Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

sexta-feira, outubro 28, 2016

Palestras, ações preventivas e sociais marcam Outubro Rosa em São Sebastião

Eventos reuniram bom público em programações realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município
Alertar para a necessidade da prevenção do câncer de mama foi um dos objetivos das programações realizadas durante o mês pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião integrando a ação mundial do Outubro Rosa. Com o aval da Secretaria de Saúde do município, as unidades promoveram palestras, debates, encontros, ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero com agenda aberta para coleta e solicitações de exames de mamografia.
Cada unidade programou sua ação envolvendo encontros com café da manhã e palestras variadas. O evento foi aberto, oficialmente, no último dia 7, com a apresentação do espetáculo “Eu Sou Um Erro”, com Ariadne Lima, no Circuito Cultural Cambury, em parceria com a USF de Cambury, na Costa Sul, que também realizou sua programação dia 20.
Um dia antes (19), as ações aconteceram em Boracéia. Em Barra do Sahy, foi realizada dia 24, em parceria com o Instituto Verdescola, na Vila Sahy, envolvendo palestra com a médica do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), Lidiane de Souza.
Os profissionais que atuam nas unidades como enfermeiros responsáveis, médicos, dentistas prestaram importantes informações às mulheres que participaram ativamente das atividades e aos homens que prestigiaram os eventos. Também houve boa presença de público na unidade do Itatinga II e no Topovaradouro, na região central, onde foram realizadas ações sociais como corte de cabelo, escova, chapinha, unhas e atendimentos com aferição de pressão arterial entre outras atividades à disposição da comunidade.
Na última quarta-feira (26), o movimento foi muito bom nas unidades de Barequeçaba (região central), Canto do Mar (Costa Norte) e Juquehy II (Costa Sul). Esse trabalho ocorre com mais ênfase no mês de outubro, porém as ações de prevenção são realizadas anualmente com solicitações de exames e coleta de Papanicolau, além de palestras e orientações nas unidades, segundo informações da Secretaria de Saúde do município.
Orientações
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada uma vez por ano, sendo necessário acompanhamento a cada seis meses e a secretaria municipal oferece esse serviço.
Em 2016 foram realizadas 1.915 mamografias. O tratamento indicado deve ser prescrito por profissional mastologista; quando é necessária a quimioterapia o município disponibiliza de vagas no HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião).
Para o serviço de radioterapia a paciente é encaminhada ao hospital de referência fora do município, ou seja, em Taubaté ou  Jacareí. O serviço de oncologia municipal faz solicitação de transporte e agendamento dos tratamentos via serviço social.
Outubro Rosa
O movimento surgiu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.
Somente no Brasil, a estimativa é de 57.960 novos casos de câncer de mama somente este ano, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do país depois do câncer de pele não melanoma representando 25% dos casos novos a cada ano.
Vale ressaltar que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a  adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. 

Departamento de Comunicação | Secretaria de Governo

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...