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TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Venda de chopp na praia gera emprego e agrada turistas em São Sebastião


Foto: Ricardo Faustino/PMSS



Neste verão, São Sebastião oferece uma novidade aos freqüentadores das praias da Costa Sul do município. Trata-se da venda de chopp da marca Brahma nas areias, por exemplo, de Maresias, Cambury e Juquehy, entre outras, onde cerca de 120 carrinhos e algumas tendas estão comercializando o produto por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e o Grupo Ambev.

A iniciativa, que vai até o dia 15 de fevereiro de 2008, gerou emprego para diversos moradores da região, além de agradar aos turistas que gostam da bebida.

Em Maresias, os contratados acham a idéia excelente porque criou ocupação para os desempregados. Além disso, garantem eles, os freqüentadores da praia estão adorando a inovação. “Além de ser algo novo é legal porque abriu espaço para as pessoas trabalharem. Pena que só vai até o Carnaval”, o laminador Sandro Nascimento, 32 anos, morador em Boiçucanga e que está com dificuldade de encontrar um emprego. “Esse trabalho está me ajudando muito porque estava num momento difícil. A idéia é boa e nova. Chopp na praia é muito raro”, acrescenta o borracheiro Luiz Henrique Ribeiro, 25 anos, que também reside em Boiçucanga e trabalha em Maresias. “Para mim a iniciativa foi ótima porque estava desempregado e estou ganhando um salário justo”, complementa o auxiliar de consultório dentário, Átila Marques, 24 anos, de Cambury.

Alguns vendedores conseguem ganhar, em média, R$ 120 por dia. A diária paga pela empresa é de R$ 35, mais a comissão por cada copo vendido. Cada copo de 400 ml sai a R$ 4. “Sabendo tirar direito dá para ganhar, em média, até R$ 150 por dia só com a comissão”, revela a radialista Fabiana Medioli, 39 anos, que atua na praia de Cambury. Ela elogiou o convênio firmado pela administração. “A idéia do chopp na praia foi fantástica porque, além de ser novidade, gerou emprego”.

O comércio da bebida na praia também foi bem aceito pelos turistas. “Estamos em Juquehy e achei a idéia muito boa. O preço é razoável, justo, além de ser prático”, avalia o empresário Alberto Del Moral, 61 anos, de São Paulo, que curtia praia em Maresias na quarta-feira (9/1). “Gostei muito porque o chopp é gelado, o copo é legal, tem uma boa apresentação e o preço é razoável”, disse o securitário César Colognesi, 42 anos, também de São Paulo. “A iniciativa é excelente porque dá uma energização na praia. As batidas continuam sendo feitas nos carrinhos dos ambulantes, as cervejas também não faltam. Isso é positivo e cria espaço para a comunidade interagir”, comenta o executivo Valter Costa, 54 anos, de Campinas, e que está hospedado em Cambury.

O ambulante Renato Nogueira dos Santos, 34 anos, que atua ao lado de uma tenda da Brahma em Cambury, afirmou que a venda de chopp não está prejudicando o seu comércio. “Continuo vendendo minhas batidas e cervejas”.

A parceria com o Grupo Ambev é válida por dois anos. Todos os shows realizados durante a temporada de verão são pagos pela empresa. Com o patrocínio, a Prefeitura pode investir em outras melhorias à população.

Para o prefeito Dr. Juan Garcia, a iniciativa não traz prejuízo a ninguém. “Isso foi muito bom para São Sebastião, que não tinha credibilidade para ter patrocínio na realização de eventos. O governo não quer prejudicar ninguém. Várias empresas estão se interessando em realizar eventos na cidade”, argumenta o prefeito. A Costa Sul, segundo ele, não tem shows gratuitos com artistas de renome devido à falta de espaço físico adequado, mas outras atrações são desenvolvidas na região.

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