Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, abril 30, 2013

Festa do bloco Guerreiros do Samba anima a comunidade do Itatinga


O bloco carnavalesco do bairro Itatinga “Guerreiros do Samba” realizou neste domingo (28) a 3ª festa em homenagem a São Jorge, padroeiro da entidade. Este ano, além do pagode muito animado, a comunidade ainda pôde se deliciar com uma saborosa feijoada servida gratuitamente aos moradores.
Para o presidente do bloco, Gilberto Pedro de Castro, o Porquinho, o dia se resumiu em uma única palavra: glória. “Foi tanta gloria que, esperávamos servir cerca de 400 feijoadas, mas foram mais de 800. E a comunidade participou não só do delicioso prato, mas também do momento de integração entre os moradores, pelo bate-papo  na roda de samba”, contou.
A moradora Joaquina da Silva Dias, disse que o domingo de festa viera em uma hora oportuna. “Vim com toda a família e aproveitamos muito. Foi um dia muito lindo e especial, pois nos reunimos com amigos antigos e nos divertimos muito”, comemorou Joaquina.
A programação começou bem cedo com uma moto-carreata dos motoqueiros do “Moto Clube Abutres – Litoral Norte” e os outros participantes do evento. Eles saíram da Rua da Praia em direção ao bairro Itatinga para abrir a festa.
A expectativa para a próxima festa já é muito grande. “Se der tudo certo, os motoqueiros dos Abutres vão trazer um ringue de luta livre para animar a garotada. Vamos ver se a agente consegue”, adiantou Castro, mostrando otimismo.

Foto: Mariana Lopes | PMSS



Caminhão frigorífico chega ao município


O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, esteve na tarde desta segunda-feira (29) juntamente com sua equipe de Pesca,  na garagem municipal para presenciar a chegada do caminhão frigorífico.

O veículo é parte do investimento proveniente de um convênio assinado entre a Administração e a União, por meio do Ministério de Pesca e Aquicultura, no valor total de R$ 580 mil, que também engloba uma fábrica de gelo que ainda será instalada ao lado da cooperativa de pesca.

Hipólito ressaltou o momento como sendo “o marco de uma conquista a muito esperada, tornando-se hoje uma realidade com a materialização de um instrumento essencial e que fará a diferença na rotina de trabalho e na contabilidade final do trabalhador da pesca em São Sebastião”.

“O veículo agora terá sua documentação regularizada, assim como a documentação de seguro para que possa então ser entregue aos profissionais e inicie, então, sua importante missão na vida de todos os envolvidos neste processo”, enfatizou o secretário.

De acordo com Sebastiani, a chegada do caminhão representa uma importante conquista para o setor e irá beneficiar desde o pescador até o consumidor, pois a economia na logística do transporte e conservação do pescado por toda a extensão do município irá refletir em toda a cadeia produtiva do produto até a linha final, representada pelo consumidor.

“A chegada do caminhão frigorífico e, posteriormente a fabricação do gelo, proporcionará ao município subsidiar este tipo de serviço agregando melhor qualidade e maior valor ao seu produto”, explica o engenheiro.

O veículo será utilizado sob coordenação da Prefeitura, por meio do Departamento de Pesca da secretaria municipal de Meio Ambiente, com apoio do Departamento de Trânsito, que fará toda a logística de transporte, atendendo os pescadores artesanais local, associados da Colônia Z14 e Cooperativa de Pesca da cidade.

Foto: Munir El Hoje | PMSS


Caraguá vacina cerca de 70% do grupo prioritário na Campanha de Vacinação Contra Influenza


Até esta segunda-feira (29/04/2013), 11.894 munícipes foram vacinados contra a Influenza. Este número corresponde a 69% da meta a ser atingida, que é de 72% da população do grupo prioritário. Em Caraguá, a meta é vacinar até dia 10 de maio 17.060 pessoas durante a 15º Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza.
Já receberam a vacina: 1.643 crianças (ou seja, 68,72% das 2.391 que precisam ser alcançadas); 906 trabalhadores da saúde (ou seja, 59,63% de um total de 1.600);  704 gestantes (58,86% das 1.196 gestantes); 107 puérperas (31% de 197 puérperas); e 8.534 idosos (73,09% dos 11.676).
Devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou ao Centro de Atendimento Materno Infantil para tomar a vacina as pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos; grávidas em qualquer período da gestação; mulheres no período até 45 dias após o parto (as chamadas puérperas); e trabalhadores da saúde.
A secretaria Estadual da Saúde pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas. A campanha começou no último dia 15.

Tribunal de Justiça revoga liminar e TPA volta a ser cobrada nesta terça-feira em Ilhabela


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo revogou nesta segunda-feira (29/4) a liminar que suspendia a cobrança da TPA (Taxa de Preservação Ambiental) em Ilhabela. Com isso, a taxa volta a ser cobrada já nesta terça-feira (30/4), a partir das 6h.
O desembargador Luiz Ganzerla acatou o pedido de reconsideração impetrado pela Prefeitura e revogou a decisão. “A lei questionada, como indicado, é de 2007 e sofreu alterações em 2008 e 2009, assim vigora há mais de cinco anos. Desta forma se gera seus efeitos por longos períodos, sem óbice, fica evidente faltar o periculum in mora, justificador de concessão de liminar”, relatou o desembargador do TJ. “Logo, se a lei vigora há tempos, não é possível que somente agora possa causar graves transtornos ou lesão de difícil reparação”, complementou o relator do processo.
A cobrança da TPA havia sido suspensa por meio de liminar no dia 15 de abril pelo próprio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo , que acatou na ocasião uma (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. Imediatamente, a Prefeitura protocolou o recurso junto ao TJ, que culminou na reconsideração da medida liminar nesta segunda-feira (29/4). “Fico satisfeito em ver que a Justiça reconsiderou a decisão, uma vez que nosso orçamento está composto e uma das receitas vem da TPA. Vale ressaltar que a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental já foi avaliada anteriormente e é considerada  constitucional”, salientou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, que esteve em São Paulo junto com o procurador jurídico municipal Marcel Henrique Silveira Batista na ocasião da apresentação do recurso, o fato da Justiça reconsiderar a decisão reafirma a legalidade da cobrança. “Lutamos muito para reverter esta decisão e mais uma vez mostramos que a cobrança é constitucional”, destacou o chefe de Gabinete.
Os valores arrecadados com a TPA são investidos principalmente no transbordo do lixo, destinado para o aterro de Tremembé, bem como na aquisição de equipamentos para a Secretaria de Meio Ambiente e ainda na castração e chipagem de cães e gatos, que são ações propostas pela Prefeitura e aprovadas pelo Conselho de Meio Ambiente. Os valores arrecadados e os investimentos são publicados mensalmente no portal do município na internet (www.ilhabela.sp.gov.br). 

Professores participam de palestras nesta terça-feira


Os educadores da rede municipal de Caraguá participam nesta terça-feira (30/4/2013), às 19h, da palestra "Projetos de Leitura", na sala Monteiro Lobato, na secretaria de Educação. O encontro é direcionado aos professores de Educação Básica, Ensino Fundamental 1 de 4º e 5º ano e Adjuntos 1 e 2.
Essa palestra é resultado de uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, e a Editora Global. A professora de Língua e Literaturas Portuguesa e Brasileira, Regina Maria Braga, analisará a poesia, literatura infantil e a importância da leitura.
A palestrante, formada pela PUC-SP, com especialização em Linguística e Literatura Brasileira, abordará a construção do leitor competente, reflexões da dificuldade do aluno ler e compreender textos e as estratégias de atuação dos professores em sala de aula.
Teatro Mario Covas - No mesmo dia, o Teatro Mario Covas recebe às 19h a palestra “A escola como um sistema”, voltada para os docentes da Educação Infantil (CEI/Emei) e do Ensino Fundamental 1 de 1º ao 3º ano e Adjuntos 1 e 2.
A palestra será proferida pela professora e pedagoga Gislene Angélica Conceição. Ela abordará o conceito de educação de Loriz Malaguzzi e da filosofia adotada pelas escolas em Reggio Emilia, região da Itália, onde esteve e estudou recentemente.
Essa discussão objetiva proporcionar aos educadores momentos de reflexão sobre o lócus de ensino, que é a escola.  “Cada unidade escolar é um lugar de transmissão e criação de valores e culturas”, disse Gislene.
Serviço
Secretaria de Educação – Av. Rio de Janeiro, 860, Indaiá - Tel.3897-7000
Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187, Indaiá - Tel. 3881-2623

Inscrições da prova natatória dos 156 anos de Caraguá terminam na quinta-feira


As inscrições da Competição Caraguá de Águas Abertas encerram nesta quinta-feira (2/05/2013), às 23h59, ou enquanto houver vagas.  O cadastro pode ser feito gratuitamente no site http://www.cronoserv.com.br/ no link do calendário.  O torneio será no domingo (5), na Praia do Aruan, entre os Quiosques 34 e 35.
O evento começa às 7h20, com a retirada dos chips. A largada da prova ocorre às 9h50. Os percursos terão 500, 1.000 e 3.000 metros de distância. O campeonato é uma das atrações da programação esportiva dos 156 anos de Caraguá. Não haverá inscrições no dia do evento.
O trajeto é de 500 metros para as categorias Mirim e Master 6.  Já os competidores da Petiz, Master (3, 4 e 5), Absoluto (todas as idades) e PcD (pessoa com deficiência) percorrem um trecho de 1.000 metros.  Os atletas das categorias Infantil, Juvenil, Sênior, Master (1 e 2) e Absoluto nadam 3 KM de distância.
Futsal e Futebol
As equipes interessadas podem se inscrever no Campeonato Municipal de Futsal da Categoria de Base até o dia 20 de maio. Os times competirão nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Feminino Sub-15. À noite, a partir das 19h, haverá o Congresso Técnico na secretaria de Esportes.  A competição é voltada exclusivamente para atletas de Caraguá.
As inscrições para o torneio de futebol Master 35 Anos terminam no dia 6 de maio. Os representantes dos times devem entregar as fichas de cadastro devidamente preenchidas na reunião do Conselho Arbitral, na segunda-feira (6), às 20h, secretaria de Esportes.   
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2166. A secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 - Jardim Britânia.

Fotos:Divulgação/PMC

Tradicional festa de Santa Cruz começa nesta quinta-feira


Tudo pronto a para a tradicional Festa de Santa Cruz. A programação promovida pela paróquia Nossa Senhora do Amparo, do bairro Pontal da Cruz, com o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur), começa nesta quinta-feira (2) e vai até o domingo (5) com muita atração.
Quem prestigiar o evento também poderá assistir aos shows de banda locais e saborear os quitutes típicos da festa.  A parte religiosa começa com o tríduo (ciclo de três missas) em celebração à Santa Cruz, na quinta-feira, às 19h30. O horário se repete também na sexta-feira (3). Já no sábado (4), a missa será às 17h.  
O encerramento da festa, no domingo (5), ficará por conta da tradicional procissão, com saída da praça do píer, na praia do Pontal, às 17h. Os fiéis seguirão rumo à capela onde será celebrada a missa festiva na sequência. Todo o percurso contará com a participação especial da banda municipal sebastianense Maestro Manoel Ladislau de Mattos.
Shows
Com o objetivo de valorizar os músicos da cidade, a Festa de Santa Cruz trará shows de bandas locais. Para animar o público, no sábado (4),  a noite começa com muita animação, porque quem sobe ao palco é o grupo “Tokessamba”, formado em grande parte por moradores do Pontal.
 Já no domingo (5), a pedido da comunidade católica, a banda “Melodia dos Anjos” promete trazer mais do que entretenimento, e sim, a palavra de Deus.
Vale destacar que as apresentações musicais ocorrem sempre após as celebrações religiosas.

Foto: Milton Fagundes /PMSS

Prefeitura apresenta aos vereadores hospital em construção na Costa Sul de São Sebastião


A Prefeitura de São Sebastião apresentou na manhã de hoje (29) a um grupo de vereadores sebastianenses o hospital em construção no bairro de Boiçucanga, na costa sul do município.
A visita foi solicitada pela Câmara com a finalidade dos parlamentares conhecerem a obra e esclarecerem qualquer dúvida relacionada ao equipamento hospitalar, que deverá desafogar o atendimento no hospital do Centro e propiciar melhor condições na área da saúde para a população.
O secretário das Administrações Regionais, Pérsio Mendes, que comandou a Secretaria de Obras até o início do ano, foi quem recebeu os edis Marcos Tenório, Ercílio de Souza, Jair Pires, Solange Ramos e Edivaldo Campos, o Teimoso, além do assessor do vereador Reinaldinho. 
Na ocasião, eles foram apresentados ao profissional Adriano Ribeiro, um dos engenheiros da empresa responsável pela execução do investimento que apontou onde serão os locais de atendimento como: recepção, enfermarias, apartamentos, consultórios, dentre outros.
Com aproximadamente sete mil metros quadrados de área construída, a parte interna do prédio está praticamente toda rebocada.
De acordo com Mendes, o serviço em andamento no hospital envolve instalações hidráulicas e elétricas. “É uma fase em que o trabalho quase não aparece”, fala. Ele agradeceu a presença dos parlamentares que puderam verificar a qualidade dos serviços desenvolvidos pela firma com vasta experiência no ramo. “É importante a visita de uma equipe coesa. A vontade do prefeito Ernane é colocar o que há de mais moderno no hospital para que se tenha longevidade e seja perfeito às necessidades dos usuários”, destaca o secretário.
O presidente da Câmara, Marcos Tenório, afirmou ter gostado do que viu e declarou que a obra é maravilhosa, com preocupação na questão da acessibilidade e outros detalhes importantes para o bom funcionamento. “Ficamos contente de participar da concretização de um sonho tão importante para os moradores da Costa Sul”, conclui. 

Foto: Ricardo Faustino/PMSS



Abertas inscrições compor o Conselho de Alimentação Escolar


A Secretaria da Educação está com inscrições abertas para representantes de pais de alunos e de professores interessados em participar do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Entre as atribuições do CAE estão o controle do dinheiro para fornecimento da merenda escolar; a verificação nas unidades escolares da merenda escolar fornecida; a qualidade e a conservação dos alimentos. Para o desempenho das funções, a secretaria da Educação disponibiliza aos conselheiros toda a estrutura necessária.
Vale ressaltar que os interessados devem dispor de tempo livre para realizarem visitas nas unidades escolares e participarem das reuniões ordinárias que ocorrem normalmente, nas segundas e terças-feiras de cada mês.
Os interessados devem procurar a secretaria da Educação ou as secretarias das unidades escolares para realizarem o cadastro.
O CAE é formado por representante do Poder Executivo: um titular e um suplente; representante dos professores: dois titulares e dois suplentes; representante de pais de alunos: dois titulares e dois suplentes; representante da sociedade civil: dois titulares e dois suplentes.   

Corrida de canoa, stand up e caiaque atraem bom público na praia de Barequeçaba


Muito sol e mar tranqüilo. Este foi o clima que marcou o dia com a tradicional corrida de canoa no IV Caiçararte, no domingo, 28, na praia de Barequeçaba. Além da corrida, a competição contou ainda com as provas de caiaque e stand up, atraindo várias pessoas de todas as idades. 
O secretário de Esportes, Fábio Figueiredo Lopez, prestigiou o evento e elogiou a ação integrada entre as secretarias de Esporte e Cultura e Turismo. “Acho importante esta parceria para a promoção do Caiçararte visando valorizar a cultura caiçara”.
A secretária de Educação,  Angela Couto, também destacou a importância do evento de cultura caiçara. Ela ainda fez um alerta “Barequeçaba é um dos bairros com maior número de focos do mosquito da dengue e pedimos a colaboração da comunidade para o combate aos focos”.      
O organizador do Caiçararte, Lindomar dos Santos, o Nicinho, lembrou que a prova de corrida de canoa tem a intenção de valorizar e resgatar a cultura caiçara, além de incluir o caiaque e o stand up. “A prova de canoa é uma homenagem ao caiçara Moisés Alexandre da Mota, de Barequeçaba”.     
Um dos participantes, o estudante da Unibr, Luiz Roberto de Oliveira Santos, de Ilhabela, disse “a prova de canoa é uma ótima iniciativa, pois é um verdadeiro resgate da cultura caiçara”.
Outra atração foi o 1º passeio de canoa caiçara com a participação de quatro pessoas que fizeram o passeio pela região da praia de Barequeçaba.
Marcelo Alexandre da Mota, o Marcelinho, que ficou em 1º lugar na corrida de canoa de um remo, afirmou “esta é a primeira vez que participo da corrida de canoa em Barequeçaba, e foi bem tranquilo, pois já estou acostumado com a canoa caiçara”.
O evento foi realizado em parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Cultura e Turismo e o projeto Chão Caiçara, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo diretório de Gêneros e Etnias.   

Resultados:

Canoa 1 Remo:
1º - Marcelo Alexandre da Mota - Barequeçaba
2º - Marco Bastos Mazeto - Varadouro
3º - Silvio Donizete - Toque Toque Pequeno
Canoa 2 Remos:
1º - Nemias e Marcelo - Varadouro
2º - Luiz Roberto e Edmilson Gomes - Ilhabela
3º - Zé Carlos e Chico Pescador - Barequeçaba
Canoa Mista 2 Remos:
1º - Priscila Oliveira e Luciano Draetta - Porto Grande
2º - André Penca e Lohane - Barequeçaba
Canoa 3 Remos:
1º - Samuel, Fabio e Beto - Barequeçaba
2º - Marcelo Mota, André Penca e Cuquinha - Barequeçaba
Caiaque masculino 1 Remo:  
1º - Lucas Stefano da Mota - Barequeçaba
2º - Diego Vicente - Barequeçaba
3º - Marcelo Mota Júnior - Barequeçaba
Caiaque misto 2 Remos:
1º - Gabriela Alejandra e Eduardo
2º - Elediane Soares e Edmilson Gomes 
3º - Gabriela Cruz Monteiro e Luiz Roberto
Stand up Masculino:
1º - Marcelo Alves (Latinha) - Varadouro
2º - Marcelo Caetano - Pontal da Cruz
3º - Luiz Roberto de Oliveira - Ilhabela
Stand up Master 40 anos:
1º - Silvinho Fernandes – Paúba
2º - Marcos Roberto (Piri) - Barequeçaba
3º - Silvio Donizeti - Toque Toque Pequeno
Stand up Feminino:
1º - Lara Garcia – Pontal da Cruz
2º - Roberta Rocha - Centro
3º - Helô Camargo – Barequeçaba

Foto – Arnaldo Klajn/PMSS




Alunos da EM Henrique Botelho participam de aula prática sobre astronomia para a OBA


Alunos da EM Henrique Botelho participaram de uma aula noturna na prática para ver os planetas e constelações, na Rua da Praia, na noite de sexta-feira (26).  O objetivo segundo o professor de Matemática Robson Gobate, é orientar e preparar os estudantes para participar das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nos dias 9 e 10 de maio.
O professor Gobate explicou que “a experiência na prática permitiu que os alunos observassem as constelações, os planetas e a localização pelos pontos cardeais e o mapa estelar”.    
Cerca de 20 alunos do 6º ao 9º anos estavam bastante entusiasmados e visualizaram o planeta Júpiter, ao lado da Serra (em direção à Vila Amélia) e também avistaram a constelação de Orion e mais acima a de Sírius.
Em direção ao canal ao lado do Varadouro, eles puderam avistar a constelação Canopus e, mais acima, a de Cruzeiro do Sul e se posicionaram na direção sul do país. Para abrilhantar a noite, a lua começou a iluminar a Ilhabela e, por volta das 19h, ela surgiu imponente no céu.
Para a diretora da unidade, Gilmara Lopes Costa, foi realmente uma experiência muito rica e valiosa para os estudantes. Alguns pais e irmãos dos alunos também acompanharam seus filhos.
A aluna Maria Inês Marques Pereira, do 8º ano, afirmou que a experiência foi muito legal. “Pudemos observar o céu com as estrelas, os planetas e os satélites. Agora posso tirar todas as dúvidas na sala de aula com o professor”. Também na opinião de Geórgia Luna Rodrigues, do 8º ano, a aula prática foi muito interessante podendo observar os planetas e as constelações.

Gelaf, Águia Dourada, Bola 10 e Fluminense conquistam título do Campeonato Aniversário da Cidade


As equipes do Gelaf, Águia Dourada, Bola 10 e Fluminense foram campeões do Campeonato Aniversário da Cidade no domingo (28/04/2013), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Os times faturaram os títulos das categorias Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Adulto. Os jogos eliminatórios foram disputados entre os meses de março e abril. 
O Gelaf venceu o Bola 10 por 1 a 0 na decisão da Sub-10. O gol da vitória saiu dos pés de Guilherme Nascimento. Na final da Sub-12, o Águia Dourada ganhou do Tinga por 2 a 1. Alan Taylor marcou duas vezes para o Águia e Vinicius Caetano fez o gol do Tinga. O Bola 10 goleou o Brasília por 5 a 0 na disputa do campeonato da Sub-14. Os jogadores Léo, Thiago, Tinga, Luan e Márcio foram responsáveis pelos gols do Bola 10.   O Fluminense derrotou o Brasília por 2 a 1 no torneio do Adulto. Daniel e Touché marcaram os gols do Fluminense. Bruno diminuiu para o Brasília.
Willian Aparecido Pereira da Silva, Alexandre Fernandes da Silva, Jorge Delfino da Silva e Jamil Salamene fizeram a arbitragem das finais da garotada. Paulo Cesar Casa foi o árbitro da decisão da categoria Adulto, auxiliado por Manoel Tiago de Paula e Mário Marcos do Nascimento. A equipe do Brasília homenageou o torcedor Luciano José da Silva com um troféu durante a premiação.
Feminino – O Centro Esportivo recebeu uma partida do campeonato Feminino no domingo (28). O Geração Independente ganhou da secretaria de Esportes de Caraguá por 4 a 1, Carlelaine, com dois, Laiane e Ana Paula foram responsáveis pelos gols do Geração Independente. Fabiolla marcou pela secretaria de Esportes.  A equipe do Ájax/Marmoraria Beira-Mar II joga com o Geração Independente nesta quarta-feira (1º), às 13h, no Cemug


Fotos: Divulgação/PMC

Oficina do Proac trabalha o desenvolvimento corporal


São Sebastião recebeu no último final de semana a Boa Companhia, grupo de Campinas (SP) que trouxe ao município o espetáculo “Cartas do Paraíso” e a oficina de teatro “Um corpo em estado de viagem”. A programação tem o apoio da Prefeitura e é realizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura.
Cerca de vinte pessoas participaram da oficina realizada em duas edições, uma no Teatro Municipal, na sexta-feira (26) e a outra no Centro Comunitário do Jaraguá, no sábado (27). O objetivo era compartilhar com atores e estudantes de artes alguns procedimentos utilizados na montagem da peça.
Os atores Alexandre Caetano e Eduardo Osório ministraram a oficina e aplicaram exercícios utilizados no processo de montagem da peça. “Mais do que entender, gostaríamos que eles experimentassem a experiência que nós e os outros atores tivemos durante a o processo de criação do espetáculo”, explicou Eduardo Osório.
“Primeiramente pensamos no teatro e no palco, mas é para criação corporal em geral. São exercícios que não necessariamente precisam ser realizados por atores, basta a pessoa estar disposta a trabalhar com o próprio corpo e tentar contar alguma história”, acrescentou.
A maioria das pessoas que participaram da oficina são alunos das oficinas culturais da prefeitura de São Sebastião.
Uma delas foi Isabela Andrade da Silva, explicando que ao  participar desta ação teve a oportunidade de conhecer novos aspectos no desenvolvimento corporal, na concentração e foco, na sintonia de grupo e na criação do personagem. “Eu estou no grupo avançado de teatro e a experiência desta oficina me ajudou muito, foi bem proveitosa e interessante demais”, contou a jovem.
Cartas do Paraíso
Com atuação de Alexandre Caetano, Eduardo Osório, Gustavo Valezi e Moacir Ferraz, sob a direção de Verônica Fabrini, Cartas do Paraíso acontece acima da Linha do Equador, onde homens desafiam o mar tenebroso em busca de novos caminhos, de nova terras e, quem sabe, um Paraíso.
Abaixo desta linha, outros homens dançam até seus corpos se tornarem leves e serem levados pelo vento, acima e além das grandes águas para alguma terra sem males, quem sabe, um Paraíso.
A bordo das canoas com asas viajam um degredado, um padre, um jovem cartógrafo e um bufão. Na praia, os aguardam xamãs e guerreiros. Na iminência de um apocalipse dois imaginários se encontram e se perguntam: alguém sabe onde fica o paraíso?

Foto: Luciano Vieira | PMSS


Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 10 de maio em Ilhabela


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a “Campanha de Vacinação contra a Gripe” até o dia 10 de maio em todas as unidades do Programa Saúde da Família do município. A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o Ministério da Saúde. Ainfluenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.
A campanha tem o objetivo de reduzir o número de complicações e internações causadas pelo vírus da gripe (influenza). A vacina é contra indicada nos casos em que a criança ou o adulto tenha alergia grave causada pela ingestão de ovo.
Devem tomar a vacina: idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças de seis meses a dois anos; indígenas e portadores de doenças crônicas.
A meta em Ilhabela é vacinar 2.433 idosos, 356 gestantes, 59 mulheres em período de puerpério, 713 crianças de seis meses a dois anos e 443 trabalhadores de saúde.

Determinação e Superação marcam a IV etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha na praia de Boiçucanga


A praia de Boiçucanga sediou na manhã de ontem (28) a 4ª etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, com o apoio da secretaria municipal de Esporte.

Centenas de atletas e amantes da modalidadeparticiparam do desafio, onde tiveram que enfrentar e superar subidas de longas distâncias, extremas descidas, areia fofa da praia, além da tradicional trilha do oleoduto da Petrobrás, uma extensa descida sem curvas, tudo isso em meio a natureza rústica de matas, rios e ribeirões.

A prova foi dividida emdois percursos, um longo de 12 km e um curto de 9 km, contendo somente dois postos de reabastecimento de água, um na estrada do cascalho (km 3,5) outro no início da trilha da praia brava (km 7,2).

Os percursos tiveram nível técnico elevado, o que exigiu dos atletas um bom preparo e verdadeira superação, resistência e perseverança, nos trechos de curta e longa distância.

Para a atleta sebastianense, Maíra Estevan Cochrane de Azevedo, primeira colocada da categoria feminina de 30 á 34 anos, na prova de 12 km, a subida íngreme da trilha da praia Brava e a descida acentuada da trilha do Oleoduto, são consideradas os trechos de maior grau de dificuldade. “Foi uma verdadeira aventura, onde principalmente coluna e joelhos tem que estar bem fortalecidos”, explica a atleta.

De acordo com organizador do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, Fabio Galvão Borges, os competidores de montanha são atletas que sabem verdadeiramente que vencer o desafio não é só cruzar a meta, mas também conhecer cada passo que foi dado, cada marca de tênis deixada para trás na trilha que os levou a superação.

A Copa Paulista de Corridas de Montanha temporada 2013 segue para a V Etapa, que acontece no Sky Park em São Roque, São Paulo.

Foto: Cristiane Castro | PMSS

Volta do Parcel 2013 reúne centenas de nadadores e movimenta praia de Juquehy


Em um dia de muito sol e a presença de uma galera bonita, a quarta edição da prova de natação “Volta do Parcel 2013” reuniu, no último domingo, 28, centenas de competidores e movimentou a praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião.

Organizado pela empresa Cooper Esportes e supervisão técnica da Associação Aquática, o evento contou com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva e a preservação das praias.

Segundo o diretor de maratonas aquáticas, Igor de Souza, a organização recebeu 1.120 inscrições para participar da primeira etapa do Circuito Aqua – série de provas em mar aberto. No entanto, 976 atletas finalizaram a prova, sendo 386 mulheres e 734 homens.

A competição iniciou às 9h e contou com três largadas. A primeira e a segunda foram destinadas à categoria masculina. Já a última, às 10h, envolveu apenas atletas da categoria feminina.

De acordo com a avaliação de Souza, a prova foi excelente. “Tudo ocorreu dentro do planejado, respeitando oshorários”.

Vencedores

Na classificação geral, o primeiro colocado foi o paulistano e ex-atleta de natação, Patrick Winkler, 34, ao completar o percurso de 1.500 metros em 18 minutos e 52 segundos. “Achomaravilhosa a prova em Juquehy. É um dos melhores cenários do Litoral Norte de São Paulo. A água do mar estava clara, muito limpa, com a temperatura excelente. Só tive um pouco de dificuldade na saída devido às ondas e o cansaço”, avalia Winkler, que atua no ramo da mídia e participou pela segunda vez do evento.

Já a campeã da categoria feminina foi à atleta Giulia Arcuri Bassani, 19, com o tempo de 21 minutos e 49 segundos. “A disputa foi boa, fácil e tranquila. O percurso é muito bom e tivemos bastante ajuda da organização”, disse Giulia, que atualmente treina natação em Porto Alegre (RS). Natural de São Bernardo do Campo (SP), a competidora conta que participou pela primeira vez da “Volta do Parcel” e também adorou o cenário da região. “Só conhecia Boracéia. A praia de Juquehy é muito linda”, afirma.

O evento teve vários elogios dos competidores, independentemente da colocação. “A prova é bem organizada e com ótima estrutura. O percurso é bacana e a condição do mar, que é a principal dificuldade, estava boa. Valeu a pena participar”, declara o paulistano e empresário Raphael de Almeida Nobre, 33.

Somente os cinco primeiros lugares (feminino e masculino) foram premiados com a entrega de trofeus. Todos os atletas receberam medalhas de participação.

Região

O acontecimento também teve a participação de moradores das praias da região. A escola de natação Estilo Livre, de Boiçucanga, levou 12 atletas. “A competição é bem legal. O dia ajudou e as condições do mar estavam boas. O desempenho dos competidores também foi muito bom”, comenta o professor Sergio Arthur.

Em função da disputa, o bairro de Juquehy registrou grande movimento de turistas em seus estabelecimentos comerciais, a exemplo de restaurantes e pousadas.  “A organização escolhe a praia de Juquehy devido a excelente infraestrutura hoteleira, qualidade da praia e o atrativo do parcel”, destaca o diretor da prova.

No dia do evento, a principal avenida da praia, a Mãe Bernarda, que tem pouco mais de 3,5 km, ficou completamente cheia de carros estacionados de ponta a ponta.

A prova aquática contratou para o staff (equipe que atua junto com a organização do evento) cerca de 90 pessoas, inclusive moradores de Juquehy.

Com patrocínio da Ativo.com e Band News FM, o evento também teve apoio do Corpo de Bombeiros; Divisão de Tráfego da Prefeitura de São Sebastião e Polícia Militar. O resultado está no site www.circuitoaqua.com.br.

Classificação

Masculino
1º - Patrick Winkler (18’52’’10)
2º - Bruno Yamamoto (18’54’’80)
3º - Tiago Lazarini (18’59’’50)
4º - Diogo Milani Zoppi (19’14’’85)
5º - Alan Magalhães (19’18’’35)

Feminino
1º - Giulia Arcuri Bassani (21’49’’35)
2º - Carla Stein Sturion (22’13”50)
3º - Giovanna Alves Opipari (22’15”15)
4º - Ana Luisa Dorey Galvão Plum (22’26”60)
5º - Claudia Adelina de Menezes C. da Costa (22’31”40)


Foto: Ricardo Faustino | PMSS





Caraguatatuba é a grande campeã do 1º Torneio Tiradentes de futsal feminino

Foto: Arnaldo Klajn | PMSS


O Torneio Tiradentes de futsal feminino Sub-21, que aconteceu no fim de semana em São Sebastião teve como campeã a cidade de Caraguatatuba. As partidas foram disputadas no sábado (27) e domingo (28), no CAE do Pontal da Cruz.

Além de São Sebastião, participaram da competição as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Silveiras e Guarujá.

No primeiro dia do evento as disputas valiam vaga para a etapa semifinal que aconteceu no domingo. Caraguatatuba e Ubatuba ficaram no 1x1, Silveiras e Guarujá no 2x2, mas esses foram os únicos jogos com empate. Ubatuba venceu Caraguatatuba por 2x1 e São Sebastião ganhou de Silveiras e do Guarujá pelo mesmo placar, 3x1.

No domingo, as semifinais foram disputadíssimas e com placares apertados.Caraguatatuba venceu a cidade anfitriã, São Sebastião, por 1x0, já Guarujá venceu Ubatuba por 2x1. A disputa pelo terceiro lugar foi quente e marcada por um amplo número de faltas, mas São Sebastião levou a melhor e fechou o jogo por 3x1 em cima de Ubatuba.

A grande final foi entre Caraguatatuba e Guarujá que empataram no tempo regulamentar e decidiram o troféu nas penalidades. Caraguatatuba converteu 4gols em cima do Guarujá que fez apenas 2. O pódio ficou da seguinte forma:Caraguatatuba com o primeiro lugar, Guarujá em segundo e São Sebastião em terceiro.

Canas foi convidada a participar do evento, mas não compareceu por problemas técnicos que impediram a chegada da equipe.

“Caminhos da Leitura” recebe cerca de 10 mil visitantes em Ilhabela"


Em quatro dias de evento, o público teve contato direto com a leitura por meio de exposição de livros, contação de histórias, filmes baseados em livros e palestras com renomados escritores

A Feira Literária “Caminhos da Leitura” foi encerrada no último domingo (29/4), em Ilhabela, superando as expectativas e recebendo um público de cerca de 10 mil pessoas, grande parte crianças. O evento foi realizado na Praça de Eventos e Lazer do Galera, no bairro da Água Branca. A promoção da feira ficou por conta da Biblioteca Pública de Ilhabela em uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação e Arte e Cultura de Ilhabela). “Foi uma grande oportunidade para crianças, jovens e adultos, que puderam ter contato direto com escritores e suas obras, além de apresentações teatrais e cinema”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Em quatro dias, a programação da feira trouxe diversas atrações artísticas: contação de histórias, palestras e bate-papo com escritores, exibição de filmes nacionais baseados em livro (Lisbela e o Prisioneiro, O Auto da Compadecida, O Palhaço e O Casamento de Romeu e Julieta), além da feira de livros a preços populares.
O público prestigiou as sessões gratuitas de cinema nacional, as palestras de autores como Heloísa Pires Lima, Liliane Prata, Janaína Tokitaka e do Professor Leandro Passos. Ao longo da programação, as crianças assistiram às apresentações de contação da história "Matias e as Pedras Mágicas", realizada pelos atores Tina Bruncek e Emiliano Bernardo com o acompanhamento do músico Sandro Javier e as sessões da peça teatral: "A História do Barquinho" com o elenco do Espaço Cultural Pés no Chão. “Este foi, sem dúvida, o maior evento literário até hoje realizado no município. O conjunto de atrações de qualidade em uma estrutura ampla e acessível foi acima de tudo uma reflexão sobre o poder da leitura e seu papel, não só de encantar, mas também o de facilitar os entendimentos durante a vida frente a diversas situaçõesAs escolas Particulares, Estaduais e Municipais que participaram.....APAE....CAPS....SABESP”, comentou o secretário de Cultura e presidente da Fundaci, Nuno Gallo.
Cortella e Janete Leão – Um dos pontos altos do evento aconteceu na tarde do sábado (27/4), com a palestra do casal de escritores Mário Sérgio Cortella e Janete Leão Ferraz que lançaram seus últimos livros hoje em Ilhabela. Cortella lançou o livro "Não se Desespere!" e a autora Janete Leão Ferraz apresentou sua mais recente obra, "De Top Model a Ex-Obesa: uma relação íntima com a balança".
Filósofo e escritor, Mário Sérgio Cortella, com Mestrado e Doutorado em Educação, atuou por 35 anos como professor titular da PUC-SP. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e ensinou na FGV-SP, de 1998 a 2010. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, em 1991 e 1992. É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes) e Não Nascemos Prontos! (Vozes).
A jornalista Janete Leão Ferraz, esposa de Cortella, durante dez anos foi repórter especial da Revista Veja São Paulo, nas áreas de saúde, comportamento e consumo. Foi sub-editora de comportamento e primeira titular da coluna Gente da Revista IstoÉ.
Grandes parcerias – A Feira Literária “Caminhos da Leitura” tem como proponentes aABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro.  O projeto é idealizado e realizado pela Infinito Cultural, tem como patrocinadores a OHL, Arteris ePernambucanas, e o apoio dos Correios, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Abrelivros e da Rede Globo. Em Ilhabela, a feira também contou com o apoio da Sabesp e doações de mudas de diversas plantas pela equipe de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente.

Fotos: Vanessa de Paula/PMI



teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...