Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, abril 08, 2014

Confraternização marca a celebração do Dia do Caiçara na Costa Sul de São Sebastião

Exibindo Festa Caiçara Boiçucanga - Cristiane Castro PMSS (1).jpgExibindo Festa Caiçara Boiçucanga - Cristiane Castro PMSS (2).jpgExibindo Festa Caiçara Boiçucanga - Cristiane Castro PMSS (4).JPG
Exibindo Festa Caiçara Boiçucanga - Divulgação (1).JPGExibindo MINI - Festa Caiçara Boiçucanga - Cristiane Castro.jpg
Foto: Cristiane Castro/PMSS

Em função do Dia do Caiçara, comemorado em 15 de março, a Prefeitura de São Sebastião por meio de Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), preparou uma programação especial para o sábado (5), visando celebrar a data.
A festa aconteceu na Praça da Mentira, em Boiçucanga, Costa Sul do município, ponto de encontro dos caiçaras antigos do bairro, e contou com diversas atrações entre elas, corrida de canoas, exposição de fotos, exibição de filmes, lançamento de livro, folia de reis entre outras.
A escritora Maria Angélica de Moura Miranda marcou presença no evento e lançou o seu livro, “Alma Caipira e Caíçara”, uma parceria com o escritor de São Luís do Paraitinga, Manoel Lopes Pereira.
O grupo do núcleo de Boiçucanga do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, sob o comando da monitora de coral da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), Ana Maria Sierra, fez a apresentação da Ciranda, com um repertório que faz parte da cultura caiçara como  “A Canoa Virou”, “Suíte dos Pescadores” e “Peixe Vivo”.
O público ficou emocionado com a apresentação do grupo Folia de Reis da Costa Sul, que utilizou instrumentos musicais como violão, cavaquinho, viola, triangulo e também a caixa durante a cantoria de músicas religiosas e culturais, parte da tradição caiçara.
De acordo com antigo caiçara do bairro, seu Valdemar Francisco Teixeira, o Carioca, 72, celebrar a data e não deixar cair no esquecimento do povo o valor e os costumes da nossa cultura, “é fundamental”.
As comemorações seguiram ao longo do dia com o tradicional peixe assado e muita animação com o samba de Oswaldinho do Cavaco.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...