Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, novembro 30, 2010

Teatro Municipal de São Sebastião traz reflexão sobre a vida artística

                                           Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 30, às 20h, o Teatro Municipal de São Sebastião apresenta a peça “Flashs da mente de um artista - um convite à escuridão”. No espetáculo, a ideia é retratar a realidade que se passa na cabeça de um artista.

O texto mostra que quando a ordem transforma-se em um grande caos, e para muitos o caos já virou sua habitual ordem, o ator faz da arte a personificação da vida.  O objetivo é transbordar para o público a visão de mundo e de vida do artista. Ideais, idéias, focos, metas e concentração.

No palco, artistas em movimento mostrando para o público que a vida imita a arte e a arte imita a vida.

Serviço: A entrada do espetáculo é 1kg de alimento não perecível ou R$ 2,00. Censura 16 anos.

Cras de Boiçucanga realiza campanha pelo fim da violência contra a mulher nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Boiçucanga, situado na Costa Sul de São Sebastião, realiza nesta terça-feira, 30, uma campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

A atividade contará com os assistidos de Boiçucanga e dos núcleos dos bairros Juquehy e Maresias, também na região sul da cidade. Entretanto, a iniciativa é aberta à comunidade em geral e a expectativa do Cras é atrair mais de 100 pessoas.

O assunto será abordado pela especialista em violência doméstica, Celina Aparecida Simões, que também é graduada em História e atua no Centro de Referência da Mulher Dandara, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Serviço – A campanha será realizada, às 14h, no Cras de Boiçucanga, localizado na Rua Sargento Felisbino Teodoro da Silva, nº. 200, em frente ao restaurante Cheiro Verde. Mais informações pelo telefone (12) 3865.1527.

Alunos da Apae se apresentam no Teatro Municipal nesta quinta

O Teatro Municipal de São Sebastião recebe nesta quinta-feira, dia 02, às 19h, a apresentação “Filmes Musicais e Dança de Raízes”, a ser realizada por alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Sebastião, com apoio da Prefeitura Municipal. Os alunos prometem animar o teatro com apresentações de dança, que terão com tema músicas de filmes consagrados.
Os alunos da Apae estão ensaiando incessantemente para fazer uma linda festa no Teatro Municipal, localizado na Rua da Praia, Centro de São Sebastião.
Essa apresentação se deve ao final de ano, como uma forma de confraternização entre alunos, pais e funcionários da associação.
A apresentação tem início às 19h, com entrada franca.

Times da Prefeitura seguem com vitórias no I Festival de Futebol Society da Aspem

Na última sexta-feira (26), aconteceu a segunda rodada do I Festival de Futebol Society da Aspem (Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais). O evento é realizado na sede da entidade e conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes).

Na rodada, estiveram presentes as equipes da Aspem, Colégio Mestre, Prefeitura (Matheus) e Barequeçaba Futebol Clube, nas categorias Sub-13 e Sub-15 masculino.

No primeiro jogo da noite, a equipe da Prefeitura Sub-15 venceu o Barequeçaba Futebol Clube de goleada, por 6 a 2. Já na categoria Sub-13, o time da prefeitura também venceu o Barequeçaba pelo mesmo placar. Finalizando a rodada, o time da Prefeitura (Mateus) venceu o Colégio Mestre por 3 a 2 na categoria Sub-15.

Serviço: A próxima rodada da competição será na sexta-feira (03/12) a partir das 19h, na sede social da Aspem (antigo Play Sport), sempre com três jogos por rodada.

Ações de busca e apreensão devem ser revestidas

A convite do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 29, uma reunião com o delegado titular do município, Fausto Moro Cardoso; com o comandante da Polícia Militar local, Capitão Marcos Antônio de Oliveira e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Carlos de Carvalho.
O objetivo foi comunicar aos órgãos que atos relacionados a busca e apreensão com uso das polícias, envolvendo Secretarias Municipais e funcionários públicos, devem estar revestidos de toda legalidade.
O prefeito salientou que se ocorrer qualquer ato ilegal, injusto e truculento, a exemplo do que ocorreu em passado recente, a Prefeitura Municipal de Ubatuba agirá dentro da lei, inclusive comunicando a polícia para que sejam presos os invasores de domicílio que não apresentarem mandado assinado pelo juiz.
“Vivemos em uma democracia e todos temos que cumprir os princípios da Constituição Federal. Não será admitido que nenhum agente público tome medidas a seu bel prazer, contrariando a legislação vigente no país. Ações truculentas como as que ocorreram recentemente não poderão se repetir, pois contrariam o Estado Democrático de Direito”, disse o prefeito.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Prefeito de Ilhabela visita estaleiro da Dersa no Guarujá









 O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), esteve na última sexta-feira (26/11), na sede das Travessias Litorâneas da Dersa,
no Guarujá. Acompanhado do diretor de Operações da Dersa, Nelson Ibrahim Maluf El Hage, e do gerente de Travessias Litorâneas, engenheiro Rui Pinheiro de Oliveira Junior, ele conheceu o estaleiro onde as balsas são reformadas.
Segundo Colucci, em breve a cidade receberá um novo flutuante para atracação das balsas. De acordo com a Dersa, as balsas têm recebido manutenção constante para o bom andamento das operações. Ainda na visita, o prefeito de Ilhabela conheceu o sistema de embarque e desembarque da travessia Santos-Guarujá, que conta com rampas hidráulicas e dá agilidade à operação.

Colucci se reúne com secretário de Transportes e estrada do norte de Ilhabela receberá manutenção antes da temporada

                   FOTO: Gustave Gama/PMI
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), se reuniu na última sexta-feira (26/11), com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, durante evento no Guarujá. Ele cobrou a realização de obras de recuperação da SP-131, no trecho norte do município.
Segundo Colucci, o Governo do Estado realizará uma manutenção emergencial ainda antes da temporada de verão e, no ano que vem, o recapeamento completo, cujo investimento deve chegar a R$ 7 milhões. No início do mês, o prefeito de Ilhabela, já havia se reunido com o superintendente do DER, Delson José Amador. “O governador José Serra nos prometeu essa obra há exatamente um ano, mas houve muita chuva e os recursos que seriam utilizados neste tipo de obra mudaram para contenções de barreira e recuperação de estradas que ficaram bloqueadas no Estado. Recentemente estive com o governador Alberto Goldman e tratamos do assunto, assim como no DER. Esperamos que agora essa manutenção seja iniciada o quanto antes”, concluiu o prefeito.

Continuidade da política econômica do governo Lula

A nova equipe econômica da presidenta eleita Dilma Rousseff, composta por Guido Mantega (Ministério da Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central) e Miriam Belchior (Ministério do Planejamento), concedeu a primeira entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (24), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A tônica das exposições foi a continuidade política econômica do governo Lula.
O ministro disse que irá manter a produção do superávit primário (economia que o governo faz para pagar a dívida pública, não contando com o custeio público), para reduzir a dívida pública brasileira. “O Brasil tem um dos menores déficits do mundo e vamos continuar assim, porque o sistema de metas vai continuar sendo cumprido”. 
De acordo com Mantega, o objetivo para esses próximos quatro anos é reduzir os gastos do governo.“Dois mil e onze será ano de consolidação fiscal”, afirmou. E, segundo o ministro, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) vai receber menos recursos do Tesouro Nacional, diminuindo os subsídios gastos pelo Estado e aumentando condições para que o setor privado possa fazer financiamentos a longo prazo. 
Infraestrutura
A engenheira e coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, deu ênfase ao aprimoramento do planejamento das ações governamentais, melhorando a qualidade dos gastos e dos serviços prestados aos cidadãos. Para isso, segundo ela, é essencial o aumento dos investimentos públicos e privados, que têm papel virtuoso no crescimento econômico e de infraestrutura. “O que nos move é a convicção de que o planejamento de boa qualidade gerencial nos leva a responder aos desafios da realidade nacional”.
“Dilma gostaria de valorizar o planejamento, potencializar ações de curto e médio prazo e mapear as de longo prazo para que o Brasil possa crescer e ser menos desigual. Como medidas prioritárias então, por exemplo, a melhoria da segurança, o combate às drogas e o nfrentar disparidade entre os recursos disponíveis e aquele que é necessário para cumprir a demanda. Queremos seguir modernizando a administração pública Federal focada no cidadão”, afirmou a coordenadora do PAC. 
Como exemplo de políticas nesse sentido ela citou a eliminação das filas do INSS: “Quem poderia dizer há alguns anos que nós não teríamos mais filas? Unificação da Receita Federal (Fazenda e Previdenciária) permitiu que tanto pessoa jurídica como física tenha uma única porta para bater”. 
Miriam falou ainda sobre continuar a ampliar e melhorar o atendimento governamental pela Internet, que de acordo com ela, já conta com 80% dos serviços realizados por meio eletrônico; os serviços de ouvidoria, com o objetivo de descobrir onde estão os problemas na prestação da administração e trabalhar com foco em resultados. 
Banco Central
Já o economista Alexandre Tombini, que é o atual diretor de Normas do Banco Central (BC) e ainda vai depender da sabatina no Senado para ser ministro-diretor do BC, falou dos três pilares da estrutura macroeconômica brasileira: continuar com as metas de inflação, regime simplificado e de fácil entendimento para a sociedade e a prestação de contas com transparência. “Esse regime precisa de transparência e isso vem sendo feito e vem sendo consolidado”.
Tombini afirmou a importância continuar com a redução das vulnerabilidades econômicas no cenário internacional. “O País acumulou e vem acumulando reservas que nos dá segurança. Pela primeira vez na história o Brasil, tivemos condições de adotar medidas macroeconômicas de apoio à economia durante a crise. E é de conhecimento mundial a rapidez com que saímos da crise”. 
“Tive longas e muito boas conversas com a presidenta Dilma nesse processo de escolha, e ela disse que nesse regime não há meia autonomia, é autonomia total, perseguindo objetivos do governo e a meta de inflação. O BC precisa continuar contribuindo com o protagonismo na cena internacional, buscando a regulação financeira internacional que evite que o mundo passe por outra crise como à de 2008.

Blog do Vereador PH Andanças pela Costa Sul



Dediquei o dia de ontem a três bairros da Costa Sul: Barra do Sahy, Barra do Una e Cambury. No primeiro, fui conferir o calçamento em trecho da Avenida Adelino Tavares, a principal via do bairro, que apresentava declives e colocava em risco a segurança dos que transitam pelo local.

Eu havia solicitado para que uma equipe de calceteiros fosse enviada para Barra do Sahy a fim de executar o nivelamento da pista. Por isso fiz questão de acompanhar todo o serviço. Aproveitei a ocasião para visitar a escola do bairro. Há um sério problema de vazamento de fossa que vem gerando muitas reclamações dos pais de alunos. Na mesma hora pedi providências aos responsáveis pela Regional Boiçucanga.

Crianças passam por um dos pontos de alagamento
Também verifiquei que está sendo instalada uma nova cobertura na entrada da escola, conforme eu havia solicitado por meio de ofício à prefeitura. Depois, já na companhia do vereador Marcos Jorge, caminhei por diversas ruas ao lado de moradores que nos apontavam problemas como falta de contêineres para lixo, madeiras soltas e quebradas na ponte do rio, pontos de alagamentos, entre outros.

Na parte da tarde, fui ao posto de saúde de Barra do Una onde mostrei a diretores da Secretaria das Administrações Regionais as necessidades da unidade. Há poucos metros dali, verifiquei o andamento dos serviços que estão sendo efetuados no espaço de velório.

Levei ainda os diretores Anthero e Sombra até Barra do Sahy para que vissem os problemas apontados pelos moradores. Eles se comprometeram a dar uma solução breve.

Por fim, fiz uma visita à Vila Barreira, no bairro de Cambury, atendendo ao convite de uma moradora, a Dona Pretinha. Ela reclamou, com razão, das condições de saneamento básico, com esgoto correndo a céu aberto. Além disso, os moradores sofrem com alagamentos, a água invade as casas e causa sérios transtornos. Por quase 2 horas conversei com Dona Pretinha e outros moradores ouvindo suas reivindicações e expondo o que pode ser feito para melhorar a situação da Vila Barreira.

Já passavam das 20h quando iniciei a viagem de volta para casa. Foi um dia bastante produtivo e de exercício pleno da função de vereador.

Campanha de vacinação contra meningite C entra em sua segunda etapa

Crianças menores de um ano devem ser vacinadas. O Ministério da Saúde incluiu também as crianças que completaram dois anos entre os meses de setembro e dezembro deste ano

A campanha de vacinação contra meningite C entra agora em sua segunda etapa, voltada para crianças com menos de um ano. O Ministério da Saúde incluiu na campanha também as crianças que completaram dois anos entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Os pais ou responsáveis devem levar seus bebês para receber a dose até o final de dezembro, na Unidade de Saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou o Centro de Saúde, na Avenida Rio Grande do Sul, levando a carteira de vacinação da criança. Esta campanha foi incluída no calendário básico de vacinação da rede pública em todo o Brasil. A vacina é oferecida gratuitamente. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Alunos do projeto “Rodas em Ação”, se apresentam neste sábado no Gringão

Os alunos do projeto “Rodas em Ação”, desenvolvido de forma voluntária pela professora Sandra Emília Melocchi, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, farão uma apresentação neste sábado 27, no ginásio poliesportivo “José de Souza Gringo”, o “Gringão”.
O evento está previsto para começar às 18h, com performances em grupo e solos artísticos, além disso, o Papai Noel Roller entrará em cena num vislumbre do espírito natalino; na ocasião, também acontecerá a montagem da árvore de Natal.
A apresentação marcará o encerramento das aulas de patinação de 2010, que  acontecem  no espaço do CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, cedido pela Seesp (Secretaria de Esportes), que cede – igualmente – os  materiais para o desenvolvimento do aprendizado.

Inscrições para a 2ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo” se encerram amanhã

Durante a 2ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo”, desenvolvida pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação (Seduc) acontecerão apresentações de alunos e exposição oral de vivências educacionais pelos professores: “Compartilhando o Sucesso” – Relato de experiência com teoria e prática educacional. As Unidades Escolares interessadas em participar deverão realizar as inscrições até esta sexta-feira, 26, através do site www.saosebastiao.sp.gov.br, preenchendo o formulário. Após esse período, haverá uma seleção dos inscritos com a elaboração de um cronograma das apresentações e dos relatos, para a organização das escolas e do público, de modo que prestigiem as apresentações.
O evento acontecerá nos próximos dias 9, 10 e 11 de dezembro, na Rua da Praia, região central da cidade, envolvendo as Escolas Municipais, que irão, na ocasião, expor os trabalhos pedagógicos desenvolvidos com os alunos.
De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Vivian Augusto, a II Mostra Educacional faz parte, hoje, do Calendário Escolar e tem como objetivo compartilhar experiências positivas das Unidades Escolares, fomentando a inovação da Educação da Rede Municipal de São Sebastião. “Nesse ano, a exposição terá um caráter interativo, devendo as escolas utilizar de diferentes recursos e linguagens educacionais, preocupando-se com “o que” e “como” apresentar os trabalhos pedagógicos realizados durante o ano de 2010”, afirma.
Serviço: Para inscrições clique aqui.

Juiz define preço do valor do terreno do futuro Hospital em Boiçucanga

Valor é mais de meio milhão a menos que o pedido pelo dono da área

O juiz e diretor do Fórum de São Sebastião, Antonio Carlos C. P. Martins deferiu a sentença sobre a pendenga judicial, entre a Prefeitura de São Sebastião e a empresa Vértice Construções Civis Ltda, a respeito da desapropriação do terreno para a construção do Hospital da Costa Sul, em Boiçucanga. O magistrado definiu que o valor do terreno a ser pago pelo município é de R$ 2.419.769,00. A área fica na Avenida Walkir Vergani, 878 e o valor determinado pelo juiz é mais de meio milhão de reais a menos do que o pedido pelos advogados da empresa.
A área do terreno é de 3.656,29 m² e, nela, a prefeitura vai construir um hospital com capacidade para cerca de 60 leitos. De acordo com o prefeito Ernane Primazzi, a decisão judicial “foi sábia e reflete o real preço de mercado do terreno”.
O chefe do Executivo adiantou que, até o final do ano todos os projetos para a construção do hospital deverão estar finalizados. O município pretende lançar o edital da obra no início de 2011 e, efetivamente, iniciar a construção do hospital ainda primeiro trimestre do ano que vem, após cumpridos todos os prazos legais da concorrência pública.
Na sua sentença, assinada no último dia 16, o juiz Antonio Carlos Martins, afirma que não procedem os argumentos da empresa que queria indenização pelo terreno no valor de   R$ 2.958.339,00, porque o mesmo estaria matriculado no Cartório de Registro. O fato, segundo relato do magistrado “não encontra sustentação nas normas do IBAPE, e muito menos parece retratar a realidade local, da qual tem ciência este julgador pelas máximas da experiência de três anos de judicatura no Litoral Norte”.
Mais a frente, em sua sentença, o juiz reafirma que “não há qualquer elemento que leve à conclusão encampada pelo assistente técnico da expropriada (Vértice) no sentido de que terrenos apenas com título de posse alcancem apenas 60% do valor de terrenos titulados, e ainda que o custo de eventual ação de usucapião houvesse que ser acrescido à avaliação, com o que não concorda este magistrado em razão de a realidade local não evidenciar tal reflexo, o valor superior a meio milhão de Reais seria absurdo”.
No texto da sentença, o magistrado expõe que os advogados da empresa chegaram a pedir um valor ainda absurdamente maior. “Nesse diapasão, fica de logo evidente o desacerto da avaliação empreendida pelo assistente técnico da expropriada às fls. 353, que chegou inclusive a valor maior, na casa próxima dos quatro milhões de reais”, descreve o juiz Antonio Carlos Martins.
No final, o juiz determina o que acha justo pelo metro quadrado da área em disputa bem como o valor final do terreno: “...entendo razoável e justo que fique acertado no valor unitário médio de R$ 661,81/m2, e mais R$ 17.400,00 pelas benfeitorias existentes, totalizando assim R$ 2.419.769,00 o valor do imóvel expropriando...”, diz o texto.

Reunião de apresentação do Programa Germinar acontecerá em Ubatuba

O programa visa fomentar o empreendedorismo social. É voltado para lideranças comunitárias; profissionais do governo, empresas, ONGs e outros que atuam em questões socioambientais

Acontece em Ubatuba, no próximo dia 2 de dezembro, uma reunião de apresentação do Germinar - Programa de Desenvolvimento de Líderes Facilitadores. O evento será realizado no Projeto Tamar, a partir das 14h30 e é voltado para lideranças comunitárias, empreendendores sociais e profissionais dos três setores (governo, empresas e ONGs) que atuam diretamente em questões socioambientais. Os interessados devem confirmar participação pelo e-mail:
deby.tecela@yahoo.com.br .
O Programa Germinar visa fomentar o empreendedorismo social e apoiar a estruturação de iniciativas nesta área. Através da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, multiplicam-se as chances de sucesso das iniciativas sociais e de seus gestores. Entre os anos de 2003 e 2007, cerca de 450 pessoas de diferentes partes do Brasil, como Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sergipe passaram pelo Programa GerminarO Programa Germinar compreende cinco módulos com duração de três dias (30 horas) cada, com intervalos de aproximadamente dois meses. A metodologia compreende palestras conceituais, espaço para reflexão e compartilhamento em pequenos grupos, vivências, trabalhos artísticos e movimentos corporais. Ao final do programa, os participantes estarão aptos a compreender a dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações e suas necessidades para a construção de iniciativas sustentáveis.O Projeto Tamar, onde será realizada a reunião, fica na Rua Antonio Athanasio da Silva 273 – Itaguá. Você poderá ter maiores informações sobre o Germinar no site:
www.ecosocial.com.br/germinar . (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quinta-feira, novembro 25, 2010

Fim da Violência Contra a Mulher é tema de campanha no Cras de Boiçucanga

No próximo dia 30, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) situado em Boiçucanga, na Costa Sul do município, realizará uma Campanha de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
O assunto será abordado pela especialista em violência doméstica, Celina Aparecida Simões, que também é graduada em História e atua no Centro de Referência da Mulher Dandara, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
De acordo com a assistente social, Eliane Silvestre, a atividade envolve os assistidos pelo Cras de Boiçucanga e núcleos dos bairros Juquehy e Maresias, também localizados na região sul da cidade. No entanto, segundo ela, a iniciativa é aberta à comunidade em geral. “Nossa expectativa é de que a ação atraia mais de 100 pessoas”, fala Eliane.
Dados do Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil – revelam que entre 1997 e 2007, mais de 40 mil mulheres foram assassinadas. O índice é de 4,2 assassinatos por 100 mil habitantes, com requinte de crueldade.
A violência doméstica e familiar contra a mulher é considerada, pela Lei Maria da Penha (11.340/2006), uma violação aos direitos humanos. A legislação também prevê medidas punitivas aos agressores, proteção à integridade física e assistência jurídica, social e psicológica à vítima.
Um levantamento realizado pelas Secretarias de Segurança Pública de sete Estados brasileiros (Acre, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo) demonstra que a maior parte dos registros é de ameaça e lesão corporal. Na maioria das pastas estaduais, entretanto, os casos de violência doméstica são computados junto com outros tipos de crimes, ou seja, os delitos contra a mulher não são detalhados especificamente.
Segundo o portal de notícias Legis Brasil, o Estado que mais atendeu aos pedidos das delegacias de Atendimento à Mulher, por medidas protetivas, em 2010, foi Pernambuco, com 39,5% das ações, enquanto São Paulo representou 10,8% do total de solicitações.
Serviço – A campanha será realizada, às 14h, no Cras de Boiçucanga, localizado na Rua Sargento Felisbino Teodoro da Silva, 200, em frente ao restaurante Cheiro Verde. Mais informações pelo telefone (12) 3865.1527.

São Sebastião participa do Seminário Gestão de Patrimônio no Mercosul

Com as presenças de representantes dos países da América do Sul, e representante da Prefeitura de São Sebastião, teve inicio, nesta segunda-feira (22), o Seminário de Gestão de Patrimônio no Mercosul, na cidade do Rio de Janeiro.
O Seminário acontece até o dia 27 de novembro, na sede do Centro Lúcio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, e pretende reunir cerca de 300 participantes, sendo a primeira atividade desenvolvida pelo Centro.
Representando a Prefeitura de São Sebastião, participa do evento a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Rosângela Dias da Ressurreição.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando Almeida, destacou a importância de ampliar as estratégias de interlocução com outros agentes do patrimônio, através da cooperação internacional. “Sistematizar conhecimentos e experiências em patrimônio é uma das funções do Iphan desde a sua formação. Agora, através da parceria com o Centro do Patrimônio Mundial, vamos ter a oportunidade de ampliar esta missão aos países da África e América Latina, de línguas portuguesa e espanhola. O fundamental é que a sociedade tenha políticas eficazes para a preservação de seus patrimônios”, afirma.
Criado em julho deste ano, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio
Mundial, realizada em Brasília, o Centro tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul e de língua portuguesa na África e na Ásia.
O Seminário contará ainda, com três eixos temáticos: gestão de sítios naturais; sítios arqueológicos; e sítios urbanos. O público será formado, principalmente, pelos dirigentes dos órgãos culturais dos países da América do Sul, técnicos do Iphan, gestores públicos estaduais e municipais, ligados à área do patrimônio e a comunidade acadêmica.
Este evento é uma ação voltada para o intercâmbio e reflexão de experiências de gestão do patrimônio nos países do Mercosul, por meio da apresentação de painéis e comunicações.
A realização do Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul é do Instituto Brasileiro do Patrimônio Artístico e Cultura/MinC, através do Centro Lucio Costa, em parceria com o Instituto Chico Mendes/MMA, Agência Brasileira de Cooperação /MRE e da Unesco.

Alunos do projeto “Rodas em Ação” realizam apresentação de patinação artística

Em comemoração ao encerramento das aulas de patinação de 2010, do projeto Rodas em Ação, os alunos apresentarão uma coreografia especial de fim de ano, no próximo sábado, 27, no Ginásio José de Souza Gingo, o Gringão.
O projeto é desenvolvido, voluntariamente, pela professora Sandra Emília Melocchi, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp), que cedeu materiais e o espaço no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz para a realização das aulas.
O show, que está previsto para começar às 18h, contará com patinação em grupo e solos artísticos, além da entrada do Papai Noel Roller e a celebração de natal com a montagem de uma árvore, sobre patins.

“Pague Fácil” beneficia a vida do contribuinte em São Sebastião

Entre os impostos cobrados está o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)
                                         Foto: Luciano Vieira/PMSS

O programa “Pague Fácil”, lançado pela Prefeitura de São Sebastião no início do segundo semestre deste ano, criou condições atraentes para os contribuintes quitarem suas dívidas com descontos significativos.
Pelo “Pague Fácil”, todos os que desejarem a anistia e quiserem quitar os débitos inscritos na Dívida Ativa do Município, ajuizados ou não, poderão fazê-lo desde que efetuem o pagamento até o próximo dia 21 de dezembro.
Para tanto, basta o interessado efetuar o pagamento da dívida à vista, por meio do boleto enviado pela Prefeitura ou então, solicitar o seu parcelamento. No caso de dívida de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), é necessário que o contribuinte esteja em dia com o imposto de 2010. Prazos maiores também poderão ser solicitados.
Além do desconto de 100% de multa e juros aos contribuintes em débitos nos pagamentos à vista, haverá descontos de 70% para o pagamento em até três parcelas ou 50% para a quitação em seis. Os descontos sobre multa e juros são concedidos para os pagamentos em até seis vezes, a partir de sete parcelas recomenda-se consultar a Divisão de Dívida Ativa da Prefeitura via internet ou pelo telefone.
Entretanto, a Administração faz um alerta ao contribuinte sobre os atrasos. Após 30 dias do vencimento da última parcela, os valores parcelados com descontos que não tenham sido pagos terão restabelecidos os acréscimos originais (multas e juros). “Neste caso, as renegociações não mais darão direito a descontos.
De acordo com o secretário da Fazenda, Antonio Carlos dos Santos, o cidadão pode parcelar, ou pagar à vista quaisquer débitos. “A escolha, fica por conta do contribuinte”, comentou, salientando que os pagamentos podem ser feitos em qualquer estabelecimento da rede bancária, em casas lotéricas, por meio de netbanking e outros.
Serviço: O endereço eletrônico para sanar as dúvidas é:
dividaativa@saosebastiao.sp.gov.br e os telefones para contatos são: (12) 3891-2071 e o 3891-2072. Clique aqui e saiba mais.

Balcão de Empregos Municipal anuncia vagas da semana

O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Confira as vagas para homens:

5 vagas para recepcionista (Enseada, Praia Grande, Perequê-Açu e Praia Dura) – ambos os sexos 
2 vagas para pizzaiolo e garçom (Centro, Saco da Ribeira e  Praia Dura)
1 vaga para copeiro e pizzaiolo (Itaguá e Itamambuca)
3 vagas para garçom, copeiro (Itaguá e Perequê-Açu)
4 vagas para barman (Centro e Itaguá) - com experiência
3 vagas para motoboy (Centro)
2 vagas para vendedor (Itaguá) - com experiência
1 vaga para cozinheiro(Saco da Ribeira) – ambos os sexos
1 vaga para repositor e vendedor com CNH (Centro)
1 vaga para operador de caixa – com referencia e experiência
3 vagas para recepcionista (Perequê-Açu) – com experiência 
1 vaga para chapeiro e cumim (Itaguá)
1 vaga para motorista - categoria D- e serviços gerais (Sertão do Araribá)
1 vaga para operador de caixa – com experiência
3 vagas para auxiliar de cozinha (Centro e Praia Dura) – com experiência

Vagas para mulheres:
2 vagas para camareira (Enseada, Centro e Toninhas) - com experiência
4 vagas para serviços gerais (Tenório e Itaguá) - com experiência.
4 vagas para garçonete (Itaguá)
2 vagas para vendedora (Centro) - com experiência.
3 vagas para balconista (Estufa 2  e Centro)
4 vagas para vendedora (Enseada e Itaguá) - morar próximo
2  vagas para auxiliar de farmácia (Perequê-Açu) - 2 anos de experiência 
2 vagas para farmacêutico (a) – experiência no mínimo 1 ano
1 vaga para lavadeira – com experiência
1 vaga para auxiliar de loja (Saco da Ribeira) – com experiência
2 vagas para caseiro (Maranduba e Lagoinha) – casal sem filhos
1 vaga para recepcionista  (Itaguá e Praia Dura)
1 vaga para faxineira (Itaguá)
3 vagas para babá
1 vaga para doméstica (Estufa 2)
3 vagas para faxineira (Centro)
2 vagas para cumim (Centro)
1 vaga para atendente (Perequê-Açu)
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Ubatuba reúne Gigantes do Supino no próximo domingo, 28

No próximo domingo, 28, acontece em Ubatuba o IV Encontro de Gigantes do Supino – Ubatuba 2010. O evento é promovido pelo atleta Tico Sapão, com apoio da Federação Paulista de Levantamentos Básicos do Interior. Segundo o organizador do evento, a competição é uma homenagem ao pai da musculação de Ubatuba, João Maria Toledo.
O IV Encontro de Gigantes do Supino será realizado na Praça BIP, às 13h e contará com atletas de cidades do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, interior de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte. A pesagem dos atletas acontece das 11h às 12h30. A competição será disputada nas categorias Iniciante, Feminino, Máster e Adulto e os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Animais continuam à disposição da comunidade para adoção no CCZ do Jaraguá

Animais são mantidos no CCZ situado no Jaraguá


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Sebastião mantém em aberto o convite à comunidade para que adote um animalzinho de estimação.
Sob o comando da veterinária Wânia de Araújo Moreira, a equipe, subordinada à Sesau (Secretaria de Saúde), presta total atendimento a cães e gatos que permanecem sob cuidados até o momento da adoção.
Ao todo são dez os profissionais que atuam no CCZ: dois veterinários, um biólogo, três tratadores, três agentes de zoonose, um analista administrativo e um servente.
Visitas
Os interessados em conhecer melhor os bichinhos, podem se dirigir até a unidade situada no Jaraguá, na Costa Norte do município, onde são mantidos machos e fêmeas, grandes e pequenos, filhotes, jovens e adultos, sem raça definida (vira-latas), e até mesmo, esporadicamente, alguns animais de raça.
De acordo com os servidores da Prefeitura, os bichinhos são bem dóceis e estão prontos para serem adotados. Cada um, antes de ser entregue aos futuros donos, são castrados e tratados.
Para os futuros adotantes, o CZZ tem alguns conselhos, entre eles, verificar o tipo de animal que desejam antes mesmo de optar pela adoção, a fim de checar se o espaço destinado ao mesmo é compatível ao seu porte e se terão condições de mantê-lo ao longo dos anos.
Serviço: O CCZ fica na Avenida Dário Leite Carrijo, 2598, Jaraguá. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3861-2555.

segunda-feira, novembro 22, 2010

Inscrições da 2ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo” se encerram na próxima sexta-feira

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizará nos próximos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a 2ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo”, na Rua da Praia, região central da cidade, envolvendo as Escolas Municipais, que irão, na ocasião, expor os trabalhos pedagógicos desenvolvidos com os alunos.
Durante o evento acontecerão apresentações de alunos e exposição oral de vivências educacionais pelos professores: “Compartilhando o Sucesso” – Relato de experiência com teoria e prática educacional. As Unidades Escolares interessadas deverão realizar as inscrições até o dia 26 de novembro, através do site
www.saosebastiao.sp.gov.br, preenchendo o formulário. Após esse período, haverá uma seleção dos inscritos com a elaboração de um cronograma das apresentações e dos relatos, para a organização das escolas e do público, de modo que prestigiem as apresentações.
De acordo com a diretora do Departamento Padagógico, Vivian Augusto, a II Mostra Educacional faz parte, hoje, do Calendário Escolar e tem como objetivo compartilhar experiências positivas das Unidades Escolares, fomentando a inovação da Educação da Rede Municipal de São Sebastião. “Nesse ano, a exposição terá um caráter interativo, devendo as escolas utilizarem de diferentes recursos e linguagens educacionais, preocupando-se com “o que” e “como” apresentar os trabalhos pedagógicos realizados durante o ano de 2010”, afirma.
Serviço: Para inscrições clique aqui
.

Prefeitura promove reuniões e aproxima Familias a programa social em Ilhabela

Reunião entre pais, alunos e educadores do projeto “Espaço Amigo”, em Ilhabela.


O programa social “Espaço Amigo”, que atende mais de 150 crianças entre 6 a 14 anos e é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ilhabela, tem promovido reuniões periódicas e assim aproximado famílias às ações do projeto. Recentemente foi realizada a quinta reunião entre pais e os educadores sociais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Tatiana Kalepniek de Lima, coordenadora do programa.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nestas reuniões. Outros dois encontros serão promovidos até o fim do ano. “Afinal, a relação entre o programa e os pais deve ser de parceria. Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores”, ressalta Andréa Romano Machado Gama, professora do “Espaço Amigo”.
Juntos, pais e filhos vivenciam experiências juntos. “É importante que os pais das crianças se conheçam e troquem experiências”, explica Silvia Benedicto Cristina, assistente social e diretora de projetos do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - Barra Velha. A Secretaria de Assistência Social reforça algumas razões para que os pais participem dos encontros: conhecer o programa a fundo; acompanhar o aprendizado;
esclarecer dúvidas de interesse geral; firmar parceria com o programa;  entender as crises da idade; conhecer para poder ajudar; entre outras.

Crianças do Espaço Amigo no Teatro


O projeto “Espaço Amigo”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ilhabela e que atende cerca de 150 alunos, tem proporcionado o acesso a atividades culturais como flauta doce, dança de rua, canto coral e a nova modalidade: teatro. Numa parceria com a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), o programa prepara os alunos para uma apresentação no final deste mês e início de dezembro. “Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer as crianças assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas, entre outras. Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula”, define a pedagoga Tatiana Kalepniek de Lima, coordenadora do programa.

domingo, novembro 21, 2010

Encontro de artistas traz música, vídeo e performances ao Teatro Municipal

Um encontro de artistas iniciantes e em formação dará vida ao espetáculo Mostra Fogo de Teatro em São Sebastião neste final de semana. A apresentação acontece no sábado e no domingo (20 e 21), a partir das 19h, no Teatro Municipal.

Participam três núcleos de teatro iniciante da prefeitura, ministrados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e dois núcleos em formação do Quarteto D Cia. Teatral, grupo de teatro independente da cidade, contemplado pelo Projeto Ademar Guerra do Governo do Estado de São Paulo, direcionado a grupos teatrais interessados em receber orientações artísticas de um profissional da área.

O espetáculo terá duração de 3 horas, com teatro, manifestações de música, performance e vídeo das peças.

Serão apresentados “Olha lá nossa carne pulando”, “Descone_xão”,
“C@rne virtual” e “El&la”, com 20 a 50 minutos cada, abrangendo como temas os índios Tupinambás,  a adolescência, a África e a androgenia.

Os núcleos são formados por crianças, adolescentes e adultos da Topolândia, Centro e Pontal da Cruz, na região central, além do Jaraguá, na Costa Norte. Guiados pelo ator Caio Rocha, tem a intenção de trazer autonomia, livre expressão, criatividade e identificação artística entre os jovens de São Sebastião.

Serviço: Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro nos dias do espetáculo, a partir das 18h, com preço único de R$ 5,00.

Dilma diz que Lula deixa “herança bendita”



A presidenta eleita Dilma Rousseff definiu como herança bendita o governo que vai receber em janeiro de 2011 e agradeceu à militância petista pelo carinho e solidariedade demonstrados durante a campanha presidencial.
Dilma ainda deu ênfase à maturidade política alcançada pelo PT ao longo do governo, o que permitiu a ampla aliança partidária e a sua eleição. O discursou foi feito no Diretório Nacional do PT, nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Alunos do projeto “Rodas em Ação” realizam especial de fim de ano

Em comemoração ao encerramento das aulas de patinação de 2010, do projeto Rodas em Ação, os alunos apresentarão uma coreografia especial de fim no próximo dia 27, no Ginásio José de Souza Gingo, o Gringão.
O projeto é desenvolvido, voluntariamente, pela professora Sandra Emília Melocchi, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp), que cedeu materiais e o espaço no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz para a realização das aulas.
Segundo a Seesp, as aulas de patinação foram incorporadas no cronograma de atividades da Secretaria.  
O show, que está previsto para começar às 18h, contará com patinação em grupo e solos artísticos, além da entrada do Papai Noel Roller e a celebração de natal com a montagem de uma árvore, sobre patins.
 

Ruas da Costa Norte de São Sebastião são contempladas com calçamento

A Prefeitura de São Sebastião contemplou algumas ruas dos bairros da Costa Norte, com calçamento, visando sempre a melhoria na qualidade de vida da comunidade daquela região.
De acordo com a Secretaria das Administrações Regionais, através da Regional Costa Norte, a Rua Euclides da Cunha, bairro Canto do Mar, já está recebendo a instalação da rede coletora de água e esgoto, por parte da Sabesp, e em seguida a Prefeitura realizará os trabalhos de calçamento. “A orientação é que as ruas contempladas recebam, primeiro, a instalação da rede de esgoto e, posteriormente, o calçamento seja feito, para assim evitar grandes transtornos aos moradores”, explica a Regional. “Se realizarmos primeiro o calçamento, é sabido que depois será necessária a instalação da rede de esgoto, o que causará desgastes, pois o calçamento acaba sendo quebrado e não fica da mesma forma após os serviços; por isso a orientação de se instalar a rede coletora antes”, finaliza. 
Outras ruas contempladas, que também receberão a instalação da rede coletora de água e esgoto, em seguida o calçamento, são a Oceanidas, no Canto do Mar e a Felinto de Almeida, no bairro do Jaraguá, cuja rua, inclusive, já está com guia e sarjeta, aguardando a instalação da rede coletora, para finalizar o calçamento.

sábado, novembro 20, 2010

Cineclube de São Sebastião continua mostra de filmes históricos

O Cineclube Edivaldo Nascimento, instalado na videoteca municipal de São Sebastião, dá continuidade a suas exibições de filmes históricos.
Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o evento é realizado semanalmente, nas noites de sextas-feiras, com início às 20h devido ao horário de verão.
Na última semana, dia 12, foi exibido o documentário “Assim era a Atlântida”, de Carlos Manga.
Já nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, será apresentado o filme “A marvada carne”, de André Klotzel, sob o gênero ficção.
O filme conta a história de um rapaz que vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, ele vai dar na casa de Totó, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo o rapaz descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para realizar seus dois maiores desejos?
A película tem duração de 77 minutos e foi produzida no ano de 1985, na cidade de São Paulo. Seu gênero é ficção, com subgênero suspense, colorido, sob direção de André Klotzel, roteiro de C. A. Soffredini e André Klotzel e o elenco é composto pelos atores Adilson Barros, Fernanda Torres, Dionísio Azevedo, Genny Prado, Regina Casé, Lucélia Machiavelli, Paco Sanches, Henrique Lisboa, Chiquinho Brandão, Tio Celso, Tonico e Tinoco.
Programação
26.11
Filme: Deus e o diabo na terra do sol
Direção: Glauber Rocha.
Gênero: Ficção.
03.12
Filme: O corintiano (com Mazzaropi)
Direção: Milton Amaral.
Gênero: Ficção.
10.12
Filme: Sábado
Direção: Ugo Giorgetti.
Gênero: Ficção.
Serviço: A videoteca municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, sem número, Centro.

Prefeitura amplia ações e inaugura Centro de Especialidades Médicas


Em clima de festa, sentimento de conquista e com a presença de um grande público, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente na noite de quinta-feira (18), o Centro de Especialidades Médicas (CEME), mais uma unidade de atendimento, com o objetivo de dinamizar ainda mais o serviço prestado na rede pública municipal. Estiveram presentes à solenidade, o prefeito do Município, o secretário Municipal de Saúde, a vice-prefeita do município de Guarujá, Regina Mariano; o presidente da Câmara Municipal, a integrante da Diretoria Regional de Saúde (DRS-4), Dirce Mariotto Afonso; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ditmar Schmidt, demais integrantes do Poder Legislativo da Cidade, além de secretários, diretores e demais componentes da Administração Municipal. Membros de instituições, entidades e associações atuantes em Bertioga também prestigiaram a cerimônia, como o Rotary Clube Riviera, Fundação ABC (FUABC), Oscip Boracéia Viva, Senai, representantes da sociedade civil e imprensa da Cidade. O prefeito, acompanhado pelo secretário de Saúde e outras autoridades municipais descerraram a placa comemorativa e, em seguida, cortaram os laços afixados na entrada principal do CEME, oficializando sua inauguração e proporcionando aos convidados conhecerem às confortáveis e adequadas instalações da unidade. A seguir, todos participaram de um coquetel de confraternização no local. O chefe do Executivo municipal destacou que a inauguração do CEME atende a mais uma meta da Administração Municipal, que é qualificar os serviços essenciais que a sociedade precisa, merece e tem o direito de ter. “É uma satisfação para todos nós, que trabalhamos dia a dia para qualificar as ações voltadas as comunidades de Bertioga, inaugurarmos esta unidade. O CEME é um equipamento moderno, planejado e muito bem equipado para atender a família bertioguense. O caminho é esse, trabalhar pelo cidadão, com respeito, compromisso e dignidade”, concluiu. O Centro de Especialidades Médicas passará a funcionar em um local independente e apropriado, devidamente remodelado para o atendimento ao público, favorecendo as ações desenvolvidas por estes setores prestadores de serviços especializados nas diversas áreas da saúde no município. O secretário de Saúde considera a inauguração do CEME como mais um passo nesta proposta da Administração Municipal em oferecer uma saúde de qualidade à população. “Estamos apenas cumprindo a determinação do prefeito, ou seja, oferecer à população um atendimento responsável, comprometido, com profissionais qualificados nas mais diversas especialidades, afinal, queremos para a nossa Bertioga um povo saudável, feliz e bem acolhido”, finalizou. Segundo o secretário, o CEME descentralizará diversas atividades até então desenvolvidas no Centro de Saúde III (CS III), qualificando e agilizando ainda mais os serviços prestados nas duas unidades. O secretário informou que o local contará com seis consultórios médicos, uma sala de fisioterapia, uma sala de triagem da enfermaria, uma sala de atendimento do Serviço Social e uma sala de acolhimento para realização de palestras de aleitamento materno, treinamentos e demais necessidades do serviço. A nova unidade de Saúde contará ainda com dois sanitários destinados ao público e mais um para pessoas portadoras de deficiência física, além de cozinha, sanitários e vestiário para funcionários. Foram investidos até o momento, aproximadamente R$180 mil na nova unidade, entre mão de obra, aluguel do imóvel e equipamentos. A expectativa inicial da Secretaria Municipal de Saúde é que o CEME registre aproximadamente 250 atendimentos semanais e 1000 procedimentos mensais. Também presente, a integrante da Diretoria Regional de Saúde (DRS-4), Dirce Mariotto Afonso, articuladora de Atenção Básica, e que presta assessoria ao Município. Ela acredita que o CEME irá valorizar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido, pois possui adequações necessárias e criteriosamente planejadas para servir positivamente a sociedade. “Acompanhei todo o processo, desde o seu planejamento até este momento, um trabalho sério e determinado, realizado por profissionais competentes e empenhados em oferecer serviços de qualidade, algo necessário e que com certeza atenderá as expectativas da população”, citou a articuladora. Ao final, o prefeito e convidados acompanharam uma demonstração do serviço de informatização, que estará disponível no CEME. As ações permitirão o acesso aos prontuários dos pacientes, suas respectivas medicações, consultas, entre outros inúmeros procedimentos, como por exemplo, número de consultas, horários de pico no atendimento, agendamento de consultas e serviços, estatísticas diversas, entre outros dados. A informatização já está disponível no Hospital Bertioga, no CS III, e em breve nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), proporcionando controle, acompanhamento e agilidade no atendimento á população. Esta nova unidade é uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de potencializar ainda mais os serviços já oferecidos. O CEME funcionará na Rua João Ramalho, 35, no Centro, e estará em atividade a partir da próxima segunda-feira (21), com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Especialidades Na nova unidade serão desenvolvidos atendimentos nas especialidades de cardiologia, dermatologia, urologia, anestesia, ortopedia, neurologia, adulto e infantil, pneumologia infantil, neonatologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e reumatologia. Além dessas ações também serão disponibilizadas, cirurgias, ginecológica e infantil, proctologia, geriatria e nefrologia, além de outros serviços, entre eles, aleitamento materno, nutrição, quiropraxia, serviço social, atendimento de enfermagem e agendamento de consultas e exames online.

sexta-feira, novembro 19, 2010

Bertioga realiza Encontro de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Tráficos de pessoas, tráfico de seres humanos ou, simplesmente TSH é um tipo sequestro com o objetivo de transferir pessoas de um lugar a outro, dentro do país ou não. Para evitar isso, o Município de Bertioga realiza o Encontro Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento acontece na Sala de Reuniões anexa à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, situado à Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhau. A iniciativa tem por objetivo a criação e o fortalecimento dos Comitês Interinstitucionais Regionais, com vistas ao Decreto Estadual nº 54.101. de 12 de março de 2009, que institui o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, dando prosseguimento as atividades dos Fóruns Regionais de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas. O encontro está sendo promovido pela DRADS - Santos – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social.

quinta-feira, novembro 18, 2010

Vestibulinho da Etec acontece neste domingo, 21, em Ubatuba
  São 240 vagas para Comércio, Hospedagem e Nutrição e Dietética para as turmas do primeiro semestre de 2011 O vestibulinho para os cursos técnicos de Comércio, Hospedagem e Nutrição e Dietética, na unidade de Ubatuba do Centro Paula Souza acontecerá no próximo dia 21 de novembro, domingo, às 13h30, na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Esse processo seletivo vai oferecer 240 vagas para Ubatuba. Cada curso terá uma turma de 40 alunos por período, tarde e noite.
A duração da prova será de quatro horas e o candidato deverá se apresentar ao local de prova com antecedência de, no mínimo, uma hora, portando um documento original e oficial com foto, podendo ser: RG civil ou emitido pelas Forças Armadas, cédula de identidade de estrangeiros (RNE), carteira nacional de habilitação com foto (CNH – modelo novo), documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, carteira de trabalho e previdência social ou passaporte brasileiro. Além do documento, o candidato também deverá levar lápis preto n° 2, borracha e caneta esferográfica preta ou azul.
A listagem de classificação geral será divulgada no dia 13 de janeiro de 2011, no site
www.vestibulinhoetec.com.br, e na unidade em que o candidato irá estudar. Em Ubatuba a ETEC está funcionando na Avenida Castro Alves, 392, no bairro do Itaguá. O telefone é o (12) 3608-4632.
Campanha de Recolhimento de Pneus Velhos tem início no próximo dia 20

No mesmo dia do lançamento da campanha, estará ocorrendo o tradicional dia de mobilização social conhecido como Dia D de Combate à Dengue, na Praça 13 de Maio, às 9h.

No próximo dia 20 será lançada oficialmente a Campanha de Recolhimento de Pneus Velhos no Litoral Norte de São Paulo. O lançamento será em Ubatuba, na Praça 13 de Maio, a partir das 9h. Nesse mesmo dia, haverá um caminhão disponível no local para recepção de pneus no espaço do evento.
Depois, de 22 a 27, acontecerá o período de entrega voluntária, tanto por parte da população, quanto pelo comércio que lida com pneus inservíveis, incluindo bicicletarias. Os pontos estarão espalhados por todo o município para facilitar a coleta. No dia 24, a prefeitura realizará coleta de pneus dispostos no meio ambiente, em terrenos baldios, logradouros públicos, cursos d’água e outros. Nesse dia, os caminhões da prefeitura também realizarão uma Operação Cata-Pneus, recolhendo os que forem colocados para fora das casas em cada região da cidade.
O destino dos pneus
Os pneus inservíveis recolhidos durante a campanha nas lojas de revendas, nas borracharias, sucateiros, laminadores e junto à população serão levados para a EMDURB, onde ficarão em local coberto e receberão tratamento químico perifocal para descartar qualquer possibilidade de reprodução do mosquito. Os pneus serão retirados pela empresa Reciclanip, que efetivará a destinação correta para eles.
Dia D de Combate à Dengue
No mesmo dia do lançamento, 20 de novembro, estará ocorrendo o tradicional dia de mobilização social conhecido como Dia D de Combate à Dengue.  Serão instalados estandes com mostruários de criadouros, amostras de mosquitos da dengue, em todas as suas fases. Haverá inclusive microscópio para visualização de larvas e um estande com os equipamentos usados no combate ao mosquito, como máscaras, bombas e outros.A criançada poderá participar de brincadeiras pedagógicas, sempre com o tema “Dengue”. Alunos de diversas escolas municipais estarão presentes, participando com apresentações musicais, cartazes e outros trabalhos dentro do tema.


União de esforços
Proposta pelo Comitê Regional de Combate à Dengue, a Campanha de Recolhimento de Pneus Velhos terá  como parceiros: as secretarias estadual e as municipais de Saúde, as secretarias municipais de Meio Ambiente, os responsáveis pela coleta de lixo de cada município, a Superintendência de Controle de Endemias do Estado (Sucen) , a empresa Reciclanip e a Sabesp.
 
Pontos de coleta
Região Sul: Administração da Regional Sul (Avenida Cabo Oscar Russin, 10 – Maranduba, fone: 3849-8480)Região Norte: Administração da Regional Norte (Estrada Municipal do Puruba, S/N – Puruba, fone: 3845-3184)Região Oeste: Emdurb (Rua Pedro Lucindo, s/nº, Bairro Figueira, altura do Km 8 da Rod. Oswaldo Cruz)
Região Central: Pátio de Obras da Prefeitura (Rua Paraná, 71 - Centro
fones: 3834-1082 / 3834-1083)

IPTU Premiado 2010: Cupons podem ser retirados a partir de janeiro

Daqui a menos de dois meses, os contribuintes de São Sebastião poderão se dirigir ao Cadastro Fiscal da prefeitura para dar início à sua participação no concurso “IPTU Premiado 2010”, elaborado pela administração junto à Câmara Municipal e que visa o incentivo ao pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo na cidade e a diminuição da inadimplência.

A data de sorteio do concurso, anteriormente marcada para 18 de dezembro de 2010, foi transferida para o dia 22 de janeiro de 2011, com local e horário a serem definidos. Desta forma, o contribuinte terá mais tempo para se programar e concorrer a um carro 0 km, entre outros prêmios.

Cupons
A retirada dos cupons, entretanto, poderá ser realizada entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2011, na divisão de Cadastro Fiscal, pelo próprio contribuinte ou por qualquer pessoa portadora dos comprovantes originais de quitação.

Os cupons devem ser preenchidos de forma legível, sem rasuras, contendo o número da inscrição cadastral do imóvel, o nome, o CPF e o número de telefone do participante. E, na sequencia, depositados em urna própria, cuja localização será informada no momento da retirada dos cupons.

Segundo o decreto nº 4902/2010, as participações se encerram no dia 18 de janeiro de 2011, às 18h, quando a urna será lacrada. No dia 22 de janeiro, data do sorteio, em caso de invalidação do cupom, um novo sorteio será realizado em data e local posteriormente divulgados.

Depois da validação do resultado, confirmado pela comissão organizadora do concurso, o sorteado deverá comparecer à prefeitura em até 30 dias para a retirada do prêmio, sob pena da perda do direito ao mesmo. Caberá a ele arcar com as despesas decorrentes da transferência da titularidade do prêmio e dos tributos que porventura incidam sobre ele; e providenciar a retirada do prêmio, assumindo suas despesas.

Quem pode participar
O concurso prevê a participação daqueles que possuem imóveis inscritos no cadastro imobiliário do município, com os pagamentos devidamente efetuados até o dia 31 de dezembro de 2010, em relação a cada um dos imóveis em seu nome.

Com os tributos em dia, os participantes terão direito a um cupom por carnê (ou por imóvel). Aqueles que quitarem suas parcelas na data do carnê terão direito a dois cupons.

Não terão direito a participar do concurso os contribuintes possuidores de imóveis beneficiados com isenção, imunidade ou remissão do IPTU e Taxa de Lixo 2010.

Serviço: A divisão de Cadastro Fiscal fica no Paço Municipal, localizado à Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 214, no Centro. Horário de atendimento das 9h às 17h.
Trofeu São Paulo de Corrida de Aventura 2010 será realizado em Maresias neste sábado.

Com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), a praia de Maresias, situada na Costa Sul do município, recebe neste sábado, 20, a última etapa do Circuito Trofeu São Paulo de Corrida de Aventura 2010.
O evento é de responsabilidade da Eco Outdoor Sports Business e terá a participação de aproximadamente 130 atletas.
A prova será disputada nas categorias Pró e Estreante, dividida entre modalidades esportivas de aventura (trekking, mountain bike e canoagem), com navegação obrigatória.
De acordo com o regulamento, a categoria Pró terá percurso de 50 quilômetros sendo indicada para atletas com experiência mínima. Já a Estreante será de 25 quilômetros, com indicação para inexperientes. Em ambas haverá quartetos (masculino, misto e máster), duplas (masculina, mista e máster) e solo (individual).
A largada será em frente à Praça Internacional do Surf e os inscritos na Pró seguirão em direção à praia da Barra do Sahy. Neste percurso, eles utilizarão as modalidades trekking e mountain bike. Ao chegar a Barra do Sahy, os atletas remarão até “As Ilhas”, em seguida à “Ilha das Couves”, de onde retornam ao continente e se dirigem à Maresias. Já a canoagem dos atletas da categoria Estreante será entre Maresias e Boiçucanga.
“Quem acha que conhece a praia de Maresias vai se surpreender com o percurso montado pela organização. Praias, ilhas, montanhas, enfim um visual fantástico. Montamos um trajeto bem dinâmico com várias trocas de modalidades”, relatou Fernando Jesus, responsável pelo levantamento do percurso e atualização dos mapas.
Para ele, o trekking será a modalidade que mais exigirá dos atletas devido as características do terreno. Já a mountain bike, de acordo com Jesus, será rápido. Porém, o competidor deverá ter muito cuidado com a navegação. “A canoagem será de tirar o fôlego e terá um visual maravilhoso, principalmente nas ilhas que os atletas devem passar”, afirma.
Segundo o diretor da prova, João Iaro, a previsão de chegada da última equipe à Maresias é por volta das 18h.
Com relação à premiação, todas as categorias terão pódio composto pelas três primeiras colocadas. Além de trofeus, medalhas e brindes dos patrocinadores, os atletas ganharão pontos no Ranking Troféu São Paulo e também no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura.
As etapas anteriores foram realizadas em Ilhabela, Ribeirão Pires e Joaquim Egídio. O campeão do circuito será definido pela soma das três melhores notas, sendo que a pior delas será descarte.
Serviço - A entrega dos kits e mapas será realizada às 7h do dia 20 (sábado). A partir das 9h, as equipes devem entrar na área da largada, prevista para às 10h. Já às 19h, acontecerá a festa do branco de encerramento do circuito 2010.

Vila Amélia recebe o Projeto Recreança neste domingo

O projeto Recreança, promovido pela Prefeitura de São Sebastião e idealizado pela Secretaria de Esportes (Seesp) levará, no próximo domingo, 21, atividades artísticas, esporte e avaliação médica aos moradores da Vila Amélia, região central da cidade.
Com início das atividades marcado para às 9h, no CAE (Centro de Apoio Educacional) da Vila Amélia, as crianças, e inclusive seus pais, poderão aproveitar toda a infraestrutura, além de garantir diversão e entretenimento. Este projeto também mira a questão da saúde, com a realização de avaliações físicas.
Durante o evento, a comunidade poderá desfrutar de inúmeras atividades, entre elas, pintura em rosto, tererê, cama elástica, mini vôlei e mini basquete, além de outras alusivas à saúde, como a checagem do peso, altura, circunferência da cintura e do quadril e também das dobras cutâneas para o cálculo do  IMC (Índice de Massa Corpórea), IRC (Índice de Risco Coronariano), e porcentagem de gordura.
Serviço: O CAE da Vila Amélia fica na Rua Jaime Scaramelli, nº 87.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Prefeitura de São Sebastião realiza curso aos membros da CIPA.



Iniciou nesta quarta-feira, 17, o curso para membros eleitos, nomeados e suplentes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), promovido pela Prefeitura de São Sebastião e ministrado pelo engenheiro em Segurança do Trabalho, Márcio Félix Donofrio.
No total são 24 membros, sendo 6 eleitos, em votação, 6 nomeados pelo prefeito e 12 suplentes, que estão sendo treinados de acordo a NR 5 (Norma Regulamentadora deComissão Interna de Prevenção de Acidentes) contemplando o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
De acordo com Márcio Félix, este curso visa capacitar esses membros, para que os mesmos possam atuar, dentro da prefeitura, de acordo com a NR 5. “A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.
Segundo o presidente da CIPA, indicado pelo prefeito Ernane Primazzi, Luiz Cláudio Celestino Silva, após a posse oficial de todos, será feita uma reunião com o prefeito e, em comum acordo, o objetivo dos trabalhos será levar, cada vez mais, a qualidade no trabalho dos servidores.
Este treinamento acontecerá até sexta-feira, dia 19, durante o período administrativo, nas dependências da Secretaria de Segurança (Segur).
Dia Nacional de Combate à Tuberculose tem programação extensa em São Sebastião.



Nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Para isso, a Prefeitura de São Sebastião preparou uma grande programação de atividades para alertar a população da importância na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde mundial e exige o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

Região central
Segundo a Secretaria da Saúde (Sesau), neste dia 17, às 9h, uma barraca com atividades educativas e palestras será montada na praça da Praia do Arrastão.

A Igreja Católica do Pontal da Cruz recebe palestra para o grupo de hipertensos no dia 18, às 9h. Já no dia 19, é a vez do grupo de obesos participar da palestra, às 14h, também na igreja.

Já a unidade da Olaria realiza até o dia 19 atividades educativas na sala de espera da unidade. No dia 17, às 9h, tem palestra e distribuição de panfletos junto ao “Bar da Anita”. Nos dias 18 e 19, serão dadas orientações e distribuição de panfletos junto ao “Bar do Carlinhos” (dia 18) e ao Bar Palmeiras (19), ambos às 14h.

A unidade Itatinga II dará orientações na sala de espera da unidade até o dia 19 e também prepara atividades de busca ativa na comunidade.

Costa Sul
No dia 17, a unidade de Barra do Sahy fará panfletagem com orientações aos moradores da Vila Sahy, às 10h. Os jogadores de futebol da Praia da Baleia também serão contemplados com orientações no dia 18, às 17h30.

A equipe do posto de Boracéia faz a busca ativa e dá orientações no comércio de Boracéia II no dia 17, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Costa Norte
A equipe da unidade da Enseada I trará atividades educativas no próprio posto, durante a manhã do dia 17.

A doença
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.

Busca de sintomáticos
A busca ativa de sintomáticos respiratórios, que segue até o dia 19, é a atividade de saúde pública orientada a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando à descoberta dos casos bacilíferos. O objetivo da busca ativa é interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença.
Surfista de Juquehy vence Open Local no Tent Beach Local Motion SP Contest 2010



No último fim de semana, dias 13 e 14, o surfista Renan Argemiro, de Juquehy, venceu a categoria Open Local pela quinta etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest 2010, realizada na praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. A seletiva contou com o apoio da prefeitura e da Associação de Surf de São Sebastião.

De acordo com o relatório das melhores pontuações, Renan Argemiro também conseguiu a segunda melhor pontuação nas semifinais de sua categoria, totalizando 14 pontos. Ele só ficou atrás do surfista Eduardo Maia, que competiu pela categoria SP Trials Open e obteve 15 pontos nas quartas.

Para Renan, a competição foi muito boa e equilibrada para todos. “Tinha altas ondas e foi bom porque disputei no quintal de casa”, avalia o atleta, de 17 anos.

O campeonato foi voltado aos surfistas da zona leste de São Paulo e reuniu cerca de 100 competidores.

O campeão da principal disputa, a categoria Open ZL, foi Daniel Adam. “Foi demais ficar em primeiro lugar em um circuito como este, que dá oportunidade para a galera da capital que trabalha a semana inteira e só tem chance de surfar aos sábados e domingos”, fala Adam, de 23 anos.

Em segundo lugar ficou o surfista Everton Camilo. Já na terceira e quarta posições, apontados como favoritos, ficaram Jonathan Paiva e Sérgio “Sapo” Ricardo, respectivamente.

Com ondas de um metro e boa formação, o torneio teve seis categorias: Open ZL, Long ZL, Master ZL, Open SP Trials, Longboard SP Trials e Open Local.

Durante a seletiva, houve a continuidade da competição aberta aos surfistas das outras regiões da Grande São Paulo com ranking classificatório para o confronto final, a ser realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, em Ubatuba (SP), a definir os vencedores metropolitanos da temporada. Quem assumiu a liderança da SP Trials Open em Juquehy foi Erick Proost, seguido dos surfistas Pedro Regatieri, Alexandre Miranda e Pedro Oliveira, respectivamente.

Organizada pela Event Tools Promoções e Eventos Ltda, a etapa foi uma realização da Associação de Surf da Grande São Paulo e da Federação Paulista de Surf.

Resultados:

Open ZL
1º Daniel Adam
2º Everton Camilo
3º Jonathan Paiva
4º Sérgio Ricardo

Long ZL
1º Jonathan Paiva
2º Paulo Menezes
3º Jefferson Paiva
4º Adriano Gaspari

Master ZL
1º Paulo Saheli
2º Paulo Menezes
3º Kleber Stefano
4º José Paulo

Open SP Trials
1º Erick Proost
2º Pedro Regatieri
3º Alexandre Miranda
4º Eduardo Maia

Longboard SP Trials
1º Michel Asfo
2º Paulo Giachetti
3º Danilo Silva
4º Glebson Siqueira

Open Local
1º Renan Argemiro
2º Lucas Dantas
3º Ítalo de Souza
4º Cristiano Ceará


teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...