (canal 21) e o restante da cidade por meio do canal 58. Ao todo, 50 localidades no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e Região Bragantina estão na faixa de cobertura da emissora.

Ciama pede doação de vidros para o Banco de Leite


Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), órgão ligado a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, pede a colaboração da população para que doem vidros para o Banco de Leite da cidade. O apelo é feito para que sejam doados vidros de maionese e nescafé de 200 e 500 ml com tampa plástica.

De acordo com a coordenadora do Ciama, Carla Bruço, no ano passado o Ciama recebeu 200 doadoras e coletou cerca de 450 litros de leite. “É importante que todos participem, pois além de estarem ajudando o Ciama também colaboram com o lixo reciclável no município.”

Mas a funcionária também faz um alerta quanto à coleta do leite. Segundo ela, em 2007, apenas 290 litros foram aproveitados de todo o leite coletado, beneficiando assim 216 bebês. “É uma pena a quantidade de leite que perdemos devido à falta de conhecimento de algumas mães com relação aos cuidados para a coleta do leite.”

Pode doar, toda mulher lactante saudável, com excesso de leite e que não esteja usando medicamentos que impeçam a doação, deve ter alguns cuidados essenciais na hora de retirar o líquido, como lavar bem as mãos e colocar touca e máscara. Os seios devem ser lavados apenas com água antes de iniciar a coleta e o pote de vidro deve estar previamente esterilizado, entre outros. “O Ciama auxilia as possíveis doadoras tanto na coleta quanto na retirada do leite coletado nas residências”, afirma Carla.

As coletas residenciais acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras. O Ciama fica localizado no Centro de Saúde da Topolândia, na rua Antônio Pereira da Silva, 280.

Informações pelo telefone (12) 3892-5381.

Defesa Civil remove árvores na Costa Sul de São Sebastião

Nesta quarta-feira (30/1), a Defesa Civil de São Sebastião, divisão ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) da Prefeitura, enviou uma equipe de agentes à Costa Sul do município para remover diversas árvores que caíram na região. Os bairros que registraram mais ocorrências foram Maresias, Boiçucanga e Cambury. Os chamados, cerca de 15, aconteceram entre a tarde da última terça-feira (29/1) e a manhã desta quarta-feira.

Dados da Estação Meteorológica do CEBIMar (Centro de Biologia Marinha), localizada na Ponta do Baleeiro, próximo à Praia do Cabelo Gordo, na região central, informa que entre às 18h de terça e às 7h15 de quarta a velocidade média foi de 70 quilômetros por horas. Às 7h13 do dia 30 foram registrados ventos de 102,7 km/h

A operação para a retirada de árvores caídas que estavam em cima de residências e obstruindo o trânsito nas vias públicas foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e funcionários da Subprefeitura da Costa Sul.

Segundo o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, o órgão e o Corpo de Bombeiros não realizam o corte de árvores que estejam dentro de propriedades particulares, mesmo que elas ofereçam risco de queda. “Nesses casos, após a realização de um laudo pela Defesa Civil, é dada autorização de corte para que o dono da área tome as devidas providências”, explica Galeano. Ele também informa que a retirada de uma árvore caída na rede de energia elétrica compete à Empresa Bandeirante de Energia (EBE).

Na ocasião de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda às pessoas que moram perto de árvores com risco de queda para se abrigarem na casa de parentes ou conhecidos até que o problema seja resolvido.

Prefeitura monta estrutura para o Carnaval sebastianense


Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião iniciou nesta semana a montagem da estrutura para o Carnaval na Rua da Praia, no Centro, e no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município, altura do número 614 da Avenida Walkir Vergani. Com várias inovações, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) estima receber cerca de 400 mil turistas que vão aproveitar os cinco dias de folia na cidade.

A estrutura da Rua da Praia será de alumínio sem a presença de fios no chão, facilitando a iluminação do local e a passagem das escolas de samba, que vão desfilar sentido Praça de Eventos – Teatro Municipal. Dois canhões de laser vão girar suas luzes e abrilhantar as noites dos desfiles das agremiações e blocos carnavalescos.

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que será o primeiro desfile na Rua da Praia revitalizada, já que a entrega da obra foi em setembro do ano passado. “Queremos proporcionar uma estrutura melhor seguindo os padrões do local, sempre pensando nas Escolas de Samba, nos blocos e no público que vai curtir as atrações”, disse Buzi.

A Rua da Praia também vai contar com uma arquibancada para 3 mil pessoas. Em Boiçucanga, o local da folia ganhará um palco para os shows da Banda Viena Show, além de todo o apoio para o Banho da Dorotéia.

Informações sobre o Carnaval pelo telefone (12) 3892-2620 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br/carnaval2008.

Fundo Social leva os alunos do projeto Atividade ao circo




Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
Na última segunda-feira (28/1), os alunos do “Projeto Atividade” curtiram as atrações do Big Brothers Cirkus, que está instalado na Rua da Praia, no Centro.

O espetáculo, comandado pela Família Lestar, proporcionou aos visitantes muita diversão com a apresentação de atrativos, como homem-pássaro, malabaristas, palhaço Poranguinha, ventríloquo, mágico, entre outros.

A parceria firmada entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Família Lestar já possibilitou que os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e os internos do Lar Vicentino assistissem aos espetáculos gratuitamente.

Cuidados com a saúde são necessários para aproveitar o Carnaval


Fotos: Divulgação
O Carnaval chega nesta sexta-feira (1º/2) com shows, desfiles de escolas de samba e diversas atrações na Costa Norte, Sul e região central de São Sebastião. E para curtir a folia no município, sem esquecer da saúde, uma série de cuidados são necessários para ganhar mais qualidade de vida.

O primeiro recado é não exceder na bebida, e se caso ultrapassar o ponto, não guiar automóveis. Também é importante não consumir frituras, já que possuem alto teor de gordura e podem dar a sensação de estômago pesado e moleza. Além disso, é preciso beber água e se alimentar com frutas como melancia, abacaxi e laranja, além de tomar sucos naturais, que hidratam o corpo, e dormir pelo menos oito horas diárias, para que o organismo reponha as energias do dia-a-dia. “Uma boa alimentação estimula ainda mais a folia no Carnaval e minimiza o cansaço”, explica a professora Alice Teixeira, da Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp).

Já na hora de praticar alguma modalidade esportiva, o conselho é realizar alongamentos e se aquecer logo depois. Dessa forma, diminuem em cerca de 80% as chances de ter distensões musculares e outras fraturas. “O Carnaval é uma época de alegria e, por isso, sempre é valido que as pessoas possam praticar esportes de acordo com as suas condições físicas, para não estragar nem a própria comemoração, nem a dos outros, pois o que realmente vale é o bom senso”, destaca Alice.

Além da festividade entre os dias 1º e 5 de fevereiro, a animação para os foliões em São Sebastião também acontece nos dias 8 e 9.

Márcia Tamasiro é campeã do 1º Biatlon de Ilhabela


Legenda: A sebastianense faturou a medalha de prata nos Jogos Regionais de 2007
Fotos: Celso Moraes/PMSS
A sebastianense Márcia de Pinho Tamasiro, 45 anos, conquistou na manhã do último domingo (27/1), na praia do Perequê, o 1º Biatlon de Ilhabela. A atleta superou mais de 50 competidores das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Santana do Paranaíba e São Paulo.

O resultado veio após a vitória dos 500 metros de prova natatória e do revezamento na corrida de 3 quilômetros em meio a Mata Atlântica. “As duas etapas foram muito boas, pois exigiram muito dos atletas, com períodos de muita correnteza dentro da água e muita subida e lama nas trilhas”, conta a sebastianense.

Tamasiro ainda explica que depois do resultado obtido na Ilha passará a treinar mais forte para futuras competições. “Agora quero me preparar para os campeonatos de atletismo do primeiro semestre e para os Regionais de Caraguatatuba”, destaca.

Em 2007, Márcia Tamasiro também se destacou ao faturar a medalha de prata na corrida de 200 metros nos 51º Jogos Regionais, realizados em Ubatuba.

Praias de São Sebastião são destinos de entretenimento de empresas e canais de TV




Legenda: O Verão Cyrela estará nas praias da Baleia e Juquehy entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro
Fotos: Gustavo Nascimento/PMSS
a alta temporada de verão, a Comissão de Eventos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) da Prefeitura de São Sebastião recebe várias solicitações de empresas que desejam fazer ações promocionais nas praias do município, principalmente na Costa Sul, como distribuição de bloqueadores solares, repelentes, biscoitos e outros produtos alimentícios.

Para a autorização dos eventos, os interessados precisam recolher taxas e apresentar estudos que não vão provocar danos ao meio ambiente e nem poluam as praias.

No último fim de semana, a praia de Cambury recebeu o “Verão é mais Cyrela”, da empresa Cyrela Brazil Realty, de construção civil. Com uma tenda montada na areia, o evento proporcionou alegria e descontração para adultos e crianças com várias atividades.

Entre as atrações um quebra cabeça, em que os pequenos podiam montar um castelo, shiatsu (massagem), escorregador e a blitz Cyrela, com orientações sobre o verão. A equipe, formada por 10 funcionários da empresa, distribuiu kits contendo toalha, estojo, revista infantil e pulseira de identificação.

Esta foi a primeira vez que a empresa realizou o evento na praia de Cambury, com o objetivo de atrair famílias e pessoas com mais de 30 anos. Mais de 1,2 mil pessoas passaram pelo acontecimento, que também foi realizado em Maresias e Barra do Sahy. Nesses locais, aconteceu a distribuição de 3,5 mil kits. “As crianças ganham baldinhos de areia, os adultos se fantasiam em nossa barraca e tiram fotos para o nosso site”, completou o supervisor do evento, Ênio Garcia.

O turista de São Paulo, Cláudio Bianchini, 43 anos, disse que achou legal a iniciativa da Cyrela. “Eu venho pra Cambury todos os fins de semana há 20 anos e já conheço muita gente. A massagem na tenda foi maravilhosa para relaxar e vou recomendar para minha esposa”, disse Bianchini.

O “Verão é mais Cyrela” estará na praia da Baleia nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro (quinta e sexta-feira) e em Juquehy entre os dias 3 e 6 de fevereiro (domingo e quarta-feira). Mais informações pelo site www.cyrela.com.br/verao.

Desde o início do mês, várias TV’s também realizaram eventos nas praias da Costa Sul de São Sebastião, como MTV, Nickelodeon e Cartoon Network. Até fevereiro grandes empresas como Sadia, H2O, Taek, Mastercard, Kibon, Vivo, União e Albany fazem suas ações promocionais nas praias do município. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2098.

20° Jogos de Verão prometem agitar Barequeçaba


Legenda: Futvôlei será uma das modalidades em disputa
Foto: Felipe Queiroz/PMSS


A praia de Barequeçaba sediará entre os dias 2 e 5 de fevereiro, das 10 às 18h, os 20° Jogos de Verão. A competição realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promete agitar a região central do município.

As modalidades esportivas em disputa serão o vôlei (em duplas e quatro por quatro), futvôlei, streetbol (basquete de rua), tênis (simples e em duplas) e malha. Os três melhores colocados em cada esporte serão premiados com troféus.

De acordo com o diretor de eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, os jogos serão mais uma opção de lazer e de confraternização para as pessoas durante as festividades de Carnaval. “Todas as atividades que serão desenvolvidas no local agregarão o entretenimento e a prática esportiva, de uma forma com que moradores e turistas possam ter qualidade de vida no feriado. Nesse campeonato, o que vale não é a vitória, mas sim a participação”, afirma Reis.

O evento ainda contará com o apoio da Loja Galeria Lima Magazine, que sorteará brindes para os participantes e visitantes.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

São Sebastião pede apoio a deputados estaduais para resolver pendências com DER



Foto: Divulgação/CMC
Os secretários de Obras e Planejamento, Thales Carlini, e de Governo, Thirso Junior, de São Sebastião, se reuniram nesta segunda-feira (28/1) com os deputados estaduais da Frente Parlamentar de Segurança e Transporte da Assembléia Legislativa e que representam o Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na ocasião, eles solicitam apoio para resolver pendências com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) que estão atravancando melhorias no município.

De acordo com Carlini, entre as reivindicações apresentadas estão o desembargo na Costa Sul para a colocação de iluminação nos trevos de entradas dos bairros e ainda autorização para cortar o trecho da rodovia Rio-Santos (SP-55), no Canto do Mar. No local, a Prefeitura faz obras de pavimentação e drenagem da avenida Netuno e precisa passar com a tubulação na via.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Caraguatatuba e contou com a presença de três dos sete deputados que compõem a Frente: Mozart Russomano (Caraguatatuba), Carlinhos de Almeida (São José dos Campos) e Padre Afonso (Taubaté). Eles foram ouvir as reivindicações dos prefeitos e secretários da região.

Conforme o secretário Thirso Junio, também foi solicitado aos representantes da Frente apoio junto à Secretaria de Habitação do Estado para aceitar área de posse com fins de construção de moradias populares. “Cerca de 90% do município é área de posse”, concluiu.

Filhos de velejadores consagrados brilham no canal sebastianense


Legenda: Fábio Melchert teve destaque no Brasileiro de 420
Foto: Felipe Queiroz/PMSS
Entre os dias 21 e 26 de janeiro, o canal sebastianense foi palco do Campeonato Brasileiro da Classe 420, que reuniu 44 velejadores, divididos em 22 embarcações. No entanto, em meio a promessas do esporte, os atletas Fábio Melchert e Martine Grael, se destacaram por ter algo em comum: serem filhos de velejadores consagrados.

Fábio, residente em São Sebastião, é filho do técnico e primeiro campeão da classe 420 no Brasil, Eduardo Melchert, e iniciou sua carreira na vela aos 5 anos. Passou pela classe Optimist e ganhou notoriedade na 420 ao vencer ao lado de seu companheiro, Fernando Cardial, o Campeonato Carioca e ao obterem a 18ª posição no Mundial da Juventude de 2007, no Canadá. “Meu pai sempre me deu muita força e me estimulou para prosseguir na classe. Tudo o que eu aprendi, hoje em dia se deve ao que ele me ensinou”, lembra o sebastianense, que está com 17 anos.

Segundo o atleta de São Sebastião, o parentesco não altera o seu comportamento, nem dificulta o seu trabalho, mas oferece condições de buscar melhores resultados. “Não sinto esse peso. Ao contrário, sinto mais prazer, pois é motivo de orgulho ser filho de alguém tão importante na vela”, ressalta.

Já a carioca Martine é filha de Torben Grael, um dos principais nomes do iatismo brasileiro, com cinco medalhas olímpicas. A garota participou de campeonatos regionais e internacionais, como o Long Beach Mayor´s Cup, que ocorreu no ano passado nos Estados Unidos. “Sem dúvida nenhuma meu foi meu ponto de inspiração”, afirma Martine.

No Brasileiro de 420, os dois não desapontaram. O sebastianense faturou a primeira posição na categoria Junior e a representante do Rio de Janeiro foi a melhor na feminina. Com o resultado, eles se classificaram para o Campeonato Mundial da Juventude de 2008, que está previsto para o primeiro semestre na Dinamarca.

São Sebastião segue até fevereiro com exposição de naufrágios na Sectur



Fotos: Gustavo Nascimento/PMSS
A Fundação Mar (Fundamar) de São Sebastião segue até o dia 10 de fevereiro com a exposição “Da Vela ao Vapor”, que exibe a história dos naufrágios mais conhecidos mundialmente e equipamentos náuticos nas salas de exposições da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia.

A mostra tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur. A exposição tem desde barcos de papiro, datados de 5 mil anos atrás, até ao transatlântico "Titanic" e o “Príncipe das Astúrias”.

No último fim de semana foi encerrada a exposição da Associação de Artistas Plásticos de São Sebastião, na Rua da Praia, em frente à Sectur com 15 obras. Também terminou, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, a venda dos produtos da Aldeia Indígena de Boracéia em frente ao Centro de Informações Turísticas.

Informações pelo telefone (12) 3892-3532.

Velejadores do Litoral Norte faturam o Brasileiro de 420





Legenda: A dupla Fábio Melchert e Fernando Cardial conquistou o título brasileiro
Fotos: Celso Moraes/PMSS

Após seis dias de disputa no canal sebastianense, foi realizado no último sábado (26/1) a cerimônia de premiação do Campeonato Brasileiro da Classe 420. O evento contou com a presença do prefeito Dr Juan Garcia, da secretária de Esportes, Raquel Buzi, do secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, da secretária nacional da classe 420, Andréia Nicolino, e do velejador e organizador do evento, Eduardo Melchert.

Entre 44 atletas dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de janeiro, o representante de São Sebastião, Fábio Melchert, e de Ilhabela, Fernando Cardial, faturaram o título da competição e garantiram vaga no Mundial da Juventude, que ocorrerá na Dinamarca.

Na segunda colocação ficaram os representantes do Rio Grande do Sul, José Luis Ribeiro e Denise Chagas, e a terceira posição ficou com as cariocas Martine Grael, filha do velejador Torben Grael, e Daniela Adler.

Para o sebastianense Fábio Melchert, a conquista teve um gosto especial e representou um crescimento na carreira, juntamente com o seu parceiro. “Estamos juntos há dois anos e já conquistamos ótimos resultados, além de sermos parceiros na vela somos muito amigos na vida e isso ajuda muito na hora da competição. Agora o campeonato teve um significado especial, pois conquistar um título tão importante como este aqui em casa é muito bom”, contou o velejador.

Já Martine Grael, que venceu na categoria feminina e também representará o Brasil no Mundial da Dinamarca, a competição foi muito boa e o canal de São Sebastião é ótimo para velejar. “A disputa foi ponto-a-ponto e, com certeza, o que fez a diferença foi a qualidade das raias”.

O prefeito Dr. Juan Garcia elogiou a atuação dos atletas e falou da vela no município. “Agradeço a participação de todos no campeonato e por terem abrilhantado o canal de São Sebastião. O município tem investido muito no esporte, em especial na vela, e iremos cada vez mais trazer competições de altíssimo nível como este para a cidade”.

O organizador do evento, Eduardo Melchert, agradeceu o apoio primordial que a Prefeitura deu ao evento. “A equipe da Prefeitura está de parabéns porque nunca foi tão fácil realizar um campeonato da classe como foi aqui em São Sebastião. O prefeito está de parabéns pelo apoio incondicional à vela e os investimentos na área náutica”, afirma.

O Campeonato Brasileiro da Classe 420 foi realizado pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e pela Associação de Vela de São Sebastião e contou com a promoção da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e da Associação Brasileira da Classe 420, além do apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

COMUNICADO


Com relação às declarações feita pela Câmara Municipal a respeito de atraso no repasse de verba, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que fez no ano de 2007 todos os repasses ao Poder Legislativo de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e em 2008 fará o mesmo dentro do que prevê a LOA de 2008, sendo que o primeiro pagamento do duodécimo foi efetivado no último dia 18.

O juiz da Comarca de São Sebastião, Antônio Carlos Martins, rejeitou o recurso impetrado pela Câmara da cidade contra o seu pedido de liminar para suspender a emenda 01/07 e que criava uma nova dotação orçamentária para o Legislativo Municipal. A alteração fez com que o Orçamento da Câmara ultrapassasse o limite imposto pela Constituição Federal, estimado em 8% do valor do Orçamento do Executivo.



AMIN NOSSABEIN

SECRETÁRIO DA FAZENDA

Linha Turística será apresentada nesta terça-feira

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Ecobus apresentam nesta terça-feira (29/1),às 17h30, na Rua da Praia de São Sebastião, os dois microônibus que serão utilizados como Linha Turística experimental durante o Carnaval.

De acordo com a empresa responsável pelo transporte coletivo no município, inicialmente,s erão duas linhas, uma saindo da Costa Norte (Cigarras ou São Francisco) e outra da Costa Sul (Barra do Una), mas as duas se encontrando em Maresias.

O valor da passagem será apresentado na terça, assim como o percurso a ser percorrido e horário das linhas.

Turistas aproveitam a temporada de verão em São Sebastião


Legenda: Vista da praia de Cambury, na Costa Sul da cidade
Foto: Gustavo Nascimento/PMSS
Com 33 praias em mais de 100 quilômetros de costa marinha, São Sebastião é uma das cidades mais procuradas por turistas de todo o país durante o verão. Aproximadamente 400 mil pessoas passaram pelo município e devem continuar até o final do feriado de Carnaval.

Um dos principais pontos de visitação são as praias da Costa Sul, que aliam a tranqüilidade com uma boa infra-estrutura, como é o caso de Cambury, localizada a 37 km do Centro de São Sebastião e 166 km da capital paulista. “Adorei a praia. Tem uma beleza surpreendente, além de ser freqüentada por muita gente bonita e ser bem limpa”, conta a fonoaudióloga Luciana Góes, 35 anos, de Londrina (PR).

A praia também chama a atenção de empresas que buscam a divulgação de suas marcas com espaços de entretenimento e esportes. “Ao mesmo tempo em que a praia é calma, ela também tem uma enorme quantidade de opções para ninguém ficar parado”, avalia o médico Sérgio Roberto Cordeiro Simões, 41 anos, de Campinas (SP).

Porém, para quem prefere mais agitação, o pico é a praia de Maresias, badalada pelos jovens e principalmente para quem gosta de curtir as ondas com a prática do surfe. O local é ponto de encontro para diversos tipos de culturas e se movimenta com festas eletrônicas.

Para Priscila Pipman, 21 anos, de Buenos Aires, Argentina, a praia é totalmente diferente das outras visitadas por ela no Estado. “É realmente muito legal vir aqui porque sempre tem pessoas bonitas que buscam curtir e conhecer novos amigos. Sem falar que a natureza ao redor é exuberante, com o mar colado à mata atlântica”, afirma a turista.

Outro destaque da temporada de verão em São Sebastião são as trilhas que cortam a Serra do Mar, tanto no Sul, quanto ao Norte do município. A Trilha da Limeira, que vai do bairro do Jaraguá até Caraguatatuba, é um dos pontos mais visitados por aventureiros. Além disso, a gastronomia oferece vários sabores da cultura caiçara, como o famoso peixe com banana verde.



História

São Sebastião também possui uma grande riqueza histórica, com construções que ultrapassam mais de 300 anos. Um exemplo é a Igreja Matriz, no Centro do município, construída com pedra entaipada no final do século 17 e reconstruída por volta de 1819. Entre outros atrativos, também estão a Fazenda Santana; a Capela São Gonçalo, atual Museu de Arte Sacra, que abriga importantes peças religiosas, e o Convento Nossa Senhora do Amparo, localizado no bairro São Francisco, e que tem características comuns a outras construções da época colonial. “Nunca pensei que quando viria para São Sebastião, me surpreenderia tanto. Espero retornar mais vezes”, declara o bancário Marcelo Siqueira, 27 anos, morador de São Vicente.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Julio Buzi, a cidade se transformou com novas melhorias e foi redescoberta pelos visitantes de outras localidades do Estado e do Brasil. “Há muito tempo não tínhamos tantos turistas na cidade. E isso é uma conseqüência de todo um trabalho de revitalização cultural, de espaços turísticos e de planejamento para receber todo o público”, ressalta o secretário.

Internos do Lar Vicentino se divertem com as atrações do Circo Brothers Cirkus


Fotos: Fabiane Dias/PMSS
O Lar Vicentino de São Sebastião esteve no último sábado (26/1) no Big Brothers Cirkus, da Família Lestar, localizado na Praça de Eventos da Rua da Praia. O passeio contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosa Mota.

No total, 12 idosos participaram da diversão, que foi possível devido a uma parceria firmada entre o Fundo Social e a Família Lestar, possibilitando que projetos sociais do município assistam aos espetáculos gratuitamente.

Entre as atrações apresentadas havia palhaços, malabaristas, trapezistas, homem-pássaro, mágicos, entre outros.

Folia de Reis do Pontal da Cruz comemora a sua 18a edição



Fotos: Fabiane Dias/PMSS

O Grupo de Folia de Reis do Pontal da Cruz realizou no último sábado (26/1), no campinho de areia localizado no alto da alemada Santana, a 18a edição da Festa. O evento foi organizado pelos festeiros em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

A festa, que contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e da secretária de Esportes, Raquel Buzi, reuniu cerca de 16 participantes com as fantasias coloridas, que representaram os personagens mestre, contra-mestre, os três reis magos, os palhaços e os foliões.

A saída dos foliões aconteceu da Fazenda Santana e percorreu toda a rua até chegar ao campinho de areia, onde aconteceu a tradicional celebração do menino Jesus com a Folia de Reis. A festa reuniu musicalidade tocada por instrumentos como cavaquinho, violão e viola caipira.

Para a moradora do bairro, Benedita Souza, 70 anos, a tradição recorda o passado. "Acompanho as festividades e a tradição há mais de 10 anos. É muito bonito ver as canções e danças dos foliões", disse.

Prefeitura de São Sebastião leva iluminação para avenida Itatinga

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), inicia nesta terça-feira (29/1) a instalação de iluminação pública na avenida Itatinga, no bairro Itatinga, região central da cidade. O investimento do município é de R$ 75.865,13 e serão colocados 23 postes com luminárias na via.

Essa é uma antiga reivindicação da comunidade. Com a iluminação, a Prefeitura leva mais segurança para a região que também já tem câmeras de monitoramento instaladas. O trabalho será executado pela Empresa Bandeirante de Energia (EBE) e as luzes devem ser acesas em um prazo de 15 dias.

Desde de o início da administração, em 2005, foram instaladas 666 luminárias ao logo do município. O investimento nos últimos três anos foi de R$ 380.262,25. Somente em Maresias, no ano passado foram 104 luminárias, de um total de 497 na cidade. Esse volume é três vezes superior às 156 luminárias colocadas em 2006.

Este ano, o município também já levou a instalação de 25 luminárias ao Núcleo Congelado Recanto dos Atobás, no bairro Canto do Mar, na Costa Norte. Desta vez, os beneficiados foram os moradores das ruas Érico Veríssimo, A, B e C.

Arena Recreativa e Esportiva diverte mais de 400 pessoas em Boiçucanga


Foto: Felipe Queiroz/PMSS
A praia de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, recebeu no último fim de semana (26 e 27/1) a penúltima Arena Recreativa e Esportiva da temporada 2008. O evento contou com diversas atividades e divertiu mais de 400 pessoas.

Entre as principais atrações estavam o escorregador de jacaré, a cama elástica e a parede de escalada, que animaram as crianças com idades entre cinco e 10 anos. “Esse espaço é muito bom porque é mais uma opção de lazer para as crianças que não tem muito que fazer no período de férias”, comentou a dona de casa Ana Cláudia Maria da Silva, 20 anos, que levou os filhos Renan, 3 anos, e Aline, 2, para participar das brincadeiras.

Os maiores puderam aproveitar os jogos de vôlei, futvôlei e frescobol, além de curtir muita música e dança durante os dois dias.

A Arena Recreativa e Esportiva é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e se encerra entre os dias 2 e 5 de fevereiro, a partir das 10h, na praia de Barequeçaba, região central do município.

Arena de Vôlei de Praia reúne adeptos e amadores em Maresias


Foto: Felipe Queiroz/PMSS

Saques, cortadas e muita descontração. Essas foram uma das marcas da Arena de Vôlei de Praia, realizada entre quinta-feira e domingo (24 e 27/1), na praia de Maresias. O evento promovido pela Associação Nacional de Vôlei de Praia (ANVP), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), reuniu adeptos e amadores pelo quarto ano consecutivo na Costa Sul da cidade.

Orientados por instrutores da Associação, crianças, jovens e adultos puderam participar de partidas e ainda ganhar brindes, como bolas, viseiras e squeezes. “Sempre gostei de jogar vôlei nos tempos livre e aproveitar o esporte na praia. Com gente bonita é muito melhor”, declarou o estudante de São José dos Campos, Miguel Bittencourt, 16 anos.

De acordo com o presidente da ANVP, Alcídio Michael Ferreira de Mello, o público do evento é surpreendente. “Além dos turistas que aproveitam o verão, os moradores de São Sebastião gostam das atividades e marcam presença todos os dias. O movimento tem sido muito bom”, avaliou Alcídio.

Contudo, a presença do medalhista olímpico Marcelo Negrão, marcada para o sábado (26/1), foi transferida para o dia 2 de fevereiro, a partir das 9h30.

Prefeitura e Sociedade Amigos de Barra do Una discutem balneabilidade da praia


Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), esteve reunida com integrantes da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu) na última sexta-feira (25/1) para debater a balneabilidade da praia, que foi considerada imprópria em uma avaliação realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). O encontro ocorreu no bairro de Barra do Una, na Costa Sul do município, onde aproximadamente 50 pessoas participaram da discussão.

“Eles estão preocupados e insatisfeitos com o problema e estão dispostos a buscar estratégia para mudar a situação, além de terem deixado bem claro que a responsabilidade em relação ao saneamento é do Estado”, conta o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro.

No local, a perspectiva para a implantação da rede de esgoto é para, no mínimo, 2010. Diante do fato, de acordo com a Sabu, torna-se necessário à adoção de algumas medidas com relação ao caso. “Prefeitura, Sociedade Amigos, donos de garagens náuticas, hotel, entre outros, definiram o que cada um pode fazer para reverter a situação”, disse Balieiro.

Uma das medidas firmada entre a administração pública e a Sabu foi a celebração de uma parceria para diagnosticar a origem da poluição. A Prefeitura vai intensificar a operação caça-esgoto em todo o bairro, cujo tratamento do esgoto é feito de maneira individual ou coletivo e posteriormente lançado no rio, que será monitorado pelos fiscais da Semam para não comprometer a balneabilidade.

Durante o encontro, o secretário mostrou todo o histórico de autuações emitidas em Barra do Una em 2007, que foram mais de 15, além do que já foi realizado desde o início de 2008. De acordo com Balieiro, os presentes ficaram de fazer gestões junto a Sabesp com o objetivo de acelerar a implantação do sistema público de coleta de esgoto no bairro.

O trabalho de caçar esgoto tem sido um serviço constante. Vários proprietários de imóveis particulares localizados nas praias da Costa Sul foram notificados e alguns, inclusive, multados. “O que está acontecendo nesses locais é devido à falta de saneamento público por parte do Estado”, conclui o secretário.

Prefeitura estimula brincadeiras educativas em curso de formação continuada

Fotos: Gustavo Nascimento/PMSS
A Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de São Sebastião iniciou, no último sábado (26/1), na EM Henrique Botelho, localizada no Porto Grande, o Projeto Brincar, um novo curso de formação continuada destinado a pajens e professores da rede municipal de ensino.

A abertura teve a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, que deu as boas vindas aos participantes e desejou que todos aproveitassem a oportunidade oferecida pela administração municipal. O Projeto foi formulado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a Fundação Volkswagen.

Uma equipe da Seduc esteve presente no curso ministrado pelo Cenpec e agora a Prefeitura atuará como agente multiplicador, passando os conhecimentos focados em brincadeiras educativas aos participantes.

Entre os assuntos, os professores vão refletir no repertório da cultura infantil, interação (adulto e criança), além de avaliar o trabalho desenvolvido nas escolas. O próximo encontro está marcado para o dia 16 de fevereiro.

domingo, janeiro 27, 2008

bbb8 charge - marcelo Viagem para o Rio

A respiração certa acalma a ansiedade e até alivia depressão

Fonte:msn corpo e saude.
Sua cabeça está latejando. Sobram preocupações em casa, seu chefe e resolveu ter crises diárias no trabalho e aquele amor de conto-de-fadas acabou em drama mexicano. "Fiz uma massagem ótima", palpita um, tentando ajudar. "Só com terapia consigo ficar de pé", pitaca o outro. "Ginástica é a solução, deixo todos os meus problemas na esteira", intomete-se mais alguém. E, no meio de tanto zunzunzum, fica você ainda mais atordoada e sem saber como reagir.

Pois não faça nada. Sim, você entendeu certo. Pare quieta e apenas respire: aí está o remédio contra a maioria dos desconfortos emocionais. "Aprendendo a controlar a respiração, damos fim em todas perturbações da mente e dos sentidos", afirma o médico David Frowley, autor de Uma visão Ayurvédica da Mente, a cura da consciência (Editora Pensamento, R$ 29).

Considerado o maior especialista ocidental em terapia ayurvédica, ele acaba de vir à América do Sul pela primeira vez e escolheu o Brasil, onde deu uma palestra, para dividir os ensinamentos sobre o sistema de cura tradicional da Índia. "Nossa energia vem, basicamente, da respiração (...) Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar".

A seguir, Dr. David Frawley ensina como mudanças sutis na inalação e na respiração podem contribuir no alcance e na manutenção de um estado psicológico marcado pelo bem-estar.

Sopre a ansiedade para longe
A receita é imbatível contra tremores pelo que ainda nem aconteceu, além de bastante eficaz no combate à insônia. Separe uns dez minutos do seu dia, não importa o horário - pode ser, inclusive, no pico de uma situação superestressante.

Comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração.

Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo.

Respirações fortes e intensas
Contornar os sintomas depressivos com a respiração é muito simples. A falta de disposição desaparece, caso você consiga manter um ritmo mais intenso enquanto realiza as inalações e as exalações. A idéia é não apenas respirar com grande velocidade, mas com bastante vigor, puxando e soltando a máxima quantidade de ar possível a cada tentativa. Mantenha o pique por dois minutos e descanse. Repita mais duas vezes. Não se assute caso venha a sentir tonturas, a sensação é normal - e devida ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo.

Não é lógico viver assim
Até para quem não consegue dar um passo à frente sem medir todos os prós e contras dessa atitude existe uma respiração ideal. As pessoas que têm o lado racional extremamente desenvolvido (e sofrem maquinando sobre tudo o que acontece ao redor) devem estimular a respiração com a narina esquerda, conectada com o a região do cérebro ligada às emoções. Funciona assim: com um dos dedos, tape a narina direita e faça 30 respirações (inalação, seguida de exalação) somente com a narina esquerda. O exercício será seguido de uma sensação de refrescância e calma.

Emoção demais, não há quem agüente
Aqui, vale o contrário do treino acima. Se você derrama lágrimas até pela grama cortada e se descabela por qualquer bobagem, a dica é estimular um pouco mais o seu lado racional, favorecendo um estado de equilíbrio entre ele e suas desenvolvidíssimas emoções. Com um dos dedos, tape a narina esquerda e faça 30 respirações (inalação seguida de exalação) apenas com a narina direita.o efeito aquecedor desta prática irá ajudar na busca por análises mais racionais das situações impostas pelo dia-a-dia.

Prefeitura promove “Talento Verão” e 3º “Rock na Praia” em fevereiro




Legenda: Rock na Praia, na Praça de Eventos da Rua da Praia, acontece pela terceira vez
Fotos: Celso Moraes/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove dois eventos que prometem atrair um grande número de pessoas para a Praça de Eventos da Rua da Praia. Com muita música e animação, a novidade será a continuidade do “Rock na Praia” e a primeira edição do “Talento Verão”.

A terceira edição do Rock na Praia será realizada a partir das 22h nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro com bandas de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e São Paulo. O evento é um espaço que a atual administração criou para valorizar as bandas de rock da região.

De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o sucesso do evento é tão grande que a Prefeitura vai realizar em três dias ao invés de dois. “Desta vez teremos bandas da capital para apresentar seus sucessos no mesmo espaço utilizado para os shows das bandas de renome nacional na Praça de Eventos”, destacou Gaspar.

O dia 15 será marcado por French Fries e Código de Barra (São Sebastião), além de Amplitude Valvulada (Caraguatatuba). Já o dia 16 terá os shows das bandas Cetrus e Necessary Evil (São Sebastião) e Sub Side (São Paulo). Para fechar o evento, o dia 17 recebe Temple of Sin (São Paulo), Sabugo Seco (São Sebastião) e Raman (Ubatuba).

A sede da Sectur recebe inscrições até o dia 15 de fevereiro para o “Talento Verão”, que pretende destacar músicos e grupos de quaisquer estilos musicais do Litoral Norte, Vale do Paraiba e São Paulo, por exemplo, no palco da Rua da Praia.

O evento acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, a partir das 22h e promete premiações para os três primeiros lugares, sendo R$ 700 (1º), R$ 500 (2º) e R$ 300 (3º). É importante lembrar que toda a estrutura (palco, iluminação e som) será fornecida pela Sectur, mas cada artista/banda deve levar seus instrumentos para tocar com o vocalista.

A sede da Sectur fica na Avenida Dr. Altino Arantes, número 174, no Centro de São Sebastião. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.

Guarda Civil Municipal de São Sebastião prossegue com Curso de Formação



Legenda: Aulas teóricas compõem o treinamento
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Os 94 candidatos a uma das vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião prosseguem com o Curso de Formação, ministrado na sede da ASPEM (Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais). Até meados de abril, os 65 melhores aprovados no curso devem ser admitidos pela Prefeitura e os demais formarão um cadastro de reservas. Nesta sexta-feira (25/1), o prefeito Dr. Juan Garcia fez uma visita ao grupo, que passa oito horas em treinamento, dividido em aulas teóricas e práticas, de segunda à sexta-feira.

De acordo com informações do comandante de instrução do Curso de Formação, Cláudio Rodrigues, a grade curricular aplicada segue o disposto pela Secretaria Nacional de Segurança e os formandos são treinados de forma a realizar um trabalho integrado com as Sociedades Amigos de Bairro (Sabs) e Conselhos de Segurança (Consegs). “Estamos empenhados em montar uma Guarda nos moldes americanos, na qual os agentes se aproximam da comunidade, estando aptos para sanar os problemas da população”, explica.

As aulas práticas compreendem técnicas de guarda civil, rondas escolares e apoio ao cidadão/turista, entre outras. Dentro das operações de rua, segundo Rodrigues, a expectativa é de que os alunos GCMs atuem em algumas operações de apoio nas festividades carnavalescas, como parte do treinamento. No último dia 23/1, integrantes da Guarda Civil Municipal de São Paulo visitaram o grupo para ministrar palestras e trocar experiências.

PAT divulga novas vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), divulgou nesta sexta-feira (25/1) as novas vagas de emprego válidas para a próxima semana.

As ocupações são para cozinheiro geral, açougueiro, antenista, assistente social, barman, chapeiro, comprador, copeiro, cozinheiro para restaurante, farmacêutico, garçom, inspetor de terraplanagem, instalador de som e acessórios de veículos, mecânico, mecânico de automóvel, motoboy, motorista de ônibus urbano, padeiro,

professor de administração, professor de engenharia, repositor de mercadoria, técnico eletrônico, técnico de refrigeração, tosador de animais domésticos, vendedor em domicilio.

Os interessados devem procurar o PAT da região central, localizado na Rua João Cupertino dos Santos, 245, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (12) 3892-4606. Já na Costa Sul, o plantão do PAT fica na Avenida Walkir Vergani, 70, em Boiçucanga, em frente a Polícia Militar. Mais informações pelo telefone (12) 3865-4340.

Velejadores de São Sebastião ampliam vantagem no Brasileiro de 420


Legenda: Competição termina neste sábado
Fotos: Celso Moraes/PMSS
Ao contrário dos dois primeiros dias de disputa, a tarde da última quinta-feira (24/1) foi ensolarada e com boas condições do vento para os 44 atletas do Campeonato Brasileiro da Classe 420, realizado em São Sebastião. Pela segunda vez consecutiva, os sebastianenses Fábio Melchert e Fernado Cardial foram os melhores e ampliaram a vantagem sobre os seus concorrentes na competição.

De acordo com as regras, com a realização da quinta regata do campeonato, o pior resultado dos atletas foi descartado. A marcação também é por menor pontuação. Dessa forma, Fábio e Fernando totalizaram 13 pontos, sete a menos que as representantes do Rio de Janeiro, Ana Jungen e Kahena Kunzen, que somaram 20. “Foi um dia bem proveitoso, pois estivemos muito bem nas três regatas. Agora pretendemos seguir dessa forma até o fim do campeonato”, disse o timoneiro Fábio Melchert.

Na terceira colocação ficaram as atletas cariocas Martine Soffiatti e Daniela Duarte e a dupla José Luis Ribeiro e Denise Chagas, ambas com 24 pontos. Juliana Senfft e Gabriela de Sá estão logo atrás com 26 pontos.

O Campeonato Brasileiro da Classe 420 ocorre até o sábado (26/1), a partir das 12h, na Praça da Vela, no Porto Grande, região central da cidade. A competição é organizada pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e pela Associação de Vela de São Sebastião e conta com apoio da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da Associação Brasileira da Classe 420 e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).

Seduc inicia Projeto Brincar neste sábado

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia neste sábado (26/1), o Projeto Brincar, um novo curso de formação continuada na EM Henrique Botelho, destinado para cerca de 40 professores e pagens da rede municipal de ensino.

O Projeto foi formulado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) em parceria com a Fundação Volkswagen. Uma equipe da Seduc esteve presente no curso ministrado pelo Cenpec e agora a Prefeitura atuará como agente multiplicador, passando os conhecimentos adquiridos aos docentes.

Em São Sebastião, o curso terá 50 horas de aplicação, ministrado aos sábados na EM Henrique Botelho. Entre os assuntos, os professores vão refletir no repertório da cultura infantil, interação adulto e criança, além de avaliar o trabalho desenvolvido nas escolas. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717.

Prefeitura decreta ponto facultativo no feriado de Carnaval e quarta-feira de Cinzas

A Prefeitura de São Sebastião decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais, sem prejuízo das atividades de coleta de lixo, pronto socorro e limpeza urbana nos dias 4, 5, e 6 de fevereiro em razão do feriado de Carnaval e quarta-feira de Cinzas.

Neste período uma boa opção será aproveitar os atrativos da festa popular na Rua da Praia e no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, que começam no dia 1º de fevereiro. As atrações e o Decreto 4007/2008 estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.

Prefeitura inicia Avaliação de Densidade Larvária no Morro do Abrigo


Legenda: Agentes buscam identificar focos do mosquito
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início nesta sexta-feira (25/1), às atividades de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), em busca do índice de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, nos bairros do município. O primeiro a receber a equipe de agentes de combate à doença é o Morro do Abrigo, na região central da cidade. A expectativa é de que em uma semana, as cerca de 300 casas do local sejam visitadas.

De acordo com a Vigilância em Saúde da Sesau, o objetivo da ação é avaliar em um curto espaço de tempo o raio de maior concentração de larvas, os tipos existentes, bem como a identificação dos recipientes com a presença de larva do Aedes aegypti.

“A nossa intenção é terminar o Morro do Abrigo em uma semana e passar para outros bairros”, explica Randal Tavares, agente de saúde publica. Ele reitera que a participação da comunidade é essencial para o sucesso do trabalho dos agentes. No primeiro dia de visitas, grande parte dos moradores se mostraram receptivos e permitiram a entrada da equipe em suas residências, como é o caso da dona de casa Fátima de Souza. “Eu acho importante o trabalho deles, eu aqui em casa tomo todos os cuidados”, concluiu.

O resultado da busca dos agentes será analisado e posteriormente os dados serão computados num banco, que possibilitará à Secretaria de Saúde combater os focos nos lugares de maior incidência do mosquito. Este ano não foi confirmado nenhum caso da doença, apenas sete suspeitas. No ano passado, foram registrados 132 casos, 75% a menos do que 2006.

Capitania dos Portos troca de comando



Foto: Celso Moraes/PMSS

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (25/1), na sede da Marinha do Brasil de São Sebastião, a Capitania dos Portos realizou a troca de comando do setor.

O novo Capitão de Fragatas é Carlos Eduardo Pessoa Monteiro, que substitui Cláudio Viola, transferido para Brasília, no Distrito Federal.

Viola ficou dois anos à frente da Capitania dos Portos de São Sebastião, responsável pela fiscalização em 40 cidades do Estado. Já o novo capitão veio da região da Amazônia Ocidental e tem 27 anos de serviço militar.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e os secretários de Governo, Fazenda e Segurança Urbana, respectivamente, Thirso Júnior, Amin Nossabein e Erwin Mota.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...